Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Tenho 2 roteadores, ambos da tplink, um no quarto do meu irmão (uns 7,5 metros de distância dos dois quartos) e um no meu. Coloquei esse segundo no meu quarto porque o primeiro não dava conta de expandir o sinal pro resto da casa porém quando ligo ele sem configurar nada ele fica visível apenas por um tempo, da pra conectar mais depois some. Sou bem leiga nesses assuntos então recorri ao youtube onde por esse vídeo fiz a segunda configuração mas mesmo assim ele segue sumindo o sinal depois de um tempo, por "sumir o sinal" entenda: some o nome da rede wifi em qualquer dispositivo, só aparece novamente depois de eu desligar e religar o roteador, o que estou fazendo de errado? p.s: ja atualizei o firmware dele... e não resolveu.

O roteador do quarto do meu irmão é da operadora o ec220-g5 e do meu quarto é o acher 50 (c50), minha internet é de 600mb. 

Postado
Em 28/12/2023 às 10:44, Larissa Sousa disse:

O primeiro está saindo da porta LAN e o segundo está ligado na porta WAN, modelo: tplink acher 50

Esse vídeo é meio bobinho. Em geral em redes domésticas e para pequenas empresas não é nada esperto ligar via porta WAN. Há muita perda de banda (até uns 40 % na segunda rede não é nada surpreeendente), segmenta a sua rede local, torna automação um inferno, coisas bobas como espelhar a tela de um celular na TV pra ver um filme pode ser impossível se o celular estiver em uma rede e a TV em outra.

Já postei muitos e muitos tópicos explicando isso, com argumentos, numeros, desenhos e roteiros.

Em ambientes comerciais onde se precisa de algum isolamento isso (WAN/LAN) pode até se justificar, mas em ambientes assim não são 2 ou 3 roteadores e se imafina um suporte profissional ou quase isso.

A causa mais comum de pequenas interrupções de conexão num roteador configurado do modo como está usando (e está errado) é relacionada à renovação do lease do serviço DHCP que atende o segundo roteador,, se usa isso. E o comum é usar isso porque esses pseudo-tutoriais recomendam isso. 

Se esse for o problema testar é trivial: veja a rede LAN administrada pelo roteador primario e separe lá um endereço para esse C50, fixo, e assim configure a porta WAN dele, Desse modo ele vai ficar permanentemente conectado, e se a conexão para é um problema físico. E aí troca a porta LAN do outro lado, e depois o cabo, E testa e testa e testa e anota tudo.

Eu parei de repetir esses tópicos mas tenho uma lista e vou postar aqui a mesma

Alguns números 

Outro caso 

detalhes aqui

exemplo

resumo 

Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito.

Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso.

Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.

Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.

Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP.

Acesso remoto é um pesadelo.

Nada disso é ideia minha: esses protocolos são padronizados e tem décadas de idade já.

um dos primeiros comentários naquele vídeo, logo depois da publicação (veja lá):

Citação

"parabéns amigo pela explicação,  salvou minha vida, simples rápido e didático. Anos sofrendo e entrando em fórum e ninguém explicou de forma tão didática. Já me inscrevi no canal. Só uma pergunta,  porque será que a Internet cai 50% a velocidade no 2° roteador. Fiz o teste via cabo mesmo, lan do 2° roteador direto no meu notebook???"

pois é. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!