Ir ao conteúdo

Controladora, hub ou cabo splitter: Qual melhor escolha?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Pessoal eu estou extremamente perdido em relação a fans e seus conectores. Ja vi um milhão d videos e li alguns artigos mas não sei o que fazer. Comprei o Gabinete Gadit 2 apenas pelo gabinete, as fans importei 4 AR12 PRO da Aigo no ALIEXPRESS ARGB PWM, já que vou colocar 3 fans frontais e 1 traseira, e então um WaterCooler DeepCool ML240 mm v2, para usar os dois fans no superior do gabinete. A placa-mãe é a B550 gaming plus da MSI, que ja vi que tem esses conectores de fans:

1x conector do ventilador da CPU de 4 pinos

1x conector do ventilador da bomba de água de 4 pinos

6x conectores de ventilador do sistema de 4 pinos

1x conector LED RGB de 4 pinos

2x conectores LED RAINBOW de 3 pinos

Vi em alguns lugares que era indicado hub, outros controladora, outros cabo splitter, então fiquei perdido. No meu caso qual seria o mais indicado? Se hub/controladora de que marca comprar?

• Solução
Postado

@Joaolucasav Se vai usar 6 fans no pc, a placa-mãe já tem conexão para todos, 6 conectores de ventilador do sistema de 4 pinos, problema resolvido aqui.

Se todos os fans tem LEDs aRGB, de 3 pinos, OOXO, precisa de splitter ou hub, alguns fans tem conectores macho/femea, o que permite ligar em sequência, verifique os conectores aRGB dos fans, se tiver mesmo isso de macho/femea, coloca 2 conjuntos de 3 conectores ligados nesses 2 conectores LED Rainbow de 3 pinos, e problema resolvido aqui.

Conector da bomba do WC vai no conector da bomba de água de 4 pinos.

Coloca um dos fans do WC ligado no conector do ventilador de CPU de 4 pinos, para a placa-mãe reconhcer que tem algo ali.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Obrigado pela resposta irmão. Não entendo muito de controladoras, mas se eu comprasse uma com entrada para pwm e led argb ajudaria no gerenciamento de cabos certo? Teria o mesmo efeito dessa solução que você recomendou? 

@1lokos Desculpa incomodá-lo, mas vi alguns posts seus no forum e vi que entende bastante do assunto, se puder ajudar tb, agradeço

Postado

Conecta o cabo das 2 ventoinhas do radiador do WC - estão ligados num cabo "Y"; no CPU_FAN (conector do ventilador da CPU de 4 pinos).

Conecta o cabo dos LEDs das 2  ventoinhas do radiador do WC - estão ligados num cabo "Y"; num dos conectores de 3 pinos com falha [o oo] "conectores LED RAINBOW de 3 pinos" da placa-mãe.

Conecta a bomba no conector CPU_PUMP (conector do ventilador da bomba de água de 4 pinos). 

Conecta as 4 fans Aigo AR12 PRO nos conectores SYS_FAN ("conectores de ventilador do sistema de 4 pinos") - cada fan num conector, assim pode controlar a rotação dos fans individualmente e balancear o airflow para pressão interna do gabinete ligeiramente positiva (mais entrada de ar do que saída). 

Conecta os cabos dos LEDs dos fans Aigo AR12 PRO  - o conector de 3 pinos com falha, [0 00]; uns nos outros e conecta a última ponta num dos conectores "conectores LED RAINBOW de 3 pinos" - vide na parte de baixo da imagem. 

S2d0dc2cd455c4013a48297c4e96165a0r.jpg

Ignore a ligação dos cabos PWM dos fans Aigo entre si (parte de cima da imagem), como tem 6 conectores SYS_FAN na placa-mãe não precisa disso, e evita sobrecarregar o conector da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Joaolucasav disse:

@Elder Nauvirth Obrigado pela resposta irmão. Não entendo muito de controladoras, mas se eu comprasse uma com entrada para pwm e led argb ajudaria no gerenciamento de cabos certo? Teria o mesmo efeito dessa solução que você recomendou? 

Sim, comprar uma controladora assim ajuda, só teria um item a mais para liga, porém todos os  fans seria ligados na controladora mesmo.

Minha recomendação: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1962419966-hub-e-controladora-argb-5v-3-pinos-ate-10-fans-cor-branca-_JM#is_advertising=true&position=1&search_layout=grid&type=pad&tracking_id=6bbbc730-309a-41c3-8031-ed2b20d67812&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=1&ad_click_id=MzgzMjg3MzYtN2RmMC00ODQ4LTk4MDMtNWZlZDE2MDZkN2Zm

Você pode vereificar todos os cabos dos fans antes de compra uma controladora, se tudo se conectar igual apresentado pelo amigo @1lokos  , será um gasto a menos.

Mesmo que use um Hub ou controladora, ainda é recomendado ligar os fans do WC no CPU_FAN.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Joaolucasav disse:

@Elder Nauvirth Hm entendi irmão, nesse caso eu conseguiria gerenciar as fand um a um mesmo na controladora certo?

Não, se ligar várias ventoinhas numa controladora, seja de LED+PWM ou só PWM, um cabo de dois fios da controladora é ligado num conector SYS_FAN (ou CHA_FAN) da controladora e vai controlar a rotação de todos os fans ligados nela ao mesmo tempo. Um dos fans ligado num conector especifico - geralmente vermelho; terá a rotação monitorada pelos BIOS, os outros não.

Se quer controlar a rotação dos fans individualmente precisa ligar cada um em conector PWW da placa-mãe, assim o BIOS vê os fans individuais.

• Curtir 2
Postado

@1lokos Nesse caso, vou falou anteriormente, para fazer uma fluxo de ar positivo, portanto, eu deixaria os 3 fans frontais mais fortes do que os dois superiores e o traseiro certo?  Existe algum Vídeo na internet que mostre como fazer isso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...