Ir ao conteúdo

Upgrade máquina de 2017 para uma atual.

Ir à solução Resolvido por Jefferson Saldanha,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite a todos!

Seguinte, um amigo está para mudar o atual setup que é composto pelo seguinte spec:

CPU: Ryzen 5 2600
GPU: GTX 1050Ti
RAM: 2x4GB DDR4 2133MHZ
PSU: Corsair CX550w
Storage: 1 SSD NVMe e 1 HDD

Para a nova máquina, estamos considerando o seguinte:

CPU: Ryzen 5 5600 OU Ryzen 7 5700x (dependendo de como estiver a diferença de preço entre elas no momento da aquisição).
placa-mãe: Gigabyte AORUS B550 ou ASRock Steel Legend, ambas DDR4.
GPU: RTX 4060 TI 8GB.
RAM: Kingston Fury 2x16GB DDR4 3200MHZ  .
PSU: XPG Core Reactor 650w.
Storage: Irá reutilizar o que já tem e posteriormente irá acrescentar 1 SSD.

A ideia é ir pegando as peças de forma avulsa ao longo do primeiro semestre de 2024, e não necessariamente tudo de uma vez.
O principal objetivo desta máquina será rodar FPS de forma competitiva (em especial CS2 e Valorant), e ao mesmo tempo ele possa manter essa máquina por uns bons 3 anos antes de pensar num futuro upgrade.

Com a chegada de novas gerações, eu fico com algumas dúvidas:

1. Faz sentido as escolha dessas CPUs com a chegada da nova geração Ryzen?

2. Existe algum combo Intel (CPU+placa-mãe) que faça sentido incluir como opção? No caso, ele não tem interesse em fazer streaming, só jogar mesmo. Sempre que pesquiso, me perco na relação Geração/Socket e não sei identificar as opções parelhas.

3. Há algum tempo atrás, reclamavam muito que GPUs Radeon tinha problemas em acertar o driver e consequentemente dava uma piora na performance ... isso permanece? Meu amigo desconsidera placas Radeon por causa desse "fantasma do driver", mas não sei se isso persiste atualmente. Seria interessante saber alternativas a GPU citada na nova máquina (e até porque existe uma ponte de preço entre a RTX 4060TI e a RTX 4070 bem significativa)

4. Ainda vale a pena insistir em memória DDR4 ou melhor cogitar algo DDR5 logo?

Por fim, o orçamento a prazo seria por volta de 6500 Brazil Coins especificamente nas peças que foram citadas.

O que mais puderem ajudar a acertar essa nova máquina, ficaremos agradecidos!

• Curtir 2
  • Solução
Postado

@Lobarinhas boa noite, a configuração é muito boa, ainda mais se for focado em valorant e cs que não demanda tanto.

Questão dos drivers, muita gente usava nvidia e na hora de trocar pra Radeon pois " seria melhor pra jogos" fazia a troca errada e acaba não apagando os drivers antigos assim corrompendo os driver atuais.

Se fazer a instalação correta não da em nada.

Por isso ela tá meio que conhecida por esse problema.

Também com certeza a amd já está trabalhando nesse problema...

Em questão das gerações dos Ryzen, os Ryzen antigos de 3/4 anos atrás ainda servem muito bem nos dias de hoje pra jogos, como os da atualidade servirão muito bem pra daqui 4 anos.

Os jogos tendem a ter evolução significativa de 6 em 6 anos, com isso vem os pacotes de processador e placa de vídeo com tecnologias novas.

As memórias como vocês querem ter o pc a longo período, já ter as memórias DDR5 já seria caminho andado.

Espero ter ajudado 

• Curtir 2
Postado

@Jefferson Saldanha Opa, muito obrigado pelas respostas!

Sobre os drivers, bom saber!
Estou adicionando a RX 6750 XT como alternativa a RX 4060Ti por causa da diferença de Bits e Vram, vamos acompanhando para ver se existe alguma mudança significativa de preço entre elas e até olhar uns benchmark para ver se faz sentido colocar na briga.

Quanto a memória DDR5, vou colocar na lista também! Mas acredito que iriamos precisar refazer o "combo" CPU/placa-mãe para se adequar ao DDR5 e ver se encaixa no orçamento.

No mais, muito obrigado!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!