Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acontece de componentes perder seu desempenho?


Posts recomendados

Galera, minha curiosidade é a seguinte, componentes como Processador, Placa de Vídeo, memória RAM e SSD podem perder seu desempenho com o passar dos anos  ou acontecer de queimar alguma coisinha nele e ainda continuar rodando ? Tipo, meu processador tem uma força X=150, com o passar de 5 anos cair pra X=100. Eu não me refiro aos jogos ficar mais pesados e etc... porque a cada ano que passa os games vão evoluindo e isso vai dando menos FPS, isso eu sei. Só quero apenas saber das peças se é capaz de perde sua capacidade de processamento com o tempo ou quedas de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MxGamesPlay_BR disse:

Galera, minha curiosidade é a seguinte, componentes como Processador, Placa de Vídeo, memória RAM e SSD podem perder seu desempenho com o passar dos anos  ou acontecer de queimar alguma coisinha nele e ainda continuar rodando ? Tipo, meu processador tem uma força X=150, com o passar de 5 anos cair pra X=100. Eu não me refiro aos jogos ficar mais pesados e etc... porque a cada ano que passa os games vão evoluindo e isso vai dando menos FPS, isso eu sei. Só quero apenas saber das peças se é capaz de perde sua capacidade de processamento com o tempo ou quedas de energia.

sim, mas é quase imperceptivel, normalmente eles aquecem mais e reduzem a durabilidade, a performance em si é altera, mas depende mais da qualidade dos componentes, uma paca de Vídeo usada durante 4 anos diretos, vai ter um desempenho inferior a mesma placa usada durante 1 ano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não ocorre.

Essa ideia no campo do hardware vem por conta da fragmentação dos HDs, logo quanto mais vocês os usam, realmente perdem desempenho pelos arquivos focarem embaralhados... Mas uma simples desfragmentação já resolve isso.

No caso dos SSDs, quanto mais cheio ele fica, mas lento também.

No caso da RAM, cada atualização de OS (Win 7 pro 10 ou pro 11), o sistema consome mais RAM, por isso parece mais lento...

É uma limitação de software, não hardware.

As peças são as mesmas, os programas não.

No caso do processador, se ele esquenta muito, ele não trabalha tão bem.

A GPU, idem.

Se você trocar a pasta térmica, voltará ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Necklace disse:

Isso não ocorre.

Essa ideia no campo do hardware vem por conta da fragmentação dos HDs, logo quanto mais vocês os usam, realmente perdem desempenho pelos arquivos focarem embaralhados... Mas uma simples desfragmentação já resolve isso.

No caso dos SSDs, quanto mais cheio ele fica, mas lento também.

No caso da RAM, cada atualização de OS (Win 7 pro 10 ou pro 11), o sistema consome mais RAM, por isso parece mais lento...

É uma limitação de software, não hardware.

As peças são as mesmas, os programas não.

o desgaste de componentes pode reduzir a durabilidade e a performance, já que com o desgaste de chips, é mais complicado a passagem de corrente, é tipo imaginar que ao minerar bitcoin por exemplo, vai chegar um momento que a placa não serve mais pra isso, e ao comparar a placa usado com outra nova, tem uma diferença de temperatura, desempenho etc os sistemas não "consomem" memória, eles alocam ela, existe uma tabela de prioridade (baixo, médio, alto), o gerenciamento do sistema verica por exemplo que você possue 16gb de ram instalados, por isso o sistema aloca o seu cache para a ram, assim fazendo o sistema mais responsivo, por outro lado, se você tiver 4gb de ram, o sistema vai alocar 2-3gb pra ele, mas se você abrir um jogo, o sistema aloca menos memória para ele, "liberando" espaço para a tarefa de alto nivel, tanto que ao trocar o windows 7 (zerado) pelo 10 (zerado), o "consumo" aumenta, mas os jogos rodam melhores

 

performance que me refiro é o consumo a frente da entrega de desempenho

 

isso é ligado a varias variáveis (poeira, uso continuo, mineração, problemas nos chips e ou componentes, temperatura excessiva,), não é tão preocupante, isso pode impactar 1 ou 2 fps mas altera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem itens, principalmente aqueles que dependem de peças mecanicas, como discos rígidos convencionais, FAN(tanto de CPU ou GPU) que com o passar do tempo devem ser avaliados porque a falha deles podem causar problemas críticos. O fonte pode ter que passar por uma revisão porque o bom funcionamento depende de peças que aquecem muito como a bobina do transformador e os retificadores de corrente AC para DC, tudo isso depende de isolação que pode desgastar com o tempo, principalmente em condições críticas como umidade ou mesmo salmoura.

Quanto ao desempenho não há variações perceptíveis, a menos que itens que sejam causa de falta de refrigeração(como FAN, pasta térmica ou outros itens como bomba do WC, etc) que causam uma alta da temperatura de serviço da CPU ou GPU.

