Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificação em Volante de pc.


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Ola pessoal. Este e meu segundo tópico no fórum e preciso da ajuda para da continuidade a um projeto que pretendo começar a fazer aqui em casa.
Tenho um volante( Genérico) da marca Dazz que é 4 em 1. consegui converte-lo de 4 pilhas AA para carregador de celular. porém com o tempo de uso os potenciômetros estão começando a oscilar. fazendo com que fique virando muito pra um lado e pouco para o outro. isso quando não fica virando pra tudo que e lado com o volante parado. Então estive pesquisando por potenciômetros e sobre as resistências que eles tem. o atual e um b200k que tem 200º de rotação. porém achei alguns que me parecem bem robustos e outros que são selados e de voltas múltiplas. minha duvida e sobre qual escolher levando em conta o "sistema" de energia que o volante usa hoje. na conversão que fiz de 4 pilhas AA(6volts) para carregador de celular eu utilizei uma fonte com 5 volts porém com uma corrente de 2A. ja que o volante funcionava com 4 pilhas, mas so com 3 ele funcionava normalmente. porém a duração das pilhas eram menores.
os potenciômetros que encontrei são:
https://shopee.com.br/Potenciômetro-RV24YN20S-101-102-B103-104-105-201-202-203-204-254-302-303-501-502-503-504-K-10-100-500-200-ohm-i.689795045.11688637116?sp_atk=bf34f44d-ed22-4832-8ba7-979067a3f472&xptdk=bf34f44d-ed22-4832-8ba7-979067a3f472

e o de voltas múltiplas?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2043188531-potenciometro-multivoltas-modelo-3590s-10k-10-voltas-_JM?variation=#reco_item_pos=0&reco_backend=vip_pads_up_ranker_retrieval_marketplace&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-pads-up&reco_id=db1b272a-37b1-4191-82a9-9447acd8754e&reco_backend_model=ranker_vip_pads_up&is_advertising=true&ad_domain=VIPDESKTOP_UP&ad_position=1&ad_click_id=NjQ3MzdiYmItOWVhOS00ZmJkLTk2NjMtOGQ2MTJjNDI3NDc4
Duvida é? qual desses se enquadra melhor nesse projeto e num outro que pretendo fazer um Manche de simulação de Voo.
agradeço quem puder dar essa ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
13 horas atrás, Felipe Freitas FIgueiredo disse:

nesse projeto

Se for apenas para troca, use o de mesmo valor (500K) e tipo (linear, log, antilog ...). Também veja se a mecânica (tamanho, encaixe...) é igual

 

13 horas atrás, Felipe Freitas FIgueiredo disse:

outro que pretendo fazer

Este depende do seu projeto e circuito. Fale mais sobre ele se achar que deve. Com desenhos, figuras, fotos e etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.ifBem sobre o potenciômetro do volante, a ideia e por um que seja o mais preciso possível. minha duvida quanto a resistência seria se quanto maior o valor mais "suave" e "precisa" seria a torção do volante. mas pelo que você me falou já tenho uma ideia de qual escolher para o volante.

Sobre o manche. o projeto usaria um Arduino Leonardo + 4 potenciômetros(2 para os eixos X e Y, 1 para os pedais e 1 para a manete de potencia.) e pelo menos 3 botões para armas e outras funções.
Esse projeto do manche ainda esta bem embrionário. ainda estou estudando como fazer a parte mecânica. minhas maiores duvidas são com relação aos potenciômetros mesmo(precisão e suavidade de movimento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Felipe Freitas FIgueiredo disse:

duvidas são com relação aos potenciômetros mesmo(precisão e suavidade de movimento).

Entendi amigo. Mas eletronicamente falando estes dois parâmetros são controláveis pelo sistema tanto hw como fw e não necessariamente pela qualidade do produto. E o valor de resistência não têm conexão com eles. Já o tipo multivoltas dá mais precisão e suavidade mesmo mas claro seu sistema tem que estar apto pra ele. Uma alternativa muito lôka caso prefira o 3/4 de voltas é você elaborar um sistema moto-redutor: várias voltas farão o pot mover 1 pouco só. Algo como uma poliona no pot acoplada a uma poliínha no seu volante com um barbante. Algo como daqueles rádios antigos...

Mullard_R5225A_006.jpg

 

Tinha até um menos velho que era de sintonia de tv que já era um pot multivoltas com motorredutor... não estou a achar com facilidade no google.. só na memória - ou vaga lembrança -  mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!