Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexão de fans do radiador do water cooler + fans do gabinete na placa-mãe


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá,

 

Tenho uma placa-mãe B550M DS3H da Gigabyte, e ela possui 1 CPU Fan e 2 Sys Fan. Meu cenário é o seguinte:

 

Tenho um water cooler onde o radiador tem 2 fans. Meu gabinete tem 3 fans adicionais, totalizando 5 fans. A bobina do water cooler está conectada no CPU Fan, e me restam apenas o Sys Fan 1 e 2 para conectar os 5 fans. Seria adequado eu comprar um splitter pwm 1t5 de 4 pinos e que seja alimentado pela fonte, ligá-lo no Sys Fan 1 ou 2, e daí ligar as 5 fans? 

 

Teriam alguma outra sugestão além da que dei (que não envolva a troca da placa-mãe, ou trocar por fans exclusivamente molex)?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Os dois fans do WC são ligados juntos com um cabo Y, então demandam apenas um conector SYS_FAN.


A propósito o ideal é ligar os fans no radiador do WC no CPU_FAN pois este conector controla a rotação dos fans em função da temperatura do CPU, já a bomba deve ficar om rotação constante, então liga no SYS_FAN e deixa em 100%.

 

No outro conector SYS_FAN pode ligar até 4 fans usando um cabo splitter 1-4.

 

Para ligar 5 fans tem a opção do cabo splitter, ou HUB, que tenha alimentação via Molex (ou SATA) que liga na fonte, assim não sobrecarrega o conector SYS_FAN da placa-mãe, que vai ter conexão só com os pinos PWM e sensor de RPM. Exemplo este cabo da AKASA.

 

81KhifYrlXL._AC_SX679_.jpg

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!