Mas esses fatores de degradação normalmente acontecem depois de cessada a vida útil esperada do PC, por obsolescencia ou maiores exigencias causadas por exemplo software/games que vão aumentando as necessidades do hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Existem itens, principalmente aqueles que dependem de peças mecanicas, como discos rígidos convencionais, FAN(tanto de CPU ou GPU) que com o passar do tempo devem ser avaliados porque a falha deles podem causar problemas críticos. O fonte pode ter que passar por uma revisão porque o bom funcionamento depende de peças que aquecem muito como a bobina do transformador e os retificadores de corrente AC para DC, tudo isso depende de isolação que pode desgastar com o tempo, principalmente em condições críticas como umidade ou mesmo salmoura.

Quanto ao desempenho não há variações perceptíveis, a menos que itens que sejam causa de falta de refrigeração(como FAN, pasta térmica ou outros itens como bomba do WC, etc) que causam uma alta da temperatura de serviço da CPU ou GPU.

Mas esses fatores de degradação normalmente acontecem depois de cessada a vida útil esperada do PC, por obsolescencia ou maiores exigencias causadas por exemplo software/games que vão aumentando as necessidades do hardware.

então não estou inteiramente errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

então não estou inteiramente errado?

Mas pode ser específico? Um PC não perde desempenho de uma hora para outra normalmente.

Se perdeu deve ter causas:

pode ter ressecado a pasta térmica ou alguma falha que provocou o aumento de temperatura ou mesmo a condição de temperatura ambiente...

pode ter alguma interferencia de sistema, tal como malwares, sobrecarga por falta de memória, ou algum requisito do programa/game que o PC não atende mais

Enfim, pode ter acontecido muita coisa.

Antes de tirar conclusões:

Faça uma limpeza geral, com manutenção, troca de pasta térmica, verifique os FAN, veja se a CPU/GPU está bem instalada, etc

Faça uma reinstalação ou recuperação  do Windows

Verifique se os discos não estão cheios demais e faça limpeza periódica de arquivos inúteis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, PedraX disse:

Mas pode ser específico? Um PC não perde desempenho de uma hora para outra normalmente.

Se perdeu deve ter causas:

pode ter ressecado a pasta térmica ou alguma falha que provocou o aumento de temperatura ou mesmo a condição de temperatura ambiente...

pode ter alguma interferencia de sistema, tal como malwares, sobrecarga por falta de memória, ou algum requisito do programa/game que o PC não atende mais

Enfim, pode ter acontecido muita coisa.

Antes de tirar conclusões:

Faça uma limpeza geral, com manutenção, troca de pasta térmica, verifique os FAN, veja se a CPU/GPU está bem instalada, etc

Faça uma reinstalação ou recuperação  do Windows

Verifique se os discos não estão cheios demais e faça limpeza periódica de arquivos inúteis

o que eu quero dizer é, se você tem um setup de trabalho que fica ligado vários dias usando muitos recursos (no meu caso é isso), após alguns anos, o desempenho do próprio hardware vai piorando (mesmo que imperceptivel), os próprios componentes internos começam a desgastar, causando problemas de instabilidade etc...

 

nesse caso o uso exescivo causa desgaste que causa instabilidade que causa perda de performance

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C. Meu PC fica ligado o tempo todo, quase não desliga. É um CPU i7 9g, RTX 3080, 2tb de memória, 48gb ram, 500w fonte e 2ssd sata e 1ssd M.2. Não estou perdendo FPS, mas é que tem momentos que a temperatura do i7 sai de 40 e vai pra 75 graus em coisa de 20seg aí volta pra 40-50 graus, isso geralmente acontece na hora que estou dentro de game e minimizo pra usar outros programas. Meu medo é esses picos ***** o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MxGamesPlay_BR disse:

@Pedro Vinicius G. C. Meu PC fica ligado o tempo todo, quase não desliga. É um CPU i7 9g, RTX 3080, 2tb de memória, 48gb ram, 500w fonte e 2ssd sata e 1ssd M.2. Não estou perdendo FPS, mas é que tem momentos que a temperatura do i7 sai de 40 e vai pra 75 graus em coisa de 20seg aí volta pra 40-50 graus, isso geralmente acontece na hora que estou dentro de game e minimizo pra usar outros programas. Meu medo é esses picos ***** o processador

isso é outra coisa, estamos discutindo no post problemas a longo prazo 10-12 anos ou até mais, o processador esquentar em jogo seu consumo subir repentinamente não vai mudar nada em pelos menos os proximos 3 anos, problema é ser uso constante a 100% e 90º torrando os circuitos diariamente

7 minutos atrás, MxGamesPlay_BR disse:

@Pedro Vinicius G. C. Meu PC fica ligado o tempo todo, quase não desliga. É um CPU i7 9g, RTX 3080, 2tb de memória, 48gb ram, 500w fonte e 2ssd sata e 1ssd M.2. Não estou perdendo FPS, mas é que tem momentos que a temperatura do i7 sai de 40 e vai pra 75 graus em coisa de 20seg aí volta pra 40-50 graus, isso geralmente acontece na hora que estou dentro de game e minimizo pra usar outros programas. Meu medo é esses picos ***** o processador

esse picos são comuns em quaisquer dispositivo, mas qual seu cooler e qual sua fonte, pelo que descreveu eles parecem não serem suficientes para o setup

 

500w é muito pouco, tente atualizar a fonte pra uma msi mag a650bn link ou mwe 750w link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!