Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serviços Pouco Usados / Inúteis do Windows


Enzo_Melo

Posts recomendados

Olá galera estive pesquisando para diminuir o uso de serviços desnecessários do Windows, vi que tem alguns serviços que as pessoas recomendam desligar, fiz uma lista com os serviços e o que eles fazem, me ajudem a remover e adicionar serviços nessa lista (remover os serviços que são uteis), (adicionar serviços que são inúteis ou pouco usados).

 

Acesso a Dispositivo de Interface Humana - Possibilita a execução de comandos de atalho pelo teclado ou controles remotos.

 

AdobeLM Service - Verifica se os produtos da Adobe instalados possuem as devidas licenças. Nem todos os computadores possuem este serviço ativo.

 

Agente de diretiva IPSEC - Gerencia as políticas de segurança do IP.

 

Ajuda e suporte - Disponibiliza dicas para a solução de problemas com o sistema.

 

Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA) - Fornece ferramentas para a integração de imagens de scanners e câmeras. Pode ser desativado se não houver dispositivos desse tipo conectados ao PC.

 

Brilho Adaptável - Monitora os sensores de luz ambiente para detectar alterações na luminosidade e ajustar o brilho do monitor. Pode ser desativado.

 

Cartão inteligente - Gerencia o acesso a cartões inteligentes lidos pelo PC. Deixe no modo "Manual" se você usar essa tecnologia esporadicamente.

 

Central de segurança - Monitora e relata as configurações de integridade de segurança do computador. A desativação pode resultar na ausência de alertas sobre potenciais perigos à integridade da plataforma.

 

Coordenador de transações distribuídas - Organiza as transferências de dados entre gerenciadores de recursos do sistema operacional.

 

Cópia de Sombra de Volume - Gerencia e implementa mecanismos usados para a criação de backups.

 

Desenvolvimento de Mapas Baixados - Serviço desnecessário para quem não utiliza mapas baixados.

 

Desenvolvimento de Radio - Serviço desnecessário para quem não utiliza rádio.

 

Experiência do usuário conectado e telemetria - Coleta dados de telemetria para melhorar a experiência do usuário.

 

Fax - Serviço de fax para o sistema operacional.

 

Gerenciador de aplicativo - Processa solicitações de instalação e remoção de programas.

 

Gerenciador de mapas baixados - Serviço desnecessário para quem não utiliza mapas baixados.

 

Gerenciador de Rádio - Serviço desnecessário para quem não utiliza rádio.

 

Gerenciamento de aplicativo - Processa solicitações de instalação e remoção de programas.

 

Hospedagem no serviço de ativação do processo (WAS) - Ajuda na transformação do computador em um servidor caseiro.

 

ICS (Compartilhamento de Conexão com a Internet) - Disponibiliza recursos para a prevenção de invasões de redes domésticas ou empresariais.

 

InstallDriver Table Manager - Arquivo originado pelos instaladores da linha InstallShield.

 

Internet Explorer - Navegador web da Microsoft. Pode ser desativado se não for utilizado.

 

Internet Printing Clientremoto - Permite a impressão via internet dentro da rede local.

 

Logon secundário - Ativa a inicialização de processos em diferentes perfis de usuário do Windows.

 

Microsoft Print to PDF - Permite "imprimir" arquivos no formato PDF.

 

NVIDIA Display Driver Service - Providencia suporte para os drivers de componentes NVIDIA.

 

Parental Controls - Ferramenta para o controle do acesso a conteúdos específicos.

 

Registro Remoto - Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro do sistema.

 

Remote Differential Compression (RDC) - Permite a conexão remota entre dois computadores.

 

Roteamento e acesso remoto - Fornece recursos para o roteamento de redes empresariais e o acesso remoto da máquina.

 

Serviço Agendador do Windows Media Center - Inicia e interrompe a gravação de programas de TV no Windows Media Center.

 

Serviço coletor de padrões de HUB de Diagnóstico da Microsoft (Sysmain) - Serviço de coleta de padrões de diagnóstico da Microsoft.

 

Serviço de Biometria do Windows - Serviço relacionado à autenticação biométrica no Windows.

 

Serviço de compartilhamento de rede do Windows Media Player - Facilita o compartilhamento de mídia na rede através do Windows Media Player.

 

Serviço de criptografia - Oferece mecanismos para a proteção dos certificados do sistema.

 

Serviço de gerenciamento de Rádio - Serviço desnecessário para quem não utiliza rádio.

 

Serviço de Publicação FTP - Facilita o intercâmbio de dados via FTP.

 

Serviço de Relatórios de Erros do Windows - Encaminha os erros encontrados no PC para a empresa.

 

Serviço do Google Update - Mantém os programas da Google atualizados.

 

Serviços de criptografia - Oferece mecanismos para a proteção dos certificados do sistema.

