Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 minutos atrás, Ricardoreis61 disse:

@GuilhermeGB sim, o pc reinicia, não da Vídeo, ai da boot dnv com o xmp desligado.

Está usando quais modelos de memória RAM? Aparentemente está havendo conflito de compatibilidade. Se for memória comprada na China também, é algo meio que esperado.

Postado
2 minutos atrás, Ricardoreis61 disse:

@GuilhermeGB as memórias sao asgard, 2x8

Asgard já ficou conhecida como boa marca de RAM chinesa no passado, não sei como está hoje. Eles costumavam colocar bons chips em alguns modelos de memórias, mas não duvidaria se começassem a economizar agora que já conseguiram uma certa popularidade e confiabilidade do público.

Pra tentar conseguir os 3200MHz você terá que tentar fazer o overclock manualmente, comece copiando os ajustes do perfil XMP, você pode ver o perfil na aba "SPD" aí do CPU-Z. Você terá que tentar ir ajustando timings diferentes, talvez aumentar um pouco a tensão, ou ainda tentar se contentar com uma frequência mais baixa (3000MHz, algo do tipo), mas isso demanda tempo e paciência.

Postado

8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Asgard já ficou conhecida como boa marca de RAM chinesa no passado, não sei como está hoje. Eles costumavam colocar bons chips em alguns modelos de memórias, mas não duvidaria se começassem a economizar agora que já conseguiram uma certa popularidade e confiabilidade do público.

Pra tentar conseguir os 3200MHz você terá que tentar fazer o overclock manualmente, comece copiando os ajustes do perfil XMP, você pode ver o perfil na aba "SPD" aí do CPU-Z. Você terá que tentar ir ajustando timings diferentes, talvez aumentar um pouco a tensão, ou ainda tentar se contentar com uma frequência mais baixa (3000MHz, algo do tipo), mas isso demanda tempo e paciência.

voce sabe por onde eu começo a aprender sobre esses ajustes manuais? to bem perdido

Postado
16 horas atrás, Ricardoreis61 disse:

voce sabe por onde eu começo a aprender sobre esses ajustes manuais? to bem perdido

Sim, como eu disse no post anterior, você pode começar usando os mesmos parâmetros do perfil XMP padrão da sua RAM e ir tentando ajustar. Primeiro você aplica o XMP na BIOS, mas antes de reiniciar, você tentar fazer algumas alterações manuais, pode começar tentando diminuir a frequência de 3200MHz para um valor mais baixo, ou pode tentar aumentar os timings/latências. Só que você fica bem limitado na plataforma Intel, não sei se eles permitem você alterar a tensão da memória fora do que está estabelecido no perfil XMP, já que o overclock manual é bloqueado na BIOS de placas-mãe que não são dos chipsets Z (Z790, por exemplo). Nas plataformas da AMD o ajuste em memória RAM é totalmente liberado até em placas-mãe baratinhas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!