Ir ao conteúdo

erro persiste, pc congela com som estranho

Ir à solução Resolvido por Manuel Fernandes Da Silva,

Posts recomendados

Postado

ola, como vai?

feliz natal e prospero ano novo a todos
estou com um problema persistente que vem acontecendo a uns meses e parece que esta piorando, começou como travamento do nada o pc emperrava e ficava com som estanho, isso começou no jogo New World, depois passou para o Elite Dangerous e agora esta o mesmo erro acontecendo no EvE Online(esse é o mais leve que eu conheço), de inicio pensei que poderia ser a PSU(Fonte) mas como é uma Corsair HX1000i me disseram que pode ser difícil, depois fui para as memórias, rodei o Memtest que me apresentou erros, achei estranho geralmente erros de memória dao tela azul, depois teste os slots, o pc não inicia com memórias somente nos slots 2, 4 e 7, então coloque memórias nos slots 1 e 3, rodei o Memtest e o test de memória do Windows 10, não apresentou nenhum erro, fiquei usando assim, e o erro mesmo assim voltou, voltou a emperrar o pc, eu realmente não sei o que pode ser, por isso eu posto aqui, pode ser a placa-mãe?! eu realmente amo essa placa-mãe e não sei se ainda esta na garantia(mas acredito que não)

eu realmente não sei o que fazer pra tentar consertar esse problema, não estou com grana pra morrer com isso no momento.

placa-mãe: Rampage VI Extreme Encore X299
Processador: Intel I9 9920X
Fonte: Corsasir HX1000i
memórias: Corsair vengeancea lpx 128Gb 8x16 DDR4 3000mhz c16 black cmk32gx4m2c3000c16
Placa de Vídeo: GTX1080Ti

Armazenamento: SSD Kingstorns 480GB, Seagate 10TB 7200RPM

Postado
24 minutos atrás, Heero180 disse:

rodei o Memtest que me apresentou erros, achei estranho geralmente erros de memória dao tela azul, depois teste os slots, o pc não inicia com memórias somente nos slots 2, 4 e 7, então coloque memórias nos slots 1 e 3, rodei o Memtest e o test de memória do Windows 10, não apresentou nenhum erro,

memtest de windows e nada é a mesmo coisa

se você rodou o memtest q acusou erros nas memórias, o problema está nelas

agora se você usa mais de 1 pente, você deve fazer o teste isoladamente em cada um até saber qual deles está defeituoso

o memtest q realmente presta é esse: https://www.memtest86.com/

• Curtir 1
Postado

@rodrigo.dcvieira  pretendo fazer isso, mas como eu disse, espetei 2 modulos, funcionais, e usei o pc, e deu o mesmo erro, o pc so estava com  esses 2 modulos. por isso estou "bolado" com esse problema e esta me deixando perdido, e rodei ambos, tanto o memtest do win, como o memtest86

Postado
42 minutos atrás, Heero180 disse:

@rodrigo.dcvieira  pretendo fazer isso, mas como eu disse, espetei 2 modulos, funcionais, e usei o pc, e deu o mesmo erro, o pc so estava com  esses 2 modulos. por isso estou "bolado" com esse problema e esta me deixando perdido, e rodei ambos, tanto o memtest do win, como o memtest86

teste apenas com o q eu indiquei e com cada pente só para poder identificar em qual deles está o defeito

• Curtir 1
Postado

@Heero180 Tem uns anos tive o exato mesmo problema, no meu caso era memória mesmo. Não fiz testes, as memórias estavam boas, o problema era que minha placa-mãe não se dava com elas. Ela pegou as tensões totalmente erradas, eu fiz undervolt e o problema parou. Fiquei assim até trocar por memórias compatíveis, aconselho olhar a lista de compatibilidade no site do fabricante da placa-mãe antes de pegar memórias novas.

• Curtir 1
Postado

@Katagiri  estranho, o meu funcionou por uns 5anos com essas memórias, e não tive problemas ate agora, vou dar uma olhada nessa lista, obrigado pela dica.
PS: Esta na lista!
image.thumb.png.b2c25d38ec0dc1053397dfe97d5e1a48.pnghttps://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/LGA2066/ROG_RAMPAGE_VI_EXTREME_ENCORE/ROG_RAMPAGE_VI_EXTREME_ENCORE_DRAM_QVL_V2.0.pdf?model=ROG RAMPAGE VI EXTREME ENCORE 
CMK32GX4M2B3000C15

@rodrigo.dcvieira
IMG_20231224_150849500.thumb.jpg.67613071401c403fb1385bf9a64fc19e.jpgIMG_20231224_234342846.thumb.jpg.23a793ec4c734893d0b5ad84fc9b1644.jpg

como eu havia dito, eu fiz os testes

e o problema persiste mesmo com  as memórias boas

mas notei uma coisa estranha, quando reduzo a tensão da placa de Vídeo o problema diminui.

Postado

@Katagiri  o memtest acho uma das memórias com problemas, mas a placa de Vídeo vai demorar para eu trocar para fazer o test para verificar corretamente, mas sim, se eu diminuo a tensão o problema reduz a quantidade de vezes que aparece ou as vezes ate some.

@Manuel Fernandes Da Silva  valeu pela dica, não sei quando vou ter $$$$ pra trocar ela, mas farei o mais rápido possível.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

consegui uma GTX980Ti, coloquei no lugar e parece que o problema parou, aparentemente a placa de Vídeo esta com defento.

Obrigado a todos que me ajudaram a tentar descobrir esse defeito. ☺️

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...