Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Steam Link oscilando impossibilitando de jogar LAN


Ir à solução Resolvido por gabrieltestoni,

Posts recomendados

Olá a todos, eu sou bem leigo nessas coisas então espero contar com vocês para sanar está minha dúvida.

 

Recentemente comprei Alan Wake 2 para jogar e logo de cara experimentei utilizar o steam link para jogar no quarto pelo telefone, consegui conectar e realizei os procedimentos que pedia para melhorar a estabilidade da conexão, mas notei que pagava muito durante a gameplay, foi aí que decidi ir mais perto do roteador (fui chegando mais perto até chegar no cômodo dele) eu não sei o que levaria a dar um lag desses visto que o serviço roda via LAN então procurei utilizar outro serviço parecido, o Parserc. Configurei novamente e fui para a gameplay, nos primeiros um minuto não tinha apresentado nenhum lag nos comandos mas aconteceu da mesma forma com o steam link, tentei diminuir a qualidade, o tamanho da resolução, mexi na quantidade de bits do vídeo e nada resolveu, instável DEMAIS

 

Minha dúvida é se isso poderia ser resolvido com a aquisição de um roteador mais moderno ou com a troca do plano e se eu precisaria comprar uma laca de rede para meu computador.

 

Atualmente meu roteador é um Archer C20w v5 (o w é a versão com "wisp brasileiro" pelo o que entendi) com um plano de 200 megabits (eu também não sei como medir isso, as únicas informações que consegui é que são 100 download e 100 upload) no meu computador chega a 80 ~ 90 Mbps, não sei se a placa de rede limita a velocidade mas sei que o limite do roteador é 100 mbps em cada porta LAN... Então pensei em comprar um roteador na Aliexpress (AX3000T, Redmi AX3000 ou então algum modelo da Huawei que acredito ser melhor por causa do idioma) mas até agora o que me impede é o medo de ter que comprar uma placa de rede pro Pc também e o roteador não melhorar está instabilidade de navegação que tem na WAN da minha rede...

 

Recapitulando: O plano de internet é de 200 megabits (100 download 100 upload) o roteador utilizado é o Archer C20W V5 que oferece até 100 megabits nas portas LAN, a placa-mãe do meu computador é uma B450M Gaming Br da ASUS (não achei o modelo da placa de rede da placa-mãe).

 

Obrigado por ler até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá, tudo bem?

Seguinte, vou deixar um Vídeo que fiz para você verificar se sua placa-mãe suporta rede Gigabit, caso não suporte você terá que colocar uma placa de rede. ( o Vídeo está com qualidade baixa, liga o audio que fica mais fácil)

 

Em relação a sua internet, caso o jogo seja online, você precisa de um plano melhor! Pelo menos 300MB. Mas antes de alterar o plano liga pra provedora e pede um dia de teste pelo menos para ver se resolve (já com o modem novo!)... Trabalho em uma provedora e volta e meia monitoro gamers, geralmente o consumo passa de 100MB.

Já o modem, indico comprar esse mesmo que você mencionou AX3000T. Lembrando que talvez você precise avisar sua provedora caso o PPoE (seu usuário da provedora) esteja configurado em seu roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrieltestoni Obrigado pela resposta! bem, eu segui o tutorial do vídeo, eu sabia dessa opção mas por algum motivo eu achava que alterar ela fosse prejudicar o desempenho de alguma forma (não tem nenhum sentido no final das contas hahaha) e realmente, eu não sabia que dava pra confirmar desta forma, ainda bem que é Gigabit, economizei uns bocados nisso fico muito grato. 

O jogo em questão era o Alan Wake que é offline então nisso tenho uma certa vantagem, realizei diversos testes e cheguei na conclusão que o problema em si é no sinal do roteador que é muito fraco, eu vou mudar ele para perto do quarto e provavelmente adicionar um switch pra ter um controle melhor dos APs que eu colocar aqui em casa (com a aquisição do roteador novo vou reutilizar o velho como AP). 

E aproveitando que trabalha em uma provedora, eu não achei muitas informações sobre o Gpon (É uma caixinha branca que recebe a fibra eu acho) eu não sei se ele faz alguma alteração no roteador e se eu precisaria me preocupar com ele atrapalhando em alguma coisa, enfim. Sobre a provedora você me deu uma boa ideia, a provedora faz testes de até 10 dias com internet de até 700 megabits, vai ser bacana fazer um teste desses já pra sentir a diferença. 

eu vou avisar a provedora da troca mas vou exigir meus dados para eu mesmo realizar a configuração, eu dei uma olhada no roteador esses dias e achei o tipo, o usuário e senha no meu roteador, imagino que eu so precise configurar aquilo no novo roteador para ter o acesso ao plano.

com isso muito obrigado, ajudou bastante mesmo.😁

Nota: eu não tenho o teste anterior mas o ping diminuiu consideravelmente (ping antes era 35)
image.png.56c05a506c5a5d43f3fbf9cf2cb5375f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2024 às 19:10, Maycon D. disse:

E aproveitando que trabalha em uma provedora, eu não achei muitas informações sobre o Gpon (É uma caixinha branca que recebe a fibra eu acho) eu não sei se ele faz alguma alteração no roteador e se eu precisaria me preocupar com ele atrapalhando em alguma coisa, enfim.

Esse equipamento faz somente a conversão de fibra.

Algumas provedoras utilizam ele para colocar seu usuario PPoE, mas normalmente fazem apenas a conversão pois se trata de um equipamento com pouca capacidade de processamento e memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!