Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor placa de vídeo para resolução Full HD?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá a todos, fiz um upgrade e estou ainda indeciso sobre a placa de vídeo

 

Tenho um orçamento limitado até R$ 1800 e embora não falte conteúdo sobre o assunto, tenho dificuldade de saber qual placa tem melhor desempenho pro meu caso:

 

1) Me interesso por placas que suportem Ray Tracing, mas apenas em Full HD. Não pretendo substituir meu monitor full HD de 28 polegadas, então não faz diferença pra mim qual vai ser o desempenho da placa em 4k. Por causa disso, preciso saber se faria mais sentido preferir uma placa considerada menos potente (como uma RX 6600 ou uma 2060 ti) do que ficar garimpando uma RX 3060, uma RX 6750 XT, uma RX 7600 ou uma GTX 4060, por exemplo. 

 

2) A AMD afirma dar mais desempenho quando temos processador + placa de vídeo da AMD, mas não sei até que ponto basear minhas decisões nisso.

 

A configuração que tenho hoje é:

 

Placa-mãe: ASRock B450M-HDV R4.0 Micro ATX AM4 

CPU: AMD Ryzen 5 5600G

GPU: GeForce GTX 980 4GB

RAM: Rise Mode Z 32 GB (2x16 GB) DDR4-3200

Armazenamento: 

- Seagate HDD Skyhawk 2 TB 7200 RPM

- Samsung SSD 970 Evo Plus 1 TB M.2-2280

Gabinete: Thermaltake Core P5 TG

Fonte de alimentação: MSI MAG A650BN 650W

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que é para FULL HD e pretende manter esse monitor que é muito bom por sinal, vá em uma RTX 4060 TI, por mais que o preço atualmente esteja na casa dos 2.5K é uma excelente placa de vídeo para 1080p, contando com DLSS 3 e uma potência bruta um pouco maior que sua geração passada RTX 3060 TI e também bem menos energia que a RTX 3060 TI

Eu iria comprar uma RTX 4060 TI com um I5 13600k só que pensei um pouco e está valendo mais a pena uma RTX 4070 ou uma RTX 4070 TI, o problema dessas duas últimas que citei é que o preço delas é gigantesco em comparação a RTX 4060 TI, eu irei jogar em FULL HD também mas eu sinceramente prefiro um setup que me dê desempenho de sobra do que ficar no limite, é mais uma opção minha.

A RTX 4060 TI é excelente para Full HD.

Aqui embaixo está o vídeo do teste com essa placa de vídeo que eu indiquei e o seu processador, se lhe agradar então já tem sua resposta. Abraço.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Rgm disse:

2) A AMD afirma dar mais desempenho quando temos processador + placa de vídeo da AMD, mas não sei até que ponto basear minhas decisões nisso.

Não sei onde você leu isso, mas pessoalmente nunca vi essa afirmação por parte da AMD. E mesmo que eles realmente tenham afirmado isso, nunca vi nenhuma comprovação disso na prática. A função do processador é uma e da placa de vídeo é outra, desde que ambos sejam suficientemente fortes, o jogo vai rodar como deveria.

 

53 minutos atrás, Rgm disse:

1) Me interesso por placas que suportem Ray Tracing, mas apenas em Full HD. Não pretendo substituir meu monitor full HD de 28 polegadas, então não faz diferença pra mim qual vai ser o desempenho da placa em 4k. Por causa disso, preciso saber se faria mais sentido preferir uma placa considerada menos potente (como uma RX 6600 ou uma 2060 ti) do que ficar garimpando uma RX 3060, uma RX 6750 XT, uma RX 7600 ou uma GTX 4060, por exemplo

Placas AMD são ruins em Ray Tracing, isso para não dizer péssimas. Investir pensando Ray Tracing no seguimento de entrada ou intermediário é quase desperdício de dinheiro, isso porque esse nível de placa mal tem poder suficiente para dar conta da rasterização, pra pensar em Ray Tracing a placa precisa ter desempenho de sobra na rasterização e memória de vídeo sobrando também.

