Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, talvez uma dúvida bem sem noção. Mas eu poderia utilizar o processador com apenas pasta térmica e o dissipador? Sem nenhuma fan? 
Vim perguntar aqui por que acabei fazendo essa solução lá para 2022, ai o dissipador do cooler box ficava colado com pasta térmica (Às vezes ele escorregava para baixo, mas ele continuava lá). 

Aproveitando, outra dúvida no mesmo assunto. Tenho minha AMD HD 6870… uma placa antiga, ela está sem o cooler, nem dissipador, nem nada. Posso adaptar um cooler box de processador nela? (O Chip gráfico foi dado como morto em 2020, deu artefato e morreu, mas aí depois de 2 anos voltou a funcionar do nada) 

Postado

Bom, a depender do processador dá sim, porque tem vários modelos que trabalham só com dissipador, mas são processadores óbviamente fraquissímos..

Sobre a placa de vídeo eu não sei te responder se daria, na minha cabeça funciona e não vejo dificuldades, mas pra por em pratica eu não sei não

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não entendi bem. O dissipador você diz apenas o pequeno espaço que faz contato com o processador? Ou todo a parte onde fica a fan presa?

Vários notebooks tem refrigeração passiva, sem fans, então é possível apenas com um dissipador, a questão é saber qual processador vai usar. Para processadores recentes, é improvável manter uma temperatura razoavel.

• Curtir 1
Postado

@TheDemonLena Tem vários modelos de "coolerbox" que é só o dissipador mesmo, são os dissipadores passivos, a Noctua é uma das marcas que faz esse tipo de item.

Então usar só o dissipador, dá, claro, não é bom forçar o processador se o dissipador é daqueles padrão do coolerbox, não é nada que vá impedir de usar, mas com o tempo vai aquecer mais, e por não ter a parte de dissipação ativa, pode acabar desligando por aquecimento, em alguns casos.

Atualmente o coolerbox da AMD, para socket AM4, quando fixado por parafusos, dá para retirar só a parte do ventilador e usar o restante, eu pelo menos já tirei só a parte do ventilador e deixei o bloco de aluminio no lugar, para não mexer com pasta térmica, e também para tirar o pó que estava ali no meio.

Um AirCooler comum por exemplo, daqueles que a gente coloca no lugar do CoolerBox, seria mais interessante caso fosse necessário ficar sem a parte ativa da dissipação.

Postado

Dissipador sem ventoinha, ou CPU Cooler Fanless precisa ser enorme para ter area para dissipar o calor. E funcionam mesmo só para CPUs com baixo TDP, tipo 60w.

Pense, um cooler box, ex. AMD mal da conta de manter o CPU abaixo do "thermal throttling", isso com o fan "se esguelhando" a 2.300 RPM, imagine sem o fan.

Fractal-Design-Stripped-e.png?resize=768

Cover-1.jpg?resize=1536,864&ssl=1

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...