Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos! Estou para comprar um PC novo já que o meu atual parou de funcionar e gostaria das sugestões e recomendações de vocês em relação à configuração.

Config do PC (Preços a prazo, infelizmente fica bem superior do a vista):

• MSI B550M Pro-VDH WiFi AM4 - R$ 823,52        
  • AMD Ryzen 7 5700X 3.4GHz/4.6GHz Max Turbo - R$ 1.313,67
  • RX 6750 XT 12Gb ou RTX 4060 TI 8Gb - R$ +-2300,00 / 2547,36
  • 2x RAM XPG Spectrix D35G 16GB, 3200MHz, DDR4 - R$ 500
  • Cooler Master , 750W, 80 Plus Bronze - R$ 470,58
  • Gabinete Gamer Pichau KAZAN 2, com 4 fans - R$ 235,28
  • Cooler de processador DeepCool GAMMAXX AG400, 120MM - R$ 152,93
  • SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe - R$ 333,32

A principio estava seguindo a configuração de 5 mil reais da Adrenaline, mas decidi melhorar um pouco a placa-mãe, processador e a fonte, para possíveis upgrades futuros. Por enquanto, acredito que esse processador seja suficiente para uso no Valorant, Overwatch 2, Minecraft Modded, Red Dead 2, apps da AutoDesk, MATLAB, Unreal Engine e outros.

No caso da GPU, na config da Adrenaline está uma RX 7700 XT, mas o preço parcelado está bem alto na Kabum, e para o que vou jogar acredito que tenha opções com custo mais baixo. Logo, fui nas placas com performance um pouco abaixo, a RTX 4060 TI e a RX 6750 XT (que acabou o estoque na Kabum hj). Estava tendendo para a RX 6750 XT pelos 12Gb e por se um pouco mais barata, mas não tenho certeza qual seria melhor. Acredito que o DLSS 3 e o FSR 3 são bem similares em performance, mas a 4060TI tem um desempenho um pouco melhor no RayTracing.

Também queria saber o sistema ficaria tranquilo em relação à temperatura com esse cooler e fans.

Pretendo usar o monitor ASUS TUF 2K QHD e 165Hz. Qualquer comentário é bem vindo, queria saber a opinião de vocês sobre a configuração. Feliz fim de ano!

Postado

@LuisEMP Se tratando de pagar menos eu baixaria um pouco o processador para um 5600 e poderia até usar com cooler box tendo uma boa refrigeração. com essas GPUs ele leva tranquilamente e não iria dar GRANDE diferença no teu FPS. ( uma B450 já seria o suficiente para ele)

Postado

A primeira coisa a se fazer é comprar tudo a vista. Esquece parcelar, sempre vai sair mais caro.

Você já tem uma máquina, por pior que seja, não? Comece comprando a fonte e cooler, isso já aproveita agora. Guarde o resto, espere aí mais os 2-3 meses necessários e troque a plataforma se tiver uma placa dedicada, ou então compre a GPU primeiro (e não compre a 6750xt tem outras que valem mais). E depois espere aí outros 2-3 meses para pegar o resto.

Sobre o setup, eu já dei um pouco de spoiler, mas a 6750xt é cara pelo que oferece. Fique com a 6700xt, você acha a ~1700, e não vai sacrificar tando. Baixe o processador para o 5600 para aliviar o bolso. A placa-mãe pode ser uma B450 sem nenhum problema. E a fonte pode ser essa.

Postado

@Kevin Aguiar  Realmente, nos benchmarks que vi quase nunca vai alterar o FPS, as vezes só um pouco no 1% Low. No entanto, escolhi o 7 5700x pensando em algo mais futureproof que não seja muito caro, pois também estou considerando o uso para aplicativos de produtividade/engenharia, como Fusion360, AutoCAD, e outros. Neste caso, acho que os 8 cores dele podem fazer a diferença e acho que pode ajudar para manter mais estabilidades nas gameplays e fazer multitasking.

A minha ideia é que esse CPU + placa-mãe segure alguns anos e dê pra fazer uma troca do processador caso precise. O que acha da ideia de manter o 5700x? seria melhor melhor ficar com o 5600 e depois pensar em uma troca de CPU melhor?

@Imakuni Estava pensando em comprar a prazo porque o meu PC atual estragou e não dá pra ficar sem por muito tempo. Vou focar em descobrir o problema do meu atual e ver se tem concerto, porque o setup não é ruim e também queria vender ele.

Sobre a nova config, vou tentar comprar a vista como você falou. No pior dos casos eu compro a vista os itens que tem mais diferença de preço entre a vista e parcelado, e o resto dos itens que tem 5% ou nenhuma diferença de preço eu compro a prazo. Obrigado pelo conselho!

Postado

@LuisEMP Eu dei ideia do 5600 primeiro por causa do preço, e segundo que AM4 já é uma plataforma que ''morreu'' então pegaria o suficiente para agora e no futuro já parte logo pro AM5, não vejo tanto sentido gastar muito no AM4 a essa altura. eu mesmo tenho o 5600 e está me servindo pra tudo. se eu fizer upgrade vai ser trocar minha 1060 velha de guerra para uma 4060. kkk 

mas o 5700x é um baita processador. vai durar tranquilo por uns 3 anos.

RESUMINDO: Se quer muito tempo agora sem trocar de PC pode pegar um Ryzen 7 linha 5000. mas se vai usar por 1 ano ou 2. indicaria o 5600 para ir segurando. e depois vende todo kit AM4 e pega AM5 logo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...