Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de um hub 12 portas 5v para os fans + watercooler?


Posts recomendados

Estou montando um pc novo e preciso de ajuda quanto à refrigeração do mesmo.

Gostaria de saber se é viável o que eu quero fazer e se não estou cometendo nenhuma gafe (pois não tenho experiência nisso e também não manjo).

Pretendo colocar todos os slots de fans do gabinete, sendo incluso nisso um watercooler (ainda não sei se de 120mm, 240mm ou 360mm, me ajudem nisso também).

Minha ideia seria pôr a princípio 8 Fans da Aigo 120mm + 1 Watercooler Aigo 240mm - Sendo três inferiores, três laterais e um traseiro, e o watercooler 240mm + 1 cooler fan superior.

 

Eu precisaria de um HUB 12 portas pra isso? Conseguiria controlar os LEDS das fans? Precisaria também de uma controladora? Qual?

 

Tenho preferência por estes modelos de fans, pois acho eles lindos e são os que mais me agradaram até o momento

 

placa-mãe: B550M Aorus Elite - Socket AM4

Processador: Ryzen 7 5700x ou Ryzen 5 5600 (Ainda não me decidi bem se vale a economia)

Placa de Vídeo: Nvidia GeForce RTX 3060 12gb INNO3D

Gabinete: PICHAU HX700A ENTHUSIAST EDITION

Fans: Aigo AR12PRO White 120mm

Watercooler: Aigo ACSE240mm 

Hub: Hub ARGB DeepCool SC700, 12 Portas 5V, Black, R-SC700-BKNSNN-G

 

Desde já grato, boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada conector de fan da placa-mãe suporta até 1A, para não prejudicar sua placa por causa do excesso de fans vai ser necessário um hub ARGB, você quer colocar 8 fans, então precisa de um hub de 8 entradas ARGB que seja alimentado por uma entrada molex ou sata da sua fonte, Controladora Argb Cooler Fan Coolmoon 5v 3pin Até 8 Fans vai te servir bem possui 8 entradas pwm e 10 entradas ARGB, você vai conseguir controlar os leds das fans tanto pela placa-mãe quanto pelo controle da controladora se não me engano.

O Ryzen 7 5700x é um processador tranquilo no quesito aumento de temperatura, você pode usar um COOLER DEEPCOOL AG400 PRETO MODELO R-AG400-BKLNMC-G-1, se você morar em uma cidade bem quente compre um WC de 240mm para qualquer um desses dois processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2024 às 18:09, fredes disse:

Minha ideia seria pôr a princípio 8 Fans da Aigo 120mm + 1 Watercooler Aigo 240mm - Sendo três inferiores, três laterais e um traseiro, e o watercooler 240mm + 1 cooler fan superior.

Eu precisaria de um HUB 12 portas pra isso? Conseguiria controlar os LEDS das fans? Precisaria também de uma controladora? Qual?

Hub: Hub ARGB DeepCool SC700, 12 Portas 5V, Black, R-SC700-BKNSNN-G

 

Usando WC não precisa de fan na traseira, pois vai estar roubando fluxo de ar que vai para o radiador do WC no topo. O fan no topo se for colocado na frente do WC de 240mm também não vai ajudar - pode até atrapalhar; atrás do radiador extrai ar quente do VRM a placa-mãe. 

 

O HUB DeepCool linkado é só para a conexão de cabo de LEDs ARGB (5v, 3 pinos).

 

Além dele vai precisar de um HUB PWM para ligar os cabos das ventoinhas, as duas do radiador do WC 240mm estão ligados num cabo Y, então contam como uma só.

 

Esse HUB PWM tem 10 portas, é alimentado por um conector SATA da fonte e gerenciado pela curva de fan do BIOS através do cabo ligado num conector SYS_FAN (ou CHA_FAN) da placa-mãe. Note que esta conexão não tem relação com o frufru dos LEDs (ARGB).

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3512599479-hub-multi-fan-para-10-fans-3-e-4-pinos-pwm-_JM?matt_tool=83149186

 

Não exagerando no numero de fans consegue fazer todas as ligações só com uma controladora CoolMoon, que tem 8 conectores para fans PWM, 8 conectores para LED ARGB e 2 conectores para fita de LED ARGB. Atenção que tem que ser controladora que tem o conector PWM separado do conector ARGB, pois tem modelos baratos que junta tudo num conector de 6 pinos, nesta não consegue ligar os cabos do WC.

 

Em 13/02/2024 às 18:09, fredes disse:

Processador: Ryzen 7 5700x ou Ryzen 5 5600 (Ainda não me decidi bem se vale a economia)

 

O ganho de desempenho em jogos do 5700X em relação ao 5600 não vale a diferença de preço ~R$ 400,00.

 

Como o 5700X esta na faixa dos ~R$ 1.300,00 considere o Ryzen 5700X3D que esta por R$ 1.680,00 e tem performance em jogos bem próxima do 5800X3D, que custa ~R$ 2.300,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!