Ir ao conteúdo

Vale a pena fazer undervolt no Ryzen 5 5500?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Meu Ryzen 5 5500 está batendo 87º no Fortnite, por conta disso comprei um Deepcool AG400 para substituir o meu Aircooler atual (Rise Mode Z2) e tentar resolver o problema.

No entanto, pesquisando na internet, acabei me deparando com algumas informações como undervolt, pbo, curve optimizer.. Ainda não sei bem o que significa cada uma, mas vi que consigo manter o desempenho e abaixar consideravelmente minha temperatura, minha dúvida é: Vale a pena?

Postado
23 minutos atrás, fuwateatime disse:

Meu Ryzen 5 5500 está batendo 87º no Fortnite, por conta disso comprei um Deepcool AG400 para substituir o meu Aircooler atual (Rise Mode Z2) e tentar resolver o problema.

No entanto, pesquisando na internet, acabei me deparando com algumas informações como undervolt, pbo, curve optimizer.. Ainda não sei bem o que significa cada uma, mas vi que consigo manter o desempenho e abaixar consideravelmente minha temperatura, minha dúvida é: Vale a pena?

Undervolt: diminuir a tensão que o processador está usando

PBO: Todo processador roda num clock maior que o base. "PBO" é o recurso que faz isso no caso da AMD>

Curve Optimizer: é controlar a curva de tensão/clock que o PBO usa.

De qualquer forma, você sempre quer que o processador rode na menor tensão possível, para gastar menos energia e esquentar menos. Mas se baixar de mais, o PC fica instável. É tentativa e erro até achar o ponto de equilíbrio.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni  Você acha que vale a pena buscar entender melhor sobre isso e aplicar no meu PC?

Encontrei esse vídeo aqui que basicamente entrega tudo pronto o que eu devo fazer, mas antes de aplicar eu buscaria estudar um pouco o tema pra ter certeza de que não estou fazendo besteira.

Aliás, tenho uma dúvida, esse procedimento pode reduzir a vida útil do processador?

• Solução
Postado
15 minutos atrás, fuwateatime disse:

@Imakuni  Você acha que vale a pena buscar entender melhor sobre isso e aplicar no meu PC?

Sim.

16 minutos atrás, fuwateatime disse:

Encontrei esse vídeo aqui que basicamente entrega tudo pronto o que eu devo fazer, mas antes de aplicar eu buscaria estudar um pouco o tema pra ter certeza de que não estou fazendo besteira.

E é exatamente esse o problema. Você não deve pegar tudo pronto. Se fosse só colocar os valores que um vídeo de youtube aleatório fala, você não acha que o fabricante já teria feito isso por você?

Overclock e seus derivados é um processo manual. É tentativa e erro, você vai tunando a máquina aos poucos.

17 minutos atrás, fuwateatime disse:

Aliás, tenho uma dúvida, esse procedimento pode reduzir a vida útil do processador?

Não vai nem aumentar, nem reduzir: se mexer só na tensão para diminuir a temperatura, o desempenho da máquina continua o mesmo. Ela não vai durar nem mais, nem menos por causa disso.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...