Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Trata-se de um HP com a marca Compac o que já é o suficiente para eu nem sequer olhar para ele devido ao trauma de rebaling que tenho com a marca HP mas, como pertence a uma amiga, topei dar uma olhada.

Ela ganhou a máquina fabricada em 2009 agora em 2024, disseram que está funcionando bem e que só perderam a fonte. Que poderia usar muito bem em seus estudos.

Alguns parafusos estão faltando o que indica que já foi desmontado.

Ao colocar uma fonte original HP nenhum sinal de vida aparente, nenhuma luz se acendeu e ao acionar o botão de ligar também nenhuma resposta.

Na bateria não medi nada no multímetro.

Abrindo as tampas, tudo está lá, os dois pentes de 2GB de memória, a placa de rede e o HD de 80Gb que analisado em outra máquina deu como alerta pelo crystal disk info e as partições são de linux.

A etiqueta do Win 7 está apagada sem condições de ler a chave original.

Tem uma folga na dobradiça da tela, devido a um parafuso meio solto, depois de apertar a folga sumiu.

Abrindo o gabinete e removendo a poeira, preta e fina, sem tufos de pelos, deu para notar que boa parte dos componentes está aparentemente em bom estado de conservação, exceto pela entrada de energia na placa-mãe:

Entrada.jpg.93a7efd6f11c50a9d92f69512a45f695.jpg

Até a parte do conector tudo ok testado no multímetro mas, do outro lado, trilhas rompidas:

Entradaverso.jpg.7fc2ecfa60ba0cadce52466022e16a9c.jpg

Eu não limpei melhor porque posso remover os vestígios das trilhas originais e além das trilhas, parece que componentes também foram afetados:

4.jpg.956cf04dd5350476bd29a06f9edd0b62.jpg

É isso por enquanto, meu plano inicial é limpar melhor e tentar refazer uma das trilhas:

reparo.jpg.84bf490f53f7402320b4149aa2a47487.jpg

Depois ver no que dá e se mesmo assim continuar sem dar sinal de vida, tentar testar os componentes.

Como o processador é um Pentium T4200 de 2.0 GHz SLGJN é muito provável que não sirva para fazer nada a não ser digitar algum texto entretanto o soquete MPGa 478MB abre alguma possibilidade de colocar um Dual Core, só não sei se a placa vai suportar a temperatura.

Imagino que nem compensa fazer orçamento.

Qualquer dica é bem vinda.

• Membro VIP
Postado

Fiz a minha primeira tentativa de solda com um pedaço de fio fino;

solda.thumb.jpg.6d274ada140272ee5082e0439374e854.jpg

O ponto 1 parece que deu certo, o ponto 2 ficou suspeito, eu esqueci de raspar o fio antes de soldar e parece que a solda não pegou, o ponto 3 deu errado porque acabou soldando um outro terminal que não deveria estar soldado, exatamente onde marquei com um X.

Depois eu usei a ponta de solda mais fina que tinha e fui colocando, tirando e limpando, consegui remover o excesso em curto e ficou assim:

Soldarefeita.thumb.jpg.c8a4373c9ef41eb96f64d833f280102a.jpg

Creio que já posso ligar a fonte e ver se acende alguma luz mas, ainda me preocupa que o plástico em volta da placa está bastante sujo e pode ser que esta sujeira venha a dar um novo ponto de curto, tipo assim, eu imagino que esta trilha rompeu por conta de um curto devido a alguma sujeira neste ponto e assim, seria melhor limpar toda a placa antes de ligar a fonte.

De qualquer forma liguei a fonte e nada mudou.

Analisando a sucata dele, a tela parece estar boa mas, é das antigas que usa placa inversora e então minha conclusão é que não tem mercado para ela.

A bateria pela idade deve estar totalmente inútil mas, milagrosamente pode ser que ainda funcione ou pelo menos alguma célula esteja boa.

O pente de memória de 2Gb também deve ser inútil.

A carcaça mesmo em boas condições não deve interessar a ninguém.

Os parafusos podem ser aproveitados em outra máquina.

O teclado também é inútil.

O cooler parece estar bom mas, improvável que sirva em algum modelo mais novo.

Tem anúncio com um quase igual com defeito na placa-mãe de não ligar por R$ 150,00 e alguns usados entre R$ 500,00 e R$ 900,00 porém com processadores dual core.

Acho que vou remontar e levar para fazer orçamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...