Ir ao conteúdo

Processo System (ntoskrnl.exe) consumindo quantidades anormais de CPU

Ir à solução Resolvido por Traxeltz,

Posts recomendados

Postado

Há dois dias, tenho notado uma queda absurda de desempenho no notebook.

Trata-se de um processo, aparentemente do próprio sistema operacional, o System (ntoskrnl.exe) consumindo pelo menos 30% de CPU enquanto nada está sendo executado. Saliento também que a CPU está operando constantemente em velocidade máxima (o que não acontecia antes).

Nas últimas horas tentei pesquisar bastante sobre como esse problema é resolvido, porém queria ter uma melhor ajuda.

O dispositivo recebeu upgrade há menos de 1 semana e teve o windows reinstalado.

Não tenho como usar o dispositivo nessa situação, pois está atrapalhando o desempenho das atividades no sistema.

Gostaria, portanto, de ajuda para esse caso.

Especificações:

Samsung Expert NP350XAA-VF3BR

Processador: i7-7500U

RAM: 20GB

Disco: SSD 1TB (2 partições)

Placa de vídeo: Intel HD Graphics 620 (integrada) / NVIDIA GeForce MX110 (dedicada)

ntoskrnl.exe.png

Postado

@Traxeltz  Qual foi o upgrade? Pode estar relacionado com ele.

Quando instalei dois pentes de 8Gb de uma marca genérica, aconteceu que o PC ficou muito lento - até o boot demorava - e o uso da CPU estava bem instável. No fim consegui arrumar resetando a BIOS para os padrões de fabrica. Problema é que é um notebook e a BIOS é bem limitada.

Postado

2x4GB RAM -> 1x4GB + 1x16GB RAM (um dos pentes é soldado na placa-mãe)

HD 1TB (acho que da WD) -> SSD 1TB Lexar

Já fiz teste de disco e não foram alegados problemas.

Postado

@Traxeltz Eu diria para voltar o pente de RAM antigo e verificar se o computador volta ao normal. Ou se já se desfez dele, ficar só com o pente soldado.

Postado

Eu fiz outros testes para ver se ajudava. Consequentemente, em um deles, aconteceu algo de diferente: o processo ntoskrnl.exe não consumiu CPU quando o Windows estava em modo de segurança. Alguma explicação?

Postado

@Traxeltz Modo de segurança não carrega os drivers. Poderia ser algum conflito. Driver instalados por aplicativos como Driver Booster, etc.

Postado

@Traxeltz Formatando o computador. Modo de segurança não só desativa todos os drivers, como também desativa outros processos que não são importantes para o computador, abre o Windows com o mínimo do mínimo.

Mas se o computador está apresentando problemas após uma formatação, é pouco provável que o problema seja o Windows, talvez se o SSD estiver com problemas.

Tentou verificar se o problema sumia retirando a RAM nova?

• Solução
Postado

Então, eu estava realizando tarefas comuns e por sorte descobri o que estava causando o problema: um aplicativo chamado Voicemeeter.

Percebi quando ele começou a consumir muita CPU junto com o ntoskrnl.exe. Finalizei a tarefa do Voicemeeter e o consumo de recursos voltou a normalidade.

Mesmo assim, obrigado por tentar me ajudar a resolver o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!