Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc não liga, mas placa-mãe e componentes ficam ligados


Ir à solução Resolvido por _Gabriel V,

Posts recomendados

Boa tarde, estou com um problema em meu pc no qual ele não liga, testei em diferentes tomadas e filtro de linhas, troquei e os botões power para o reset e nada. Tanto a placa-mãe, mouse e fone acendem indicando que está com energia, tirei a GPU e dei ligação direta pela chave de fenda, tirei tambem depois as memórias e fiz ligação direta mesmo assim nada, energia sendo reconhecida normalmente nos componentes. Evitei de tirar o processador ja que ele sempre tem chance de grudar por ser da amd, então quero tirar ele em uma ultima ocasião, o computador foi montado recentemente por mim mesmo, então sempre que jogo ou faço algum processo pesado verifico em tempo real porcentagem de uso, temperatura, energia e clock e a memória ram todos estavam otimos em temperaturas, uso e em consumo, meu amigo que sabe bastante sobre essa area, tem quase certeza que é fonte, queria algums outras opiniões sobre o assunto. Agradeço desde já.

Minhas config: 

GPU - RTX 3060 ti Gddr6 Galax
CPU - Ryzen 5 5600x

RAM - XPG Gammix D45 2x8 3600mhz DDR4 (funcionando ambas em dual channel 3200mhz)

placa-mãe - ASRock steel legends b450m
SSD Kingston 480gb
FONTE - XPG 650w 80 Plus Bronze

Filtro de linha iclamber 5
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A sua fonte é boa mas pode ser ela sim.

 

Dá uma verificada nos cabos da fonte que vão na placa-mãe (24 pinos e o da CPU), tira e encaixa de novo. 

 

Isso aconteceu da noite pro dia? Ou ocorreu alguma ocasião que justificasse? Tipo queda de luz ou algo do tipo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, _Gabriel V disse:

A sua fonte é boa mas pode ser ela sim.

 

Dá uma verificada nos cabos da fonte que vão na placa-mãe (24 pinos e o da CPU), tira e encaixa de novo. 

 

Isso aconteceu da noite pro dia? Ou ocorreu alguma ocasião que justificasse? Tipo queda de luz ou algo do tipo?

Um dia antes eu tentei apertei o botao para ligar o pc, não sei se foi impressao minha mas o pc não ligo de primeira, talvez eu tenha apenas errado na hora, e certo vou tentar tirar e colocar os cabos novamente. Teve uma queda de energia nesses ultimas tempestade mas meu pc estava desligado mas não lembro se estava fora da tomada pois não estava em casa na hora da queda de energia

2 horas atrás, Tiberio disse:

Está fazendo overclock nesse processador?

Não, deixei ele no modo padrão com a modo de desempenho alto, eu sempre deixei no modo de consumo de energia no alto em todos os pc que tive, então essa possibilidade acabei tirando.

3 horas atrás, Pedro Math.pi disse:

@Pedro Gil Dê um reset na BIOS.

O problema é que caso eu de o reset de BIOS não vou ter ou processador de um nivel mais baixo para atualizar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Pedro Math.pi disse:

@Pedro Gil Dê um reset na BIOS.

Sabe me dizer se o pc ficar muito tempo sem energia a BIOS pode resetar? Porque como disse antes não tenho nenhuma forma de atualizar a BIOS novamente e hoje em dia está muito caro para pagar alguém para esse serviço, caso tenha essa chance posso ligar a fonte a cada 2 dias pelo menos para não ter esse perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedro Gil disse:

O problema é que caso eu de o reset de BIOS não vou ter ou processador de um nivel mais baixo para atualizar novamente.

Reset de BIOS é você resetar as configurações dela, e não atualizar ou algo do tipo.

 

Você consegue fazer isso tirando a bateria, aquela pilha redonda tipo moeda que tem na placa-mãe, espera uns segundos e coloca de novo. Isso não é nada perigoso e pode ser uma possível solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2024 às 21:23, _Gabriel V disse:

Reset de BIOS é você resetar as configurações dela, e não atualizar ou algo do tipo.

 

Você consegue fazer isso tirando a bateria, aquela pilha redonda tipo moeda que tem na placa-mãe, espera uns segundos e coloca de novo. Isso não é nada perigoso e pode ser uma possível solução.

Fiz e infelizmente não foi, mesmo problema de sempre até tentei ligar pelo botao e ligação direta e nada, pelo visto o jeito vai ser esperar e testar uma nova fonte, caso não ligue nos mesmo jeito ja posso dar como morta a placa-mãe certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

@Pedro Gil Esse problema pode ocorrer por causa da fonte, placa-mãe e até processador. Sua placa-mãe tem aquele mini speaker pra saber se está bipando? 

não tem o speaker seria de uma grande ajuda, assim provavelmente ja saberia o problema ou teria noção, mas cou esperar fonte chegar dia 29 e assim eu vejo o que dar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!