 

E a placa de vídeo não é o único problema, para ter gráficos com Ray Tracing o processador também precisa trabalhar mais fazendo os cálculos dos traçados de raio para iluminação do ambiente, e processadores mais medianos também não costumam ter muito folego para fazer isso em jogos naturalmente mais pesados.

 

Na sua faixa de preço uma das melhores placas para Ray Tracing nova que vai encontra é a RTX 3060 12GB, e nem é das melhores pra isso. Veja essa gráfico do Tom's Hardware que faz uma média de desempenho das placas de vídeo em 1080p Médio com Ray Tracing, a RTX 3060 nem chega na média dos 60 FPS, lembrando, com gráficos no MÉDIO. Veja também as opções da AMD, placas na mesma faixa de preço ficam bem abaixo dela.

 

PXS2Y2UdjyZD6k5L5K4e9b.png

 

Jogos Utilizados como base:

 

Citação

Bright Memory Infinite, Control Ultimate Edition, Cyberpunk 2077, Metro Exodus Enhanced, and Minecraft

 

Fonte: https://www.tomshardware.com/reviews/gpu-hierarchy,4388.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walace14  Obrigado pelo retorno e as dicas! Cheguei a ver a 4060 em promoção, mas a versão Ti fica fora de orçamento de fato. Por outro lado não tenho pressa, quem sabe o preço possa cair um pouco até que eu tome a decisão... Pelo que entendi, uma placa mid-end não seria um exagero para minha configuração atual e para esta resolução.


@GuilhermeGB  Valeu pelo retorno!

 

41 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não sei onde você leu isso, mas pessoalmente nunca vi essa afirmação por parte da AMD. E mesmo que eles realmente tenham afirmado isso, nunca vi nenhuma comprovação disso na prática. A função do processador é uma e da placa de vídeo é outra, desde que ambos sejam suficientemente fortes, o jogo vai rodar como deveria.

 

Sobre a tecnologia que a AMD refere, já vi vários nomes diferentes sendo mencionados pela AMD, são chamadas de AMD Infinity Fabric e AMD SmartShift, ou de Smart Access Memory, dizem que teria a ver com uma melhor integração devido a compartilharem da mesma arquitetura. Alguns testes têm sido feitos pra ver se essa interação faz tanta diferença assim, e parece que faz, mas só em resoluções menores. Porém até o momento todas as matérias que li sobre o assunto são gringas - https://techyoulike.com/do-amd-gpu-work-better-with-amd-cpu/?expand_article=1 ou então são reportagens apenas de quando anunciaram a tecnologia - 

https://www.adrenaline.com.br/games/pc-games/placas-de-Vídeo-radeon-rx-6000-terao-ganho-de-desempenho-combinadas-com-Ryzen-5000

 

44 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Investir pensando Ray Tracing no seguimento de entrada ou intermediário é quase desperdício de dinheiro, isso porque esse nível de placa mal tem poder suficiente para dar conta da rasterização, pra pensar em Ray Tracing a placa precisa ter desempenho de sobra na rasterização e memória de vídeo sobrando também.

 

 

Importante saber disso, deve ser por isso que até o momento não consegui bater o martelo.

 

Cheguei a fazer a compra da rx 6750 xt quando estava em promoção na Kabum por R$ 1900, mas desisti da compra depois pensando nessa questão do RT. Talvez manter aquela compra teria sido a decisão correta, porque algo além dos 2 mil é fora de cogitação para mim.

 

Desistir do RT mudaria bastante a decisão, porque pelo que tenho visto, excluindo esse fator do RT as placas de vídeo da AMD tendem a ter uma melhor relação custo-benefício. Atualmente é a 3060 que está em promoção 🤡

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Rgm disse:

AMD Infinity Fabric e AMD SmartShift

AMD Infinity Fabric é recurso de processador e não tem nada a ver com a placa de vídeo. Está relacionao a comunicação entre processador e memória RAM, só diz interesse a quem quer fazer overclock de memória, usuário comum não precisa mexer nisso.

