Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela Azul: Nova Memória (3600 MHz) em Hardware Antigo (B350) Rodando à 3200 MHz


Ir à solução Resolvido por MastertechBR,

Posts recomendados

Caros,

 

Adquiri esta semana uma memória da Corsair (capacidade 32 GB (2*16 GB), velocidade 3600 MHz, modelo CMK32GX4M2D3600C18) porém ao tentar colocar na minha placa-mãe atual (ASUS B350 F Gaming) com CPU Ryzen 1600, ela não rodou muito bem.

Admito que esta memória específica não está na QVL da placa-mãe porém como havia um modelo parecido, fui na fé e tentei mesmo assim. A memória aparentemente funcionou normalmente no modo auto, rodando a 2133 MHz, porém tentando rodar em DOCP (Standard ou não) a 3200 MHz, visto que 3600 MHz não é suportado pela placa-mãe, meu computador começou a dar tela azul.

Sendo assim, estou com dúvida quanto ao melhor método de proceder. A pessoa que recebeu em casa a peça enquanto eu estava fora disse que ela chegou bem quente, difícil até de segurar, e ela recomenda que eu devolva a pela, suspeitando que seja defeito nela. Não tenho muita certeza nisso, visto que a memória funcionou na velocidade "básica".

Minha outra opção é segurar e peça e comprar uma placa-mãe e processador novos. segundo minha pesquisa a placa-mãe ASUS TUF Gaming B450M-Plus II com um Ryzen 5600 é uma combinação com bom custo-benefício e a memória é citada na QVL (apesar de ser da linha 5000G, acredito que não faça diferença).

Gostaria de receber conselho de quem tem mais experiência com este assunto para decidir o caminho a tomar.

 

Desde já grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @AgeQuodAgis ,

 

Se deseja mesmo usar plenamente as memórias que comprou, rodando a 3600MHZ, o caminho a seguir é mesmo um upgrade de MB e Processador.

Qual seria o custo dessa ASUS TUF Gaming B450M-Plus II que voce viu? Pois atualmente tem excelentes modelos com chipset B550 que é bem mais atual.

Esse seria um bom caminho se o seu orçamento permitir....uma placa-mãe B550.

Quanto ao Processador, se voce já tiver VGA, será melhor escolher modelos da linha AMD 5000 series sem o G, pois assim vai aproveitar melhor a placa-mãe e as Memórias.

Outro detalhe, voce não listou a sua fonte de alimentação, qual seria?

 

Se tiver alguma duvida pode me falar aqui, espero ter lhe ajudado....👊🏽

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @MastertechBR , obrigado pela resposta.

 

Sobre o custo da placa-mãe, estou vendo por R$660,00 na Kabum, é um preço adequado para orçamento atual (~R$1.600,00) considerando que pretendo comprar junto uma Ryzen 5600 por R$900,00 na TerabyteShop ou Pichau.

Eu até olhei as placas B550(M) porém os modelos que encontrei nesta faixa de preço, como a MSI B550M Pro-VDH WiFi e ASUS Prime B550M-A, parecem ser mais básicas que a TUF, enquanto as melhore já pulam de preço para mais de mil reais... Porém, evidentemente, meu conhecimento sobre estas placas é bem limitado então se puder me recomendar algo apropriado agradeço.

Quanto a VGA, eu possuo atualmente um RTX 1050 Ti que pretendo trocar mais para o final do ano, por isso estou olhando a linha não-G.

Minha fonte atual é a Corsair 550W CX550 (CP-9020121). Se eu não tiver cometido nenhum erro no PcPartPicker, acredito que segure o upgrade sem problemas. Utilizo uma SSD M.2, Corsair MP510, como meu drive principal, suportado por uma HD de 1 TB, não lembro o modelo, e outra SSD SATA, Kingston A400. O CPU do cooler é o stock que veio com a Ryzen e as case fans são 2 stocks que vieram com o gabinete e 1 XPG Vento PRO 120 PWM.

 

Aproveitando o post, eu instalei a nova memória novamente porém desta vez ao invés de ligar o DOCP eu mantive o modo Auto e alterei apenas a velocidade para 2666 MHz, a velocidade que minha antiga memória (HyperX Fury 8 GB (2*4 GB), modelo HX426C15FBK2/8) e após aproximadamente 2 horas não tive nenhum problema. Rodei o Windows Memory Diagnostics e este não encontrou nenhum problem, rodei um ciclo do MemTest5 (Extreme1@anta777) e também não deu problema. De noite pretendo deixar rodando o MemTest86+ como último teste mas por enquanto estou positivo de que o problema realmente é a limitação do resto do hardware, não da memória.

