Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com algumas duvidas sobre resfriamento de cpu, no qual estou indeciso se pego um AC ou WC

sobre AC estou pensando nos seguintes;

deepcool AG 500 (velocidade maxima da ventoinha 1850 RPM)

cooler master Hyper 212 (velocidade maxima da ventoinha 2000 RPM) 

Esses dois me parecem boas opções dando preferência para o 212 pois me parece mais efeciente, ja que tem mais rpm e consome 1w a menos... o que acham?

Sobre WC estou em duvida sobre os seguintes 

https://www.pichau.com.br/water-cooler-tgt-spartel-240-rainbow-240mm-tgt-spl240-bl01

https://www.pichau.com.br/water-cooler-aigo-ac-se-240-rainbow-240mm-preto-acse240-bk

https://www.pichau.com.br/water-cooler-pichau-aqua-v2-argb-240mm-pg-av220-argb

o que me dizem? 

• Moderador
  • Solução
Postado

@JviTor051onThc Recomendo um WC, eu tenho um i5 13600KF que não é muito diferente do 14600KF em termos de controle térmico.. possuo um WC de 240mm (DeepCool LE500) e jogando atinjo temperaturas máxima de 65º (esse foi o máximo que já vi até hoje), com uma média de 55-60ºC (in game).

Não acho que um aircooler comum vá entregar o mesmo controle térmico, seria necessário gastar mais, a ponto de atingir preços de WC de 240mm, então a resposta é, WC de 240mm ou se quiser ainda menos temperatura, 360mm (não acho que seja necessário, mas é o melhor que pode ter).

Sobre qual WC escolher, não tenho propriedade para falar sobre os modelos que citaste, então vou me limitar a indicar o DeepCool LE500 ou LE520 (ARGB), pois esse eu posso afirmar que é uma boa opção custo-benefício.

OBS- Lembrando que o controle térmico do hardware não depende só de um WC ou AC, é importante possuir um bom gabinete com bom fluxo de ar e boas fans talmbém.

Abraços!

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, JviTor051onThc disse:

deepcool AG 500 (velocidade maxima da ventoinha 1850 RPM)

cooler master Hyper 212 (velocidade maxima da ventoinha 2000 RPM) 

Os dois são insuficientes para o 14600KF.

Se quer air cooler ou o 

DeepCool AG620 - R$ 314,00

ou o

Scythe Fuma 3 - R$ 379,90 - performance equivalente ao WC Arctic Liquid Freezer II 240, que no BR custa na faixa dos R$ 800,00

8.png

• Obrigado 1
Postado

@guilherme_dr Certo, eu acho que vou optar por um WC. Esse que você mencionou está dentro do meu orçamento...

Sabe me detalhar como fica a temp do seu i5 13600k em estresse e em baixo uso com este wc? 

outra duvida seria ao tempo de uso. Nunca usei wc e ja li a respeito que a vida util deles são menores em comparação com os air... se souber alguma informação quanto a isso também lhe agradeço.

@1lokos esses estão na faixa de 80 reais mais caro que um wc 240mm, é uma boa opção também, levando em consideração que os prós de um air são a vida util e o consumo menor de watts correto? Gostei das indicações obrigado.

Postado

Com sorte um WC de boa marca dura uns 4-5 anos, tempo em que provavelmente já ficarem obsoletos para novos CPUs.

Os WC DeepCool LE tem 3 anos de garantia, os LT tem 5 anos, o ML da Cooler Master são 2 anos.

Os genéricos - ex. Rize Mode tem 1 ano,  já vi comentário que um 360mm desta marca perdeu 90% dos liquido em menos de 2 anos de uso.

No canal Portal BRX - que faz "overhauling" de WC; ele mostrou um Corsair i150 que já tinha perdido uns 50% do líquido, mas não mencionou o tempo de uso. Os WC perdem líquido pela permeabilidade das mangueiras.

BTW - O DeepCool LE 500 vem com LED Rainbow, então é um "frufruzinho" sem graça de 6 cores, sem efeitos, sem controle e sem opção de desligar o tempo todo. 😜 

• Obrigado 1
Postado

@1lokos irmão, acabei ficando com o ag620! 

Os WC consomem 10w e o AC em questão 1.7w. Isso conta muito ao meu ver, pois estou limitado com meu setup com uma fonte de 55ow... e não quero trocar agora. Também nunca tive wc e acho os ac mais praticos... 

Sobre o setup:

aorus elite DDR5 

kingston fury 2x8 6000mhz

RTX 4060

SSD mv2 500

SSD 500

cooler master mwe 550w bronze plus. 🫣

o processador ainda não comprei estou na duvida em gastar 600 reais a mais no i5 14600k ir de 12600k.

Sei que o 12 vai me atender bem, mas no meu caso que gosto de jogar GTA Online (gtav), o 14 pode fazer a diferença principalmente em cidades com 1000 players simultaneos e ja aproveitaria os 6000mhz...

@1lokos

• Moderador
Postado
12 horas atrás, JviTor051onThc disse:

o processador ainda não comprei estou na duvida em gastar 600 reais a mais no i5 14600k ir de 12600k.

Sei que o 12 vai me atender bem, mas no meu caso que gosto de jogar GTA Online (gtav), o 14 pode fazer a diferença principalmente em cidades com 1000 players simultaneos e ja aproveitaria os 6000mhz...

É um salta enorme de diferença de desempenho entre um i5 12ª gen e um 13ª ou 14ª gen.. não há comparação entre eles.. para ter ideia, o 13600KF bate i7 e  i9 da 12ª geração! 

Se puder, vá de 13ª ou 14ª geração! 🤙

Abraços.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, JviTor051onThc disse:

@guilherme_dr realmente, a diferença de potência dos dois é enorme… e o preço não é tão diferente analisando o ganho de performance. Meu receio é minha fonte não aguentar… mas acho que vou de 14ª mesmo. 
abraço brother! 

Caso a sua Cooler Master MWE seja do modelo "MPE-5501-ACAAB-BR", é uma boa fonte, Tier B e vai conseguir segurar a configuração com a 4060 e o 14ª gen sim, sem overclock obviamente.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!