Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador com temperatura máxima muito baixa, confere?


Posts recomendados

fala galera, olha, perguntando pro chatgpt ele disse isso sobre o meu pc ''O processador Intel Core i5-3470 possui uma temperatura máxima operacional (Tjmax) de cerca de 67,4°C. Isso significa que, idealmente, você deve tentar manter a temperatura do seu processador abaixo desse valor durante o uso normal para garantir um desempenho adequado e prolongar a vida útil do componente.'' so que eu so fui descobrir isso agora, antes claro nunca passava dos 83 e tal. mas agora eu to assim...sem saber o que fazer porque...to usando meu pc no modo de economia de energia, só assim pra não passar desse valor que é tão ''baixo'', tem algum fundamento isso ou....? porque assim..até que dá pra usar assim porque eu jogo apenas jogo leve e tipo...consegui jogar de boa no modo economia etc...só que tipo não poder usar a capacidade total do pc é meio paia né (sobre quem for mandar eu comprar coisa pra refrigerar não precisa falar estou ciente e vou investir quando puder kkk) tirando isso...só queria saber se tem fundamento se o chat tá certo...ou se eu posso usar do modo normal que não passava de tipo 85 porque meu pc não ficava quente nem nada não tinha problema de desempenho, eu fiquei realmente chocado de saber que meu processador tem um nível tão baixo assim. po. nem 100%? enfim..qualquer dica eu agradeço, obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@trevethetrimitch Alucinação. Ivy bridge(incluindo o seu 3470) tem/costuma ter TJMax de 105ºC. Na real é o TCase que é 67.4ºC.

10 minutos atrás, trevethetrimitch disse:

antes claro nunca passava dos 83

Não se preocupe. O valor está normal

Você pode verificar a distância ao TJMax em programas como o HWiNFO64

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei qual fonte você utilizou para pegar essa informação, mas não está 100% correta. A temperatura máxima de 67.4ºC não se refere à temperatura máxima de junção (Tjmax), e sim a temperatura do encapsulamento (Tcase), isso está descrito no site da Intel. Essa temperatura de encapsulamento é medida na parte externa do processador, a mesma que está em contato com o radiador do cooler. Ela é 20-30ºC mais baixa que a temperatura interna reportada pelos programas que você vê no PC.

 

Algumas placas-mãe até tem sensor para essa temperatura externa, mas você só verá ele olhando em algum programa mais detalhado. Minha antiga placa-mãe H61M-A/BR que eu usava com meu antigo i5 3470 tinha um sensor que pegava essa temperatura, e ela nunca chegou nem perto da máxima, mesmo quando o processador batia mais de 70ºC internamente. Detalhe que sempre usei cooler box e nunca vi meu processador passar de 70-75ºC, isso em estresse máximo. Se você está pegando 80ºC, então sugiro revisar a refrigeração do seu gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, trevethetrimitch disse:

@GuilhermeGB  entendi. então qual seria a maxima do meu processador voce diria? você sabe? 

O seu computador vai desligar automaticamente quando o processador atingir por volta de 100ºC internamente, acima disso ele corre o risco de sofrer danos irreversíveis. Geralmente a partir dos 90ºC o sistema já começa limitar o desempenho do processador para forçar a redução de temperatura, e se mesmo assim ele continuar aquecendo até os 100ºC, então o PC desliga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!