Ir ao conteúdo

Como devo fazer o fluxo de ar nesse pc?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei um pc com as seguintes configs:
Amd Ryzen 5 5600G
RTX 4060
2x16 gb ram 3200mhz
b550m aorus elite
SSD 500gb
fonte 600w cooler master
gabinete archon 2

OdoUZJt.jpeg

Gabinete que comprei foi esse e queria saber como devo fazer o fluxo de ar nele. Esse retangulo com duas faixas para baixo é a placa de Vídeo, devo deixar as fans para baixo mesmo? tem como mudar?

Alem disso, eu posso comprar todos as fans com o mesmo tamanho ex 120mm ou alguns com tamanhos diferentes?

Suporte para fans:
Topo:
120 mm x 2
140 mm x 2
Frente:
120 mm x 3
140 mm x 2
Traseira:
120 mm x 1

Número máximo de fans:
6 máx.

Suporte para water cooler:
Topo: 
240 mm / 120 mm
Frente:
360 mm / 280 mm / 240 mm / 140 mm / 120 mm
Traseira:
120 mm

• Moderador
Postado

@Joaolucasav Olá amigo, tudo bem?

É bem tranquilo organizar isso, você deve seguir esse modelo:

2013-06-03-captura-de-tela-2013-05-29-as-200833.webp

Em resumo: As fans que instalar na parte da frente do gabinete, devem puxar o ar do ambiente para dentro do gabinete, o mesmo deve ocorrer com fans da parte de baixo (quando houver), já na parte traseira e de cima do gabinete, as fans devem estar removendo o ar quente do gabinete, empurrando para fora.

Sobre a posição da placa de vídeo, é isso mesmo, as fans ficam voltadas para baixo dentro do gabinete, só é possível posicionar diferente (deixar a GPU de pé), ustilizando adaptadores, mas não recomendo.

• Moderador
  • Solução
Postado
11 minutos atrás, Joaolucasav disse:

@guilherme_drEntendi irmão, obrigado! So mais uma duvida, caso eu fosse adicionar um water cooler nesse meu gabinete, onde ficaria? O radiador e a bomba?

Vai depender do tamanho do WC, se for de 280mm ou 360mm, só vai conseguir instalar na parte frontal do gabinete, deixando a parte que as mangueiras entram no radiador, mais acima. Já para a parte superior do seu gabinete, só é comportado WC de 240mm, nesse caso, a parte que as mangueiras entrar no radiador, podem ficar tanso para frente, como para trás, aí depende da organização de espaço.

No meu caso, tenho um 240mm no topo do gabinete, com as mangueiras saíndo do radiador, posicionadas mais para o meio do gabinete, dessa forma fica melhor para organizar.

Sobre a bomba, sempre é conectada na placa-mãe, sobre o processador, isso não é alterável.

OBS: Você não precisa de um WC no 5600G, é um processador frio.. uma aircooler como o AG400 ou AK400 já dão conta.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, guilherme_dr disse:

Vai depender do tamanho do WC, se for de 280mm ou 360mm, só vai conseguir instalar na parte frontal do gabinete, deixando a parte que as mangueiras entram no radiador, mais acima. Já para a parte superior do seu gabinete, só é comportado WC de 240mm, nesse caso, a parte que as mangueiras entrar no radiador, podem ficar tanso para frente, como para trás, aí depende da organização de espaço.

No meu caso, tenho um 240mm no topo do gabinete, com as mangueiras saíndo do radiador, posicionadas mais para o meio do gabinete, dessa forma fica melhor para organizar.

Sobre a bomba, sempre é conectada na placa-mãe, sobre o processador, isso não é alterável.

OBS: Você não precisa de um WC no 5600G, é um processador frio.. uma aircooler como o AG400 ou AK400 já dão conta.

@guilherme_dr Entendi, ficaria apenas com as air coolers mesmo, obrigado. Ultima duvida, prometo kkkkkkkk se eu instalar ventoinhas que jogassem o ar para fora na parte superior do gabinete, não correria o risco de roubar o ar frio da placa-mãe?

• Moderador
Postado
Em 15/01/2024 às 00:26, Joaolucasav disse:

@guilherme_dr Entendi, ficaria apenas com as air coolers mesmo, obrigado. Ultima duvida, prometo kkkkkkkk se eu instalar ventoinhas que jogassem o ar para fora na parte superior do gabinete, não correria o risco de roubar o ar frio da placa-mãe?

Não, já o ar quente tende a subir, é por isso que as fans instaladas no topo, devem mandar o ar do interior do gabinete para fora, removendo o ar mais quente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...