Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Voltei a investir em um projeto relativamente antigo que deixei guardado por preguiça e falta de ferramentas, ontem (06/12/23), comecei de novo, peguei meu xbox 360 arcade, cortei ele inteiro e comecei a fazer um case mod, mau comecei e ja encontrei problemas. pensei na seguinte configuração:

2x16gb gb ram juhor (sei que não são tão boas, mas gosto muito delas)

image.png.5296453e080eb8cf0ddbfbc289669710.png

Ryzen 3 3100 ou r5 4600g (depende de quanto eu for gastar em placa de vídeo no caso da primeira opção)

a520m a pro da msi (preciso de ao menos uma a520 que não seja tão grande, mas fora as importadas, uma itx tá estourando o orçamento quase que sozinha)

rx 560 ou 550 (do bom e velho alliexpress)

6 fans de 40mm e 2 ou 3 de 60mm (marca generica, só preciso fazer um fluxo dentro do "gabinete")

cooler low profile (do alliexpress)

essa é a configuração principal, até o omento eu terminei as adaptações do gabinete e comecei a adicionar os recursos que vou utilizar, 2 portas usb interna e duas externas, saidas de audio frontal, adaptei a placa RF do xbox e transformei ela em um receptor pra controle e power button, instalei um "botão reset" retirando peças de um gabinete velho da escola, adaptei um controlador de fan dentro do gabinete. em geral foi isso. agora começa os problemas...

1- preciso de refrigeração adequada, estava pensando em colocar dois radiadores de 60mm e fazer um watercooler interno utilizando pewtier (parece extremamente ineficiente e caro), como o gabinete é muito pequeno, a maior fan que cabe é de 60x60x15mm, vou usar duas ou tres delas em cima pra puxar o ar, em baixo vou usar 4 fans de 40x40x10 e 2 no centro pra ajudar no fluxo de ar, por isso preciso de uma forma pra gelar esse processador (setups parecidos atingem 90ºC facilmente, utilizando undervolt"estavam usando duas ventoinhas de 40mm, mas não importa)

2- fonte, uma flex atx(menor tamanho que encontrei), ainda é grande, ela teria que ser no máximo de 40x65x160mm, mas a menor que encontrei é de 40x80x150mm, por isso optei por uma fonte externa e adaptador pico-itx (aquele de mini computador e servidor nas), agora preciso de uma fonte de notebook de  pelo menos 300w

3- cable manager é quase impossível, só9 os usbs e cabos necessarios, já ocupam quase 15% do espaço do gabinete, preciso encontrar uma forma de reduzir a quantidade de cabos, se não vai atrapalhar no airflow

4- armazenamento, pelas medidas que fiz não cabe nem um SSD 2,5", possivelmente vou ter que abrir eles e colocar em algum case de no máximo 1,5"

5- posição da peças, a placa-mãe adequada é uma itx, mas se eu for obrigado a comprar uma vou ter que utilizar um i7 4770 numa b85 com 16gb, perdendo o sentido de usar am4 no setup, a placa M-ATX em si já ocupa mais de 50% do espaço do gabinete, não cabe nem uma placa de Vídeo de 2 alots direito, por isso vou ter que procurar uma placa itx ou de 1 fan,

to postando isso, mais pra compartilhar esse aterrorizante projeto, é de longe o mais complexo que já fiz, chegou aio nivei de eu nem estar mais preocupado com orçamento, só sai enfiando tudo que encontrei e vendo se da certo, esse é um pc especialmente pra usar em casa (assistir e jogar algumas coisas mais leves, mine, CS2 coisa assim), e pra usar lakka (emulador de jogos baseado em retroarch), meu atual setup de jogos antigos, utiliza um i5 de 3 com uma gt 710, não roda praticamente nada, tudo trva por isso pensei em atualizar a plataforma e já fazer um computador mais clean e que não pareça um transformer ou uma casa, nada de RGB (exeto o "botão do capeta" kkk), um setup gostoso que relembre os anos 2000 - 2010 (não que eu já estivese nascido)...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!