Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete compacto e temperaturas altas


Posts recomendados

Olá!

 

Recentemente montei um pc novo e acabei escolhendo um setup mais compacto, utilizando o gabinete hx100 da Pichau (quase comprei outro menor ainda, mas acabei optando por este no fim). O gabinete é bem compacto e bonito, gostei bastante do visual. Inclusive, comprei uma fonte modular, o que facilitou um pouco o cable management. Masss... estou com problema em relação as temperaturas. Vou deixar já o meu setup completo aqui e explico mais em seguida:

 

2x8gb ram dddr4 3200

Core i5 12400f
placa-mãe ASUS prime h610m-a d4 micro-atx
fonte msi a650gf 650w 80 plus gold modular
placa de Vídeo gigabyte RTX 3060 windforce oc 12gb gddr6
2 fans cooler-master mobius 120mm (um em cima do gabinete tirando ar e outro embaixo botando)

SSD wd blue sn570 2tb M.2

Aí a questão é a seguinte: quando a temperatura ambiente está em torno de 30 graus e eu jogo algo pesado, o processador e a placa de vídeo chegam a pegar 90+ graus. Com certeza essa temperatura não é ideal, mesmo jogando. E eu não gostaria de ter que fazer underclock no meu hardware.

 

Vocês tem algumas dicas do que posso fazer/comprar para baixar um pouco essas temps? Por exemplo, caberia um water-cooler no meu setup? e isso resolveria? Enfim, qualquer dica é bem-vinda.

 

Inclusive, estou anexando um vídeo que gravei mostrando o pc por dentro, pra vocês terem uma ideia do espaço e de como as coisas estão montadas.

 

Obrigado desde já!

 

vídeo mostrando meu setup atualmente -> https://youtu.be/S1oUOVzay5Y

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente colocar o fan que esta no topo na lateral, soprando sobre o air cooler.

 

Melhor é substituir o cooler box por um DeepCool AG400, montando o fan no lado contrário do convencional - atrás da torre, mas soprando na direção do dissipador.

 

Nesse o gabinete tem que levar em consideração que a fonte puxar ar de dentro do gabinete e expulsa em cima, então a orientação de fans não pode ser a convencional. Se colocar um cooler torre da forma convencional, o fan dele ficará fazendo "cabo de guerra" com o fan da fonte.

 

Coloque uma fan atrás soprando para dentro. 

 

Assim fica:  fan traseiro > fan do sair cooler > dissipador do air cooler > Fan da fonte > exaustão = fluxo de ar na mesma direção.

 

Do jeito que esta, o fan embaixo da GPU esta jogando ar quente da GPU na direção do air cooler. Experimente colocar o fan debaixo da GPU soprando para fora.

 

Neste tópico usuários do modelo colocam suas soluções de refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos
Valeu pela resposta, parceiro!

Já vou deixar aqui um vídeo novo do setup: https://www.youtube.com/watch?v=v4lq_t1w1Dw

 

Então, fiz o seguinte: comprei um AG200, que é um pouquinho menor (92mm), pois o AG400 pelo que vi não caberia no meu gabinete. Como tu pode ver no vídeo novo que gravei, o AG200 já vai até o limite da lateral.

 

Vi reviews desse cooler no yt e todo mundo tava elogiando bastante e tal. Então fui na fé. Até porque, segundo o fabricante, esse cooler é pra processadores de até 100w de tdp e o meu vai até 65w.

 

E cara, tu acredita que a diferença de temperatura pro processador foi quase nula (margem de erro, basicamente)? pra placa de vídeo também não fez diferença nenhuma (o que já era esperado). Mas o pior de tudo: os pcbs em geral da placa-mãe agora tão atingindo temps até mais altas que antes. Provavelmente porque, diferente de como era com o cooler padrão do 12400, não tem mais o sopro indo na direção da placa-mãe.

 

Tirando essa mudança, outra coisa que fiz seguindo a tua dica foi tirar aquela fan inferior e colocar ela na traseira do gabinete, jogando ar pra fora. Isso parece que melhorou um pouco a temp geral. Ou seja, isso foi até mais eficiente do que o cooler novo. Mas, ainda assim, as temperaturas jogando chegam a 80 e poucos graus. O que não me parece bacana.

 

ps: fiz testes de stress na msma cena de um jogo com fps desbloqueado, antes de trocar o cooler e depois.

 

E agora? quem poderá me defender? será que estou fadado a ter um mini-forninho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Zarkatan disse:

...cooler é pra processadores de até 100w de tdp e o meu vai até 65w.

 

65 W é no PL1, acima a Intel informa que é 115w, mas na pratica é mais. PL1 de 65W limita o clock do Turbo Boost, reduzindo o desempenho.

 

Devolve esse AG200, air cooler com TDP de 100w é subdimensionado para o i5-12400F.

 

Não a restrição para o AG400, que tem 150mm de altura e o HX100 suporta:

  • Tamanho máximo da CPU: 155 mm
Citação

 ...diferente de como era com o cooler padrão do 12400, não tem mais o sopro indo na direção da placa-mãe.

 Exato, por isso é bom o fa  na lateral esquerda - supondo que o seu HX100 seja o Mesh, se for com vidro na lateral não adianta.

 

Citação

Tirando essa mudança, outra coisa que fiz seguindo a tua dica foi tirar aquela fan inferior e colocar ela na traseira do gabinete, jogando ar pra fora. Isso parece que melhorou um pouco a temp geral.

 

O fan traseiro não é jogando ar para fora, é jogando para dentro, invertendo o fluxo de ar, por isso o fan do air cooler precisa estar atrás do dissipador, soprando contra ele, para que o fluxo de ar fique alinhado com o fan d fonte.

 

Do jeito que esta o fan do air cooler do CPU puxa ar para trás e o fan da fonte puxa ar para frente, ambos pegando ar da mesma região - logo falta ar.

 

Esse gabinete não é convencional, tem que pensar "fora da caixa" na instalação. 😉 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos
Putz, mas te juro que não tem espaço pra um cooler de 155mm aqui kkkkk
Esse que coloquei ja fica a, NO MAXIMO, 1cm da tampa da esquerda. Se é que da 1cm.

E sobre a questão da fonte, ela na verdade ta com a ventoinha virada pra frente do gabinete, então não tem briga com o cooler do processador. Tu acha que faria muita diferença ela virada pro outro lado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!