 

SmartShift outra coisa também nada a ver, isso é recurso focado em notebooks/laptops, tem a ver com a forma que a energia é distribuída entre CPU e GPU, já que em dispositivos móveis a energia é um grande gargalo. Essa tecnologia veio nas APUs Ryzen 4000.

 

2 horas atrás, Rgm disse:

Smart Access Memory

Smart Acess Memory é só o nome que a AMD colocou na tecnologia Resizable BAR deles, todas as placas de vídeo atuais e processadores atuais da AMD e da Intel tem esse suporte, e você pode ativar na BIOS. De fato essa função pode melhorar o desempenho quanto ativada (na verdade é melhor dizer que você perde desempenho por deixar desativada, já que é um padrão hoje em dia), mas não é necessário processador AMD pra isso. Essa matéria que você pegou é lá de 2020, está quase 4 anos atrasada, e naquela época era algo "exclusivo" da AMD que rapidamente a Intel e NVIDIA trataram de trazer também.

 

2 horas atrás, Rgm disse:

Cheguei a fazer a compra da rx 6750 xt quando estava em promoção na Kabum por R$ 1900, mas desisti da compra depois pensando nessa questão do RT. Talvez manter aquela compra teria sido a decisão correta, porque algo além dos 2 mil é fora de cogitação para mim.

RX 6750 XT por R$1.900 estava num bom preço, em Ray Tracing ela no máximo empata com a RTX 3060, em rasterização ela chega no nível da RTX 3070, em alguns casos ganha outra perde, mas é um desempenho significativamente maior que da RTX 3060. Veja outro gráfico com desempenho em 1080p Ultra (sem Ray Tracing).

 

ydAy6Z9YNVZ9Y26mRAntnb.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2024 às 20:37, GuilhermeGB disse:

AMD Infinity Fabric é recurso de processador e não tem nada a ver com a placa de vídeo. Está relacionao a comunicação entre processador e memória RAM, só diz interesse a quem quer fazer overclock de memória, usuário comum não precisa mexer nisso.

 

SmartShift outra coisa também nada a ver, isso é recurso focado em notebooks/laptops, tem a ver com a forma que a energia é distribuída entre CPU e GPU, já que em dispositivos móveis a energia é um grande gargalo. Essa tecnologia veio nas APUs Ryzen 4000.

Em 14/01/2024 às 20:37, GuilhermeGB disse:

Smart Acess Memory é só o nome que a AMD colocou na tecnologia Resizable BAR deles

Perfeito, valeu os esclarecimentos. Não havia encontrado muito sobre o assunto a não ser matérias antigas ou ruins mesmo.

 

Em 14/01/2024 às 20:37, GuilhermeGB disse:

Veja outro gráfico com desempenho em 1080p Ultra (sem Ray Tracing).


Já que a perspectiva de mid-range ou intermediário não vai mesmo fazer muita diferença para o desempenho em ray tracing, decidi focar no custo-benefício no momento e quando sair um GTA 6 ou Elder Scroll VI pro PC daqui dois, três anos ou mais, quem sabe possa começar a pensar em um upgrade para o ray tracing.

 

No fim das contas esse gráfico foi decisivo mesmo pra que eu batesse o martelo em um upgrade mais modesto, principalmente levando em conta a pouca diferença entre uma RX 6600 e uma GTX 3060 nesse sentido. Até iria pegar uma 3060 por R$ 1680, mas apareceu a RX 6600 por R$ 1109 e não deu outra: vou de RX 6600.

 

Agradeço os comentarios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2024 às 21:31, Rgm disse:

No fim das contas esse gráfico foi decisivo mesmo pra que eu batesse o martelo em um upgrade mais modesto, principalmente levando em conta a pouca diferença entre uma RX 6600 e uma GTX 3060 nesse sentido. Até iria pegar uma 3060 por R$ 1680, mas apareceu a RX 6600 por R$ 1109 e não deu outra: vou de RX 6600.

Por R$1.100 a RX 6600 é imbatível mesmo, e se você não liga muito para rodar os jogos sempre com gráficos no talo, ela vai te atender bem também nos últimos lançamentos mais pesados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!