Ir ao conteúdo

Sistema operacional desliga, mas as FANS não

Ir à solução Resolvido por PequenoGrão,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Recentemente meu prédio foi atingido por um raio e, além de queimar minha TV, o computador passou a apresentar o seguinte problema:

Sempre que desligo pelo Windows o monitor apaga, assim como os periféricos. As FANS entretanto, além de não desligarem (nem a rotação, nem o RGB), ainda passando a girar em sua velocidade máxima. Para desligar totalmente, só apertando o botão da fonte mesmo, lá atrás do PC. Alguém já passou por um problema parecido e pode dar uma luz?

Entendo que a sobrecarga da rede pode ter queimado algum componente, mas se for alguma outra coisa gostaria de testar primeiro, antes de levar numa assistência técnica (falando nisso, aceito indicações para Belo Horizonte - MG).

Configurações do PC:

• Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4
  • Processador AMD Ryzen 5 3400G 3.7GHz (4.2GHz Turbo) 4/8 C/Cooler AM4 C/ Vídeo
  • Memória DDR4 PNY XLR8 Gaming, 8GB, 3200MHZ, MD8GD4320016XR (x2)
  • Gabinete Gamer SilverStone Fara B1 Lucid Rainbow, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem fonte, Com 4 Fans, SST-FAB1B-LDRB
  • Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001
  • SSD Hikvision C100, 480GB, Sata III, Leitura 550MBs e Gravação 470MBs, HS-SSD-C100/480G

Desde já agradeço a participação!

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado
Em 29/02/2024 às 14:54, Amilcar Rodrigues disse:

@PequenoGrão Já verificou os conectores da sua fonte se estão todos corretos?
Pode estar alimentando sua placa pela fonte com algum conector errado e criando esse problema. 

Acabei levando em uma assistência e tive que trocar a fonte. A sobrecarga por conta do raio danificou alguma coisa internamente... Mas muito obrigado pela resposta, meu jovem!

Postado
Em 01/03/2024 às 21:50, Amilcar Rodrigues disse:

@PequenoGrão Usa um filtro de linha da Clamper. É muito bom e vai lhe ajudar a evitar esse tipo de gasto. 

Obrigado pela dica, meu caro. Acredita que acabei de comprar alguns para os eletrodomésticos aqui de casa? Entro aqui e vejo seu comentário, que coincidência 😅

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...