Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

O convenio 142/2018 estabelece as regras do ICMS ST

Nele contem os anexos I ao XXIX, sendo que:

O anexo I define quais são os segmentos

os anexos seguintes definem descrição da mercadoria; NCM; CEST de cada segmento.

Para agilizar meu processo de classificação fiscal, quero criar uma validação onde eu vou ler o produto e vou procurar na listagem sua classificação na mesma sequencia supracitada.

Preparação da fonte de dados:

Como são muitas informações, criei uma planilha para cada anexo.

image.png.a87124135b5a1b0d1a362995ef76dd97.png

Dei para elas o nome do anexo

image.png.359c432d19096ed64be5c3be21716711.png

Na planilha "teste", fiz a lista suspensa para puxar o segmento  e um procv par ao anexo. 

image.png.f9883b943c15ab817863ed7d02fef77c.png

Agora, para as demais informações, não sei como devo prosseguir. Fiz uma pesquisa e caí na formula "=indireto" mas todas as orientações que encontrei as informações não são complexas como esta. basicamente eles fazem a lista suspensa, colocam =INDIRETO(B5), por exemplo, mas para funcionar, a coluna que quero buscar precisa ter o mesmo nome.

Até a descrição eu consigo fazer essa mudança, porém, na hora de puxar o NCM e o CEST,? Pensei num procv, mas como nomear cada uma das colunas em todos os anexos?

Mais questoes  que invalidam meu procv:

-- eu tenho NCMS que estão me mais de uma descrição em linhas diferentes (copiei e colei do convenio e puxou assim, como são muitos dados eu acabei deixando e só repetindo as informações básicas.

image.png.feb220185d0405f598dbd0f5c5ee2172.png

-- Eu tenho itens dentro de cada segmento que podem ter validade já expirada, então, o retorno da descriçaõ, NCM e CEST precisam ser ou o item que está com o prazo final vazio, ou que a data esteja de acordo com a data de hoje

(exemplo do anexo XVII)

image.png.90d5c1d5e0a1e200686dd2cfe577b8e4.png

Qual seria a melhor saída, por favor?

CONVENIO 142-2018.xlsx

Postado

@DJunqueira Bom dia!!! Muito obrigada! nâo conhecia este recurso, ele pode ser muito util em breve, mas para esse caso, não me auxilia muito.

Fiz um vídeo para explicar melhor como vou trabalhar com a planilha, estou exportando e revisando, jaja eu posto. 

Explicaçaõ detalhada da Planilha

Não cnosegui postar o arquivo do vídeo, então coloquei no youtube com acesso apenas para quem tiver o link.

Grata desde ja. 

Postado

Ileusis, não consegui escutar o seu vídeo, mesmo colocando no máximo, se puder corrigir o som será muito bom p/ eu compreender melhor o q você quer.

Na realidade a tabela dinâmica q eu apresentei é apenas a ponta do iceberg de possibilidades uma vez q todas as suas abas estão sumarizadas no Power Query e podem ser atualizadas sempre q você fizer qq modificação na planilha, a única coisa é manter a consistência dos dados entre as abas.
Com o Power Query teoricamente você pode até importar direto da base de dados, se mantendo ainda mais atualizada. Não seria ótimo fazer isso sempre q você abrisse o arquivo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!