Ir ao conteúdo

PC liga, BIOS apita dando erro de vídeo, mas depois funciona

Ir à solução Resolvido por Hulkau,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um probleminha faz um tempo.

Frequentemente, quando ligo o PC a BIOS apita dizendo que tá ok e todos os periféricos ligam, dá uns 3 segundos a BIOS dá 1 bip longo e 3 curtos (indicando que tá com problema de vídeo) e aí não dá vídeo e apaga todos os periféricos. Só que sem eu fazer nada, depois de uns 4 a 5 segundos ele liga todos os periféricos de novo e o vídeo começa a funcionar e já direto na tela de login do Windows (não aparece aquela tela da placa-mãe e tal). E com isso o PC funciona normalmente.

O que eu já tentei fazer para identificar ou resolver o problema:

- Limpar os pentes de RAM e trocar eles de posição.

- Limpar o contato da placa de vídeo.

- Ligar o PC só com o cabo de energia e o de vídeo para saber se era algum periférico (deu em nada).

- Já levei até para a assistência técnica, mas curiosamente lá funcionava sem problemas.

Vocês sabem o que pode estar causando essa situação? Talvez problema na placa-mãe?

Configuração do PC:

Processador: Ryzen 3 3300x

Placa-mãe: Gigabyte B450m Gaming/BR

Versão BIOS: 3804

Placa de vídeo: Palit NVIDIA GeForce RTX 3060 Dual, LHR, 12GB

RAM: (2x) Crucial Ballistix 8Gb 3000Mhz, em dual channel

Armazenamento: SSD NVMe Kingston NV2 1Tb;

SSD SATA Crucial BX500 250Gb

HD Barracuda 7200 RPM 2Tb

Fonte: Cooler Master MWE Bronze 650w

Cooler: Air Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2

Postado
55 minutos atrás, Ungeziefer disse:

Tô exatamente com o mesmo problema que o seu, a diferença é que uso um i3-10105F e uma ASUS H410M-E.

E eu achando que era exclusividade da plataforma da AMD...

Já é a segunda vez que tenho problemas recentes com AMD e que pra resolver foi uma baita dor de cabeça.

O curioso é o PC funcionar depois desses apitos e o que parece ser uma "reinicialização" do PC sem eu ter pedido. É muito doido

• Solução
Postado

@Ungeziefer consegui resolver o problema. A placa-mãe estava em curto.

Fui abrir o PC de novo pra tentar ver o que poderia estar causando o problema. Achei uma das aletas das baias traseira do gabinete solta, encostando no pcb da placa-mãe. Foi eu tirar a aleta fora que o PC ficou normal.

A foto da aleta aí.

Então é possível que sua placa-mãe esteja em curto. Vê se tem algo de metal encostando na placa e tal. 

photo_2024-01-15_10-15-02.jpg

• Obrigado 2
Postado

Vi aqui agora e era o mesmo problema também, deixei uma aleta frouxa quando coloquei a placa de rede nova e ela tava encostando na placa-mãe. Valeu, mano. Já tava cogitando trocar a placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!