Ir ao conteúdo

Posso usar todas a conexões de armazenamento da Gigabyte B550M Aorus Elite?

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Olá, a questão é a seguinte, tenho uma B450M Aorus Elite, nela se você colocar um SSD NVMe no M.2 A é desabilitado duas portas Sata, se ligar mais um no M.2. B é desabilitado mais duas portas Sata, Gostaria de saber se na placa B550M Aorus Elite isso acontece? Pois quero usar dois SSDs NVMe e as quatro portas Sata com discos rígidos e SSDs.

Isso tudo devido à VGA que usa três slots e vai acabar tampando o PCI X4 na B550M Aorus Elite, na B450M o slot PCI x4 é o quarto, nele uso um adaptador para SSD NVMe e outro NVMe no slot M.2. Além das quatro satas, se na B550M aceitar no slot M.2. Não vou precisar do adaptador, além de ser mais rápido. A troca de placa seria somente por causa que a B450M vou passar para o PC dos meus filhos e a B550M usar no meu para aproveitar o PCI Express 4.0 tanto para a placa de vídeo como para os SSDs. Desde já agradeço.

Postado
1 minuto atrás, Pedro Math.pi disse:

@EderPezawm Parece que o chipset B550 não possui mais esse problema de desabilitar portas Sata. Reparei que o padrão é de 4 portas, não mais 6.

No manual da B450M fala, já no da B550M não diz nada a resperito. Obrigado.

Postado
5 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

Nas placas com 6 portas Sata (Steel Legend), as Satas 5 e 6 ainda perdem a funcionalidade com o uso do M.2.

Na B450M usando o slot M.2 A ele desabilita as duas portas sata controlada pelo CPU, sobrando as do chipset, mas se usar o outro slot M.2 ele desabilitas mais duas das quatro restantes.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, EderPezawm disse:

Na B450M usando o slot M.2 A ele desabilitas as duas portas sata controlada pelo CPU, sobrando as do chipset, mas se usar o outro slot M.2 ele desabilitas mais duas das quatro restantes.

Sim, justamente por isso. Quando de tem as 6 portas controladas pelo chipset, isso só ocorre com duas delas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!