Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

mudar o gateway do cliente via GPO ou pelo manager? (Active Directory)


Posts recomendados

Olá, tudo bom com os srs?

Estou precisando mudar o gateway das maquinas hosts em um domínio no AD, o srs sabem como posso fazer isso usando o AD? (não posso ficar indo de maquina em maquina)

 

Acredito ser possível já que consigo outras configs como proxy, dns e  rodar scripts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@thiago.jj opa, infelizmente fazer por regedit não foi possível, cada interface de rede é identificada pelo regedit como um hash diferente, então ao tentar fazer isso por gpo, ele vai encontrar o hash do proprio servidor e não das maquinas locais.

@Mega Blaster o primeiro acredito ser outro tipo de gateway relacionado ao power quarry do excel.
O segundo, pelo pouco que lí em 10 minutos, é um serviço para proteção do AD, que permite mudança de gateway. Mas pedir um novo serviço pago por aqui é o mesmo que pedir para chover no deserto 🥲.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Como citei em outras ocasiões, não entendo de servers. Direciono pesquisas inserindo textos com a dúvida específica e reorientando a pergunta de formas diferentes. Como me recuso a usar o google, muitas vezes não obtenho resultado mais direto. Mas tenho alguns amigos que trabalham só com servers e presto serviços para eles montando as infras. A resposta foi a seguinte:

 

"isso se chama dhcp

kkk

não se usa ip estático nas máquinas...

só no servidor...

aí mudando o servidor dhcp, todas pegam automaticamente"

 

Então, se entendi bem, caso suas máquinas estejam com DHCP automático, é mudar no servidor, o que bate com a dica do @thiago.jj. Fiquei em dúvida com a parte:

  

1 hora atrás, Swalls disse:

cada interface de rede é identificada pelo regedit como um hash diferente, então ao tentar fazer isso por gpo, ele vai encontrar o hash do proprio servidor e não das maquinas locais.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Eu uso ip estático para identificar pelo proxy em que máquina cada usuário está logando, visto que até hoje não achei um comando no AD que me diga quem está usando qual ip. Foi a alternativa que encontrei para algumas automações de processos.
Se não for a melhor prática, pfv quem puder, me corrija.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez via powershell você consiga algo, os usuarios não tem computadores fixos é isso?

 

caso tenham você deixa todos via dhcp e sabendo o nome da maquina de cada um, via saber quem esta logado da mesma forma com ip fixo.

 

eu so uso ip fixo em servidores, dependendo do caso você reserva o IP para a maquina xx sem ter a necessidade de colocar ip fixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acredito que não tenha alternativa, terá que fazer manualmente. Mas já que terá que mexer, aproveite e faça o correto: deixe as estações obterem seus endereços através de um servidor DHCP. Se você deseja que esses endereços não mudem, basta utilizar o recurso de reserva de endereços, que vincula um MAC address a um endereço IP específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!