Ir ao conteúdo

Tela de BIOS não exibe logo da MSI e dificuldades de acesso ao SETUP

Ir à solução Resolvido por Lucas de Mattos,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Recentemente, adquiri uma placa-mãe MSI PRO VDH MAX e gradualmente fui montando meu PC, adicionando a CPU e a memória RAM ao longo do tempo. Hoje, finalmente recebi todas as peças e decidi prosseguir com a montagem. Realizei a montagem de forma cuidadosa e tranquila. No entanto, ao ligar o sistema, observei que a tela de BIOS não exibia a logo da MSI nem indicava a tecla necessária para acessar o SETUP.

Apesar de possuir experiência anterior em entrar na BIOS, tentei pressionar a tecla DEL repetidamente, o que permitiu o acesso ao SETUP normalmente. Durante esse problema, a luz de debug da placa-mãe permanece branca. Após o desaparecimento da 'logo' da BIOS, aparece o hifen padrão que pisca brevemente e desaparece e continua a inicialização normalmente, com a luz branca do BOOT acesa.

Isso não ocorria no meu último setup, e a placa de vídeo está funcionando normalmente em jogos e etc...

Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para resolver esse problema. Já realizei a atualização da BIOS e tentei desativar a opção de exibição da logo em tela cheia, mas o problema persiste. Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda ou orientação.

SETUP pré-upgrade:

• CPU: Xeon E3-1245 V2
  • MB: ASUS P8H61-M LX2 R2.0
  • VGA: RX 580 2048sp
  • RAM: Kingston 8x2GB DDR3 1600 MHz
  • PSU: Gamemax GP650W 80 Plus Bronze
  • HD/SSD: Xraydisk 1 TB

SETUP pós-upgrade:

• CPU: Ryzen 5 5600
  • MB: B450M PRO-VDH MAX
  • VGA: RX 580 2048sp
  • RAM: Asgard Freyr T3 2x8GB DDR4
  • PSU: Gamemax GP650W 80 Plus Bronze
  • HD/SSD: Xraydisk 1 TB

image.thumb.png.9c1e4c3942420665398878578c1526f5.png

Postado

O problema parece estar relacionado à versão do BIOS da sua placa-mãe. A placa-mãe MSI B450M PRO-VDH MAX é compatível com o processador Ryzen 5 5600, mas a partir da versão 7C02v1D. Se a sua placa-mãe tiver uma versão anterior do BIOS, ela não será compatível com o processador Ryzen 5 5600 e, portanto, não exibirá a logo da MSI nem indicará a tecla necessária para acessar o SETUP.

Postado

@GuiHart Não, rapaz. O computador funciona normalmente, só não aparece a logo da BIOS. Inclusive eu menciono no post acima que a atualização já foi realizada, o que acontece é aquela especie de artefato estranho ali, o suporte da MSI já me passou algumas orientações e pretendo executar quando eu tiver tempo.

Postado

cara to tendo esse mesmo problema. caso você consiga poderia me informar a solução, ate no primeiro momento achava que era a placa de Vídeo.

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

Após algumas configurações na BIOS na quais eu NÃO SEI quais foram, o problema se resolveu. Eu alterei as seguintes opções para o funcionamento do POST adequado no boot:

• Alterei as prioridades de BOOT, coloquei prioridade para os HD < Pendrive < CD < (etc...);
  • Alterei LOGO FULLSCREEN no POST;
  • Alterei o formato de CSM/UEFI;
  • Alterei Beepar no POST;

(P.S: Antes que algum sabichão venha comentar: "Ah, mas essas configurações não têm nada a ver com POST", realmente, algumas podem não ter relação com a logo no POST, mas foi isso que resolveu meu problema!)

Fui indo na tentativa e erro, até buscar o que aconteceu, mas teve uma hora que alterei 3 opções das quais eu não me lembro e resolveram o problema, eu deixo essa mensagem aqui caso alguém necessite de ajuda algum dia. Uma observação, entre em contato com o suporte da MSI para quaisquer dúvidas!!!

MSI-SUPORTE

• 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!