 

Spooler de Impressão - Carrega arquivos na memória para impressão posterior.

 

Telefonia - Serviço relacionado à funcionalidade de telefonia no sistema operacional.

 

Troca rápida de usuário - Funcionalidade que permite a vários usuários efetuarem logon no computador simultaneamente.

 

Wallet Service - Serviço relacionado à carteira digital no Windows.

 

Windows PowerShell - Ferramenta para a automação de tarefas e criação de scripts.

 

Windows Search - Serviço de pesquisa da barra de tarefas.

Serviços para desativar no Windows.docx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo a sua preocupação, e a razão para desabilitar certos serviços não envolve nenhum tipo de magia, especialmente do universo de Harry Potter. Na verdade, a desativação desses serviços visa otimizar o desempenho do computador, eliminando recursos desnecessários que consomem recursos valiosos. É mais como uma 'limpeza digital' para garantir que o sistema funcione de maneira eficiente, sem a necessidade de recorrer a feitiços mágicos. Portanto, é uma abordagem prática e técnica para melhorar a experiência de uso do computador, caso os tempos mudem para o do Harry Potter por favor me avise 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo a sua perspectiva e concordo que desabilitar serviços do Windows deve ser feito com cautela. Geralmente, é recomendável manter os serviços padrão ativos, a menos que estejam causando problemas específicos no sistema operacional. Desabilitar indiscriminadamente pode, de fato, levar a complicações e não resultar em ganhos significativos de desempenho. Por isso pedi ajuda da comunidade para orientar e adicionar ou remover os programas que falei acima, o objetivo é garantir a estabilidade do sistema e otimizar apenas quando necessário, em vez de buscar soluções imaginárias. A abordagem sensata é resolver problemas específicos, em vez de se envolver em práticas desnecessárias que podem criar mais complicações do que benefícios.
E sobre fantasias acho que o senhor deveria explorar mais o mundo das artes, obras fantasiosas são muito boas para sonhar e se divertir, mas não tem nada a ver com o que estou falando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, eu tenho formação profissional em Windows e Segurança Digital muitas horas de estudo para além de ter os cursos do Gabriel Torres de Redes como os seus livros eu não me formei no canal YouTube.

 

Eu simplesmente faço sempre para ajudar no melhor possível, mas a decisão é sua.

 

Estou longe de julgar qualquer ser humano pediu ajuda eu disse-lhe a realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então por favor, estou me graduando em Sistemas de Informação, me passe seus conhecimentos sobre se tem algum problema por ex: eu que nunca utilizo Spooler de Impressão por não ter impressora, se tem algum maleficio eu desativar este recurso ou algum dos recursos que eu citei que não devem ser desativados.
Só não aceito que vire na minha cara é me fale que eu não devo fazer porque você é experiente, sem justificativas ou qualquer outra coisa, a maioria dos recursos que falei acima já desabilitei em muitos dispositivos diferentes que utilizei ao longo da vida, e nunca deu nem um tipo de BO quanto a isso, vim aqui no CdH para me informar melhor a respeito e ver se eu encontro alguém formado e com experiência que possa debater a respeito do que se deve ou não fazer.
Se o senhor não apoia esse tipo de ação e não quiser falar a respeito, não e o tipo de pessoa que estou procurando, acredito eu que tem mais pessoas nesse fórum que possam debater e construir melhor essa lista.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, eu não viro a cara a ninguém muito menos a você.

 

Se você tem essa experiência Por que pediu a opinião aqui no forum?

 

Eu pelo meu conhecimento e experiência os serviços do Windows não deixam o SO mais lento se você for ver o que eles consomem CPU 0% RAM um pouco mas é um valor irrisório pois basta abrir o seu navegador e ele vai consumir muito mais que todos os serviços instalados no seu PC.

 

Eu não sou contra essas ações simplesmente não vejo razão de o fazer exceto se for alguns plugins bancários esses sim podem deixar o SO lento e devem ser desinstalados. 

 

Se for a respeito da privacidade pode desabilitar tudo o que você não concorda.

 

Eu para ser sincero eu os serviços e as Apps que veem com Windows logo que não me dê problemas eu simplesmente esqueço que eles existem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Moderador

Caros, boa noite.

 

Peço a gentileza de manter a ordem nas resposta deste tópico, cada usuário tem conhecimento que deve sim ser propagado, porém de forma respeitosa e sem provocações que possam causar desconfortos a comunidade.

 

Diante, peço que mantenham a ordem e respeito nas respostas e que troquem informações que possam compartilhar de forma positiva a comunidade do C.H

 

Tive que intervir nas novas respostas pois estavam indo por um caminho não adequado, e não falarei novamente! 

 

 

Conto com a colaboração de todos.

Equipe clube do Hardware

Mr. Caio Augusto 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!