Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fluxo de ar, Gabinete Montech Air 903 Base, 6 fans iguais 1 diferente


Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Boa tarde, eu comprei esse gabinete, é um Montech Air 903 Base (https://www.terabyteshop.com.br/produto/25215/gabinete-gamer-montech-air-903-base-mid-tower-e-atx-white-sem-fonte-com-3-fans) e também comprei para colocar de fans nele essas excelentes aqui da Cougar (https://www.fantasygaming.com.br/cooler-cougar-mhp120-pack-3un-).

A minha dúvida é que: o gabinete virá com 3 fans de 140mm de alto desempenho, eu posso colocar essas 6 da Cougar nesses lugares a seguir?

- Montech Air 903 Base (ventoinhas)

3 Frontal (Cougar MHP120)
3 Superior (Cougar MHP120)
1 Inferior na traseira do gabinete (HP140 PWM; que vem com o gabinete)

ou seja, ficariam 7 fans no total.

A minha dúvida é: eu posso usar fans diferentes? eu tiraria as 2 de 140mm que vem com o gabinete, da parte da frente e deixaria só a traseira para poder usar todas as 6 fans que comprei da Cougar.

Agradeceria muito a opinião dos senhores se eu posso ou não, e se vai ficar bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio Beleza, muito obrigado, uma última pergunta irmãozinho, você acha melhor eu deixar essas 6 fans da cougar pro outro gabinete que comprei pro computador da minha mãe e ficar somente com essas 3 de 140mm no Montech Air 903 Base que vai vir com ele? lembrando que a CPU e GPU que vou pegar é um I5-13600KF + RTX 4060 ti, por isso minha preocupação com resfriamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, One-Above-All disse:

você acha melhor eu deixar essas 6 fans da cougar pro outro gabinete que comprei pro computador da minha mãe e ficar somente com essas 3 de 140mm no Montech Air 903 Base que vai vir com ele?

Sim.

 

4 minutos atrás, One-Above-All disse:

lembrando que a CPU e GPU que vou pegar é um I5-13600KF + RTX 4060 ti, por isso minha preocupação com resfriamento.

Vai fazer Overclock nesse processador? 

caso pense em fazer já deveria comprar um bom WaterCooler.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio mesmo sem overclock, nos testes dele (I5-13600KF) com a RTX 4060 TI, ele atende bem o que eu preciso, roda todos os jogos no ultra acima de 60 fps, e em alguns que não roda no ultra, no alto (high) já fica acima de 70 fps.


@Tiberio infelizmente já comprei o processador, tava em promoção na loja que explode, 1.899.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você vai usar air cooler não coloque 3 fans no topo, pois o fan (ou fans) que ficar na frente da placa-mãe vai roubar ar frio que entra pela frente, antes que cheque no air cooler, placa-mãe. Vide este teste da NZXT com o H6 confirmando o efeito negativo de fan no topo nesta posição.

 

Esta furação de 3 posições no topo dos gabinetes é para instalar radiador WC de 360mm.

 

Em todo caso, como já comprou os fans, se instalar os 3 no topo coloque o da frente num conector individual da placa-mãe e coloque na RPM mínima, fica "de enfeite". 😜 

 

Quanto a misturar marcas, tamanhos... de fans não tem problema.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos você acha que só com as 3 fans de 140mm que vem no gabinete já daria conta de refrigerar?

Se eu ficasse só com essas 3 fans de 140mm e deixasse as 6 que eu comprei para outro gabinete, eu deixaria 2 frontal 140MM e 1 traseira 140MM

Qual é melhor das duas opções?

Primeira opção: 3 Fans 140MM que já vem no gabinete

2 Frontal, 1 Traseira

Segunda opção: 6 Fans 120MM Cougar MHP120

3 Frontal, 2 Superior, 1 Inferior

Qual refrigeraria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do hardware que vai usar  a opção 1 pode atender.

 

Esse teste é do 903 Max - com os 4 fans 140mm; com o air cooler Montech Metal num Ryzen 7800X3D, ficou com boas temperaturas, principalmente no engine que simula jogos. O vídeo tem legendas em Português.

 

Neste, com um Ryzen 5900X e air cooler - acho que Noctua NH-D15; note como o painel mesh frontal tem pouco impacto na temperatura - apenas 1 grau.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!