 

Agradeço a atenção e se faltei com alguma informação por favor peço que aponte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá @AgeQuodAgis ,

 

Obrigado por detalhar as informações!!

Bem vamos lá sobre a questão da placa-mãe ser B450 ou B550, vou te enviar um link de vídeo,

para voce verificar uma explicação sobre ambos... e ter uma ideia melhor que vai lhe ajudar a escolher....

 

 

Já sobre o processador o que voce escolheu o Ryzen 5600 é uma escolha muito boa, pode ir tranquilo!!

 

Quanto a VGA, entendi e voce está no caminho certo, sobre a escolha do CPU que não seja G!

 

#Minha fonte atual é a Corsair 550W CX550 (CP-9020121)#

Suporta tranquilamente a configuração, pode ficar tranquilo também.

 

#Aproveitando o post, eu instalei a nova memória novamente porém desta vez ao invés de ligar o DOCP eu mantive o modo Auto e alterei apenas a velocidade para 2666 MHz, a velocidade que minha antiga memória (HyperX Fury 8 GB (2*4 GB), modelo HX426C15FBK2/8) e após aproximadamente 2 horas não tive nenhum problema. Rodei o Windows Memory Diagnostics e este não encontrou nenhum problem, rodei um ciclo do MemTest5 (Extreme1@anta777) e também não deu problema. De noite pretendo deixar rodando o MemTest86+ como último teste mas por enquanto estou positivo de que o problema realmente é a limitação do resto do hardware, não da memória.#

Muito bom voce ter feito todos estes testes, pois dessa forma voce mesmo verificou onde está a limitação atual e sabe agora como seguir...

Está de parabéns!!👋🏽

 

Depois de analisar o vídeo, me fala o que achou....E se tiver alguma duvida pode me falar aqui, espero ter lhe ajudado....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, @MastertechBR,

 

Perdoe-me pela demora em responder. Assisti o vídeo e achei ele bem bacana, pecando talvez apenas na falta de explicação de como identificar uma placa com um bom circuito de alimentação do processador mas acredito que seja algo que acharei a resposta em outros vídeos dele ou uma rápida pesquisa no google.

Acredito que para o meu caso não fará muita diferença entre uma placa B450 ou B550, visto que não tenho planos para adquirir um processador top de linha como o 5800x3D e a diferença entre PCIe 3.0 e 4.0 será mínima. Entretanto, a placa Gigabyte B550M DS3H que ele recomendou no vídeo está um preço não muito diferente da ASUS TUF que mencionei anteriormente então não está fora de questão também. Vou continuar pesquisando, mas agora tenho uma noção melhor do que olhar e como comparar. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @AgeQuodAgis ,

 

Fico feliz em saber que o vídeo tenha lhe ajudado de alguma forma, e esteja possibilitando a voce escolhas melhores!!🤩

Esse é o meu objetivo e minha motivação mesmo... ajudar e esclarecer...

 

Bom vamos agora as partes mais técnicas sobre as Placas Mãe, começando com a ASUS TUF Gaming B450M-Plus II:

VRM dela é esse aqui:

O TUF Gaming B450-Plus II, tem um MOSFET VRM discreto 8 + 2 fases que foi atualizado da versão anterior para conseguir atender os chips Ryzen de última geração, além de possuir dissipadores de calor ampliados reduzindo assim a temperatura nos MOSFETS desde que se use o processador em STOCK e com Air Cooler que ajuda a refrigerar a região.

 

Tem esse Vídeo aqui muito bom também do Lucas Peperaio, mas sobre a versão anterior da dessa placa-mãe a TUF Gaming B450-Plus sem ter o II no final:

 

 

Esse Vídeo mostra mais de perto o desempenho do VRM anterior, sabendo que na versão mais nova a II ele ainda foi melhorado para a Serie Ryzen 5000.

 

Depois de assistir o vídeo, me fala o que achou....E se tiver alguma duvida pode me falar aqui, e se desejar depois te envio sobre a placa Gigabyte B550M DS3H,

nos mesmos moldes, qual VRM e como se comporta.... espero ter ajudado!👊🏽

 

OBS: Já sobre sua observação aqui: "pecando talvez apenas na falta de explicação de como identificar uma placa com um bom circuito de alimentação"

Aquele canal é justamente uma entrada, onde ele tenta ao máximo simplificar as informações sem parecer muito técnico e sem aprofundar mesmo...

Para não "espantar" a galera, e fazer o possível para qualquer pessoa sem muito conhecimento consiga entender o essencial para poder escolher....

e que acaba atingindo o objetivo que é simplificar o máximo as informações...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!