Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Logitech g435 não permite calibrar volume do microfone: Defeito no windows?


Posts recomendados

Olá pessoal, essa semana comprei um headset gamer da Logitech, o modelo G435. Para quem não sabe, o G435 é um headset gamer sem fio, que utiliza a tecnologia lightspeed da logi, porém numa construção mais simples, com microfone embutido etc
https://www.logitechg.com/pt-br/products/gaming-audio/g435-wireless-bluetooth-gaming-headset.981-001049.html

Pois bem, o headset chegou hoje, fui testar e estou tendo problemas com microfone e esses problemas estão num nível em que eu não sei se meu windows que tem algum problema, se é o fone que veio com defeito ou se sou eu quem estou sendo exigente. Para melhorar a situação, meu windows está com erro no windows update e não consegue instalar novas atualizações, mas vamos aos pontos:

1- Não consigo regular o volume do microfone pelo painel de controle do windows, nas configurações de Som:
  image.png.b0d385f709f8e4cf8692c7387053f861.png
Por mais que eu arraste aquela barrinha ali o volume *não muda*. Um adento importante é: tentei realizar essa mudança de volume em um laptop samsung velho aqui de casa, que roda windows 10 e sofri do mesmo problema: Eu mexia na barrinha de volume porém a intensidade do som não mudava. 

2- O headset tem uma atualização de firmware de 23 de janeiro de 2022, eu tentei instalar ela e deu erro, depois fui conferir a versão do driver do headset no painel de controle e ela é de 3 de novembro de 2022, então provavelmente o headset ja veio de fábrica com a firmware mais recente. PS: Até então, antes de trocar de headset, estava usando uma versão desatualizada do driver da realtek indicado para minha placa-mãe, decidi atualizá-lo para ver se algo ia mudar, nada mudou, muito provavelmente porque o g435 possui drivers próprios que não se comunicam com esses da realtek, especialmente por ser USB e não P2.

3- A qualidade do som do microfone está significativamente pior do que gravações que vi na internet, a supressão de ruído parece ser nula uma vez que quando fico calado o microfone transmite um chiado estático. Se eu pudesse ao menos diminuir o volume do microfone para conter esse chiado em programas como discord, que ja contam com ferramentas para ajudar na detecção de voz/supressão de ruído. Porém, nem regular o volume do microfone pelo windows eu consigo. 

4- O controle de volume do alto falante headset é apenas um botão que aumenta e diminui o volume do próprio windows, ele não conta com um controle de volume independente (isto é, não controla a intensidade do som que sai de seus alto-falantes), apenas aumenta ou diminui o volume dentro do próprio mixer do windows. Além disso, estive tendo problemas para regular o volume das coisas no mixer, mesmo abaixando a barra de som de uma fonte de som específica (por ex. sons do sistema), a intensidade do volume permanece inalterada. 

Resumindo: NÃO consigo regular o volume do microfone de maneira alguma e tenho quase nenhuma liberdade para regular a intensidade do som dos alto-falantes no headeset. Além disso, o G435 já não possui compatibilidade com nenhum software específico, como o da própria logitech, que ajude a calibrar seu som.

Minha dúvida é: Mantenho esperanças de melhorar a qualidade do headset caso consiga resolver o problema do meu windows ou tudo isso já é caso de pedir reembolso por arrependimento da compra?
Se alguém que já usou esse headset/possui ele puder me dar dicas de como calibrar o volume, também estarei muito grato.

Por fim estou bem decepcionado com a qualidade desse headset no quesito de calibragem de volume, pelo valor (R$ 415) e por ser da linha gamer da logitech imaginei que seria algo com mais recursos.

Specs do PC: 

Fonte Corsair 600W
RAM (4x) Corsair 8GB DDR4 2666MHz
GPU Galax GeForce RTX 3060 Ti 8GB GDDR6x
placa-mãe ASUS EX-A320M-Gaming 
CPU Ryzen 7 5700x @3.40 GHz
Windows 10 instalado em um Kingston SSD 120Gb (modelo exato não lembro, porém é de uma linha de 2013/14)
1 HDD Samsung 1tb 
1 SSD adata 920gb
1 SSD adata M.2 480gb 

Atualizações do windows instaladas: image.png.f2769856ba397b1e602d51227c3ebe89.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Gabryel Aires Então, eu desisti de tentar encontrar uma solução pelo windows, eu creio que o headset, por conta de sua construção + simples de plug and play, não tem um controlador interno de volume de microfone, que responderia aos comandos do windows. Da mesmo forma, ele não tem um controlador interno pro volume de seus alto-falantes (possui apenas a configuração de aumentar o limite de 85 pra 100db). Eu consegui desenvolver uma solução boa o bastante instalando um programa chamado voicemeeter banana, vou deixar os links que usei pra aprender a configurá-lo

Sobre as atualizações do windows, eu vi no fórum da microsoft que esse está sendo um problema geral entre usuários do windows tentando instalar as últimas atualizações. Como era um problema por parte da microsoft, a ''solução'' é esperar eles resolverem essa zica, desde que parei de tentar resolver isso nem fui ver se já tinha como baixar uma atualização sem defeitos. 

Mas, voltando ao voicemeeter banana, ele foi o programa que basicamente conseguiu ajudar a contornar esses problemas de ruído no microfone etc. Não é um programa perfeito, mas é gratuito e sustentando por doações, então todos os recursos que ele tem a oferecer estão disponíveis pra qualquer usuário. Ele é um programa usado para calibrar som e separar faixas de áudio, geralmente usado por streamers e youtubers. Ele necessita da instalação de um driver próprio que chama virtual cable, esse driver substitui o driver de som do windows porém ele não causa nenhuma incompatibilidade ou tela azul, não precisa fazer nenhuma maracutaia caso você se arrependa, é só desativar no painel de controle ou desintalar.

No meu caso, eu optei de usar ele só para o microfone do headset, então ele capta o som do microfone, faz as modificações no som que você calibrou para ele fazer e libera o som nesse cabo virtual, sem atraso algum. Esse cabo virtual é o dispositivo que os programas do seu pc vão usar como input de voz (Ou seja, ao invés do dispositivo de captura ser seu microfone, será o cabo virtual). Como eu não configurei nada na parte dos alto-falantes, tudo continua funcionando normal como se o programa n tivesse sido instalado nessa parte. Dentro do programa, você consegue configurar a frequência do som, volume, sensibilidade/limiar de captura de som, entre outras coisas, foi através disso que consegui elevar a qualidade do som do microfone para algo aceitável. O voicemeeter precisa ficar o tempo inteiro ligado, rodando ao fundo, para que essas alterações aconteçam, eu consegui colocar ele para iniciar com o windows sem pesar em nada no meu sistema, ele quase não consome recursos. (OBS: Existem 2 ou 3 tipos de voicemeeter, o que eu uso é o ''banana'', que parece ter os melhores recursos para microfone e afins) 

Tutorial que ensinou a instalar o voicemeeter banana: 


Tutorial que deu dicas de como configurar o microfone no voicemeeter banana:
https://www.oficinadanet.com.br/headphones/29737-como-melhorar-o-som-do-microfone-do-headset-para-jogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!