Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Montei um PC novo há uns 2-3 meses e lá atrás quando instalei o windows 10 e estava usando normalmente a internet parou de funcionar (cabo) nos primeiros dias. Lembro que na época tentei de tudo, desmontei, remontei, reinstalei o windows, aí às vezes voltava a funcionar, depois de um tempo parava de novo. Testei o mesmo cabo em outros computadores e funcionou... Desconfiei de ser problema na placa de rede da placa-mãe nova ----- MSI B550 Gaming Plus.

Por desencargo de consciência, decidi instalar o windows 11 (minha primeira vez usando). Para minha surpresa a internet funcionou normalmente e to há mais ou menos 1 mês usando perfeitamente com a internet tudo certo.

Ontem estava jogando COD Warzone e fui desconectado no meio da partida. Fechei, vi o que estava acontecendo, e notei o ícone ao lado do relógio mostrando que a internet não estava funcionando, como se não tivesse cabo conectado. Testei o mesmo cabo em outros 2 laptops aqui de casa, e a internet está funcionando normalmente no cabo e wifi.

Alguém sabe o que pode ser? Será que de fato é um problema na placa-mãe? Queimar queimar eu não sei se é o caso, pois já aconteceu antes e depois acabou voltando (com a instalação do windows 11, por exemplo), talvez algum mau contato / mau funcionamento? 

Peço por favor que alguém me ajude 

Obrigado

Postado

@rhwinckler remontar maquina, instalar o sistema de novo ou mesmo instalar outro sistema pode ser exagerado para resolver um problema de conexão.

Deve antes gastar seu tempo identificando o problema. Esses protocolos e velocidades de conexão são de vinte anos atrás e já deu tempo para os desenvolvedores e fabricantes se acostumarem com eles.

Seu computador não está nunca conectado a internet. Apenas com a rede local. E você até sabe disso porque ligou com outros computadores. Desconfie do cabo e do soquete em sua placa. Use outras portas do roteador, troque os terminais. Verifique os terminais no soquete de sua placa, essas coisas.

BIOS e drivers também não acrescentam muito: tudo isso é antigo e essa placa usa chipset dos mais comuns do planeta: Realtek 8111

Postado

@arfneto Eu tentei tudo isso na época porque meu nível de conhecimento é básico para menos nesse âmbito, e na época acabou funcionando. Hoje de manhã após fazer esse post abri o computador, tirei a placa de vídeo para ter acesso àquela bateria redonda da placa-mãe, removi ela, saí pra comprar almoço, e quando voltei coloquei a bateria de volta, recoloquei a placa de vídeo, liguei, e agora a internet está funcionando novamente com o cabo no PC......... o duro é que não dá para ficar assim, se isso acontecer enquanto estou trabalhando vai ser desastroso 

Alguma ideia do que pode ser? Essa placa-mãe tem pouco tempo, provavelmente consigo acionar a garantia para pedir a troca, será que é um problema na placa-mãe?

Obrigado

Postado

@arfneto  Não reparei se a placa desaparece do gerenciador (meu palpite pelo que me lembro de fuçar muito em outras vezes que aconteceu é que não, não some do gerenciador, pois lembro ter tentado até desinstalar o driver por lá e instalar de novo), o que notei é o ícone ao lado do relógio que muda de "cabo conectado e internet funcionando - aquele que é um monitor com um cabo para cima no canto esquerdo do ícone" para aquele ícone de "não tem nenhum cabo conectado - que é aquele redondinho clássico de quando o PC não tá conectado na internet".

Também acho que não é a bateria, mas talvez tirar a bateria fez algum reset ou coisa do tipo e isso fez voltar a funcionar? Tentei várias coisas desde ontem a noite, aí hoje de manhã ainda não estava funcionando, após fazer isso de tirar a bateria por um tempo funcionou, e agora está ok. O problema é que não é a primeira vez que isso acontece...

Postado

6 minutos atrás, rhwinckler disse:

se a placa desaparece do gerenciador (meu palpite pelo que me lembro de fuçar muito em outras vezes que aconteceu é que não

6 minutos atrás, rhwinckler disse:

que é aquele redondinho clássico de quando o PC não tá conectado na internet".

Essa é uma distinção importante. A primeira. 

Se o problema de agora é o mesmo de antes então ela não sumiu do gerenciador. Se sumir aquele ícone não aparece. Se o ícone aparece ela está presente. Apenas não tem conexão. Pode ser físico ou poderia estar configurada errada, mas está lá.

8 minutos atrás, rhwinckler disse:

Também acho que não é a bateria, mas talvez tirar a bateria fez algum reset ou coisa do tipo e isso fez voltar a funcionar?

não tem a ver com a tal bateria. Ela apenas salva a configuração. O máximo que pode mudar lá na configuração do tal BIOS --- sim, BIOS é masculino --- para não conectar é desabilitar a placa e já sabemos que não fez isso.

No sistema pode fazer muitas coisas. No geral não há o que configurar no sistema. Tudo deve ficar no automático. Tudo.

Postado
54 minutos atrás, arfneto disse:

Tudo deve ficar no automático. Tudo.

você diz no BIOS? Porque ao remover a bateria por esse tempo e colocar de novo, minhas memórias RAM foram setadas de volta para o automático (2100 ou 2600MHzm não me lembro) mas ela é 3600MHz (anunciado 3600MT/s).

https://www.amazon.com/dp/B07Z45XB3G?psc=1&ref=ppx_yo2ov_dt_b_product_details

Isso deve ficar no automático também? O problema poderia ter algo a ver com isso?

Edit: voltei na BIOS, voltei a DRAM para AUTO, e dessa vez ativei o XMP profile (algo que nunca tinha ativado) e parece que foi automaticamente para 3600MHz.

Postado

Tudo que tem a ver com a placa de rede.

Mas mesmo no caso da memória, entenda que parte do POST, aquilo que roda quando liga a maquina, identifica e sincroniza tudo da melhor maneira que a eletronica na placa acha possível a cada boot. Isso inclui CAS, latências e temporizações de memória.

Mudar isso fora do automático em geral afeta a estabilidade ou mesmo inviabiliza o boot. Mas uma prática comum de overclocking é com a RAM. E achar um valor mais alto e que funcione ok é algo sim para salvar. E é algo muito individual. Pode ser que funcione com 2 ou 4 pentes de uma certa memória mas mesmo que troque um só deles pode mudar algo.

perfis XMP são  exatamente para isso então é até estranho não ser o padrão para sua placa. Mas isso não deve interferir com o uso da placa de rede, que é seu problema agora

• Curtir 1
  • Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!