Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air cooler com dissipação de calor de 300w


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Existe algum Air Cooler atualmente no mercado que tenha uma dissipação de 300w ou mais? estou prentendendo pegar as seguintes configurações RTX 4070 TI SUPER + I7 13700K e não quero sofrer com temperaturas. 

Essas são as configurações que eu pretendo montar:

Gabinete: NZXT H9 FLOW
Placa de vídeo: RTX 4070 TI SUPER
Processador: I7 13700K
placa-mãe: B760M AORUS ELITE REV 1.0 DDR5 LGA 1700 ✅
memória RAM: MEMÓRIA CORSAIR VENGEANCE 32GB (2X16) DDR5 5600Mhz ✅
Fonte: Fonte MSI MAG A850GL PCIE5, ATX 3.0, 850W, 80 PLUS Gold, Modular, PCIe 5.0, PFC Ativo, Bivolt, Preto
Armazenamento: SSD KINGSTON NV2 2TB NVMe M.2
Armazenamento 2: SSD KINGSTON NV2 2TB NVMe M.2
Cooler do processador: Be Quiet! Dark Rock Pro 4 Fans:
Cooler Fan Cougar Mhp 120, Branco - Cf-mhp12hb-w

Se não houver um Air Cooler que aguente o i7 13700k podem indicar um ótimo air cooler de 360mm? eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

i7-13700K/14700K, i9-13900K/14900K vá de WC, DeepCool LT720, Arctic Liquid Freezer II 360.

 

O melhor air cooler que encontra aqui é o Noctua NH-D15 - que não cabe em qualquer gabinete, mede 165mm de altura, o  que fica no limite do H9, e se precisar subir o fan para não pegar na memória vai dar xabu.

 

Quando ao TDP - vide o que a Noctua diz aqui, que isso não é uma referência consistente*, por isso ela usa o NSPR - Noctua’s Standardised Performance Rating, que para o NH-D15 Chromax o índice é "183".

 

https://noctua.at/en/noctua-standardised-performance-rating

 

* Em todo caso, para o Assassin III e IV a Deepcool informa 280W. O Assassin III tem performance melhor que o IV.

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, os são modelos de alta performance, de marcas conceituadas, mas não espere que vão deixar um Intel high end "geladinho". 😜 

 

A propósito, algumas mídias especializadas gringas consideram o Lian Li Galahad II Performance 360  o melhor dos WC de 360mm, tem na K'bum por módicos R$ 2.399,00

 

No mercado tem também alguns modelos de 420mm - caso o gabinete suporte; como Arctic Liquid Frezer II 420 - R$ 1.030,00

 

Com o consumo liberado é provável que nem mesmo WC de 420mm vai manter um i7-13700/14700K, i9-13900/14900K abaixo dos 80 graus em uso intensivo. Supostamente o i7-13700K atinge 281.793W de consumo.

 

Sugiro esse Vídeo do Hardware Canucks sobre refrigeração dos Intel 13ª geração - valido para a 14ª que é só um "refresh"; esclarecendo alguns pontos.

  • São CPUs quentes, muito quentes.
  • Trabalhar acima de 80 graus não reduz a performance.
  • Não existe WC ou AC que deixe "geladinho", se a placa-mãe deixar o consumo liberado. 🔥

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Dark Rock Pro 4 não vale o preço que pedem por aqui, ele não é melhor que o Noctua NH-D15 - R$ 850,00 o NH-D15 Chromax preto é R$ 999,99. |Melhor gastar o valor do Dark Rock Pro 4 num water cooler high end (vide acima).

 

No vídeo acima tem o desempenho de um DeepCool AK620* com o i5-13600K e i9-13600K.

 

Em ambos os casos para jogar o AK620 consegue manter temperaturas abaixo dos 80 graus, para render, e.g. Blender, não.

 

*  O AG620 é ligeiramente mais eficiente pois usa um fan mais forte.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Muito obrigado, só mais uma pergunta, você pode me dizer os melhores water cooler por menos de 1500 reais? eu acho que não vou pegar um i7 13700K é muito processamento para só jogar e fazer streaming, pretendo ir em um i5 13600K e não vou fazer overclock.

Acho que eu vou fazer a configuração de RTX 4070 TI + I5 13600K dependendo de como chegar o preço da RTX 4070 TI SUPER eu vou nela, o que você acha? 

E me perdoe por ficar fazendo perguntas, como to montando esse computador agora eu não quero cometer erros na hora da compra e me arrepender depois.

 

Muito obrigado por responder minhas dúvidas

É que eu não entendo muito bem sobre Water Cooler.

Um Water Cooler que eu estava de olho além dos que você recomendou é o NZXT X73 KRAKEN 360MM, o preço dele é um pouco mais caro do que o Dark Rock Pro 4.

Eu escolhi o I5 13600K por conta que ele é forte suficiente e não é tão quente e não gasta tanta energia quanto um I7 por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Walace14 disse:

... pretendo ir em um i5 13600K e não vou fazer overclock.

 

Pega um i5-14400K/KF é apenas R$ 100,00 a mais, em termos de rendimento tem pouca diferença, mas tem um software da Intel que melhora o desempenho em alguns jogos, que funciona só na 14ª geração.

 

 

12 horas atrás, Walace14 disse:

Um Water Cooler que eu estava de olho além dos que você recomendou é o NZXT X73 KRAKEN 360MM, o preço dele é um pouco mais caro do que o Dark Rock Pro 4.

 

Qualquer um destes WC:  DeepCool LT720, Arctic Liquid Freezer II 360 ou melhor, o 420 (desde que o gabinete suporte) ou o Kraken 360, vão atender o i5-13/14600K/KF

 

O LT720 tem 5 anos de garantia, os outros não sei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!