Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, boa noite, acho q nunca me arrependi tanto de montar um computador em toda minha vida. Montei um computador com as seguintes configs:

Ryzen 5 5600g

rx 6600

fonte pichau nidus 650w

placa-mãe msi b550m pro wifi

16g ram 

Recentemente passei um tempo com o pc reiniciando do nada, desligava as vezes e n dava sinais, tentei de tudo q vcs imaginarem e na última tentativa atualizei a BIOS e APARENTEMENTE está bom. Até ai ok, o que acontece é que hoje meu pc resolveu simplesmente travar tudo do nada, de repente ele não abre mais nenhum aplicativo, apenas abas do windows e com muita dificuldade, travou em jogos relativamente leves pra configuração, enfim, resumindo fui na BIOS e desativei o grafico integrado do processador e APARENTEMENTE o problema foi resolvido, mas o que queria saber era a causa disso, e se um dia eu precisar usar esse Vídeo integrado? Qual motivo de tudo isso e como posso solucionar? Até porque eu sempre usei ele ativado junto c a placa de Vídeo e nunca teve nada, somente agora apresentou isso e totalmente repentino. 

quem puder ajudar essa alma cansada, agradeço!

Postado

Olá @PRDG ,

Veja que temos praticamente o mesmo setup, exceto pela placa-mãe e a Fonte...

Tenho um Ryzen 5 5600G e uma RX 6600

Que Graças a Deus estão funcionando normalmente, com ambos ativados....

Já tive um problema bem especifico com 02 games que insistiam que o VGA integrado era o principal e só rodavam nele, não reconhecendo a RX 6600.

E fui no Gerenciador de Dispositivos do Windows e desativei o VGA integrado, e pronto resolvido!

Não cheguei a precisar ir no BIOS para desativar como voce fez....

Mas foi apenas nestes 02 games bem especificos... nos outros e em tudo mais funciona normal....

Por suas informações sobre travamentos, reiniciar aleatoriamente, e até chegar a desligar....

temos algumas pistas ai de problemas relacionados aos seguintes pontos:

01) Temperatura

Veja se consegue verificar a temperatura dos itens principais: Processador / VGA / placa-mãe.

02) Energia Eletrica

Esse costuma ser o principal problema responsável por resets aleatórios e congelamentos/travamentos...

E isso pode ser a Fonte ou a energia recebida por ela mesmo...

Veja se consegue verificar e dá um retorno para gente....

Postado

@MastertechBR fico feliz que seu setup está funcionando perfeitamente, porque comigo tem sido um pesadelo, caro amigo.

quanto à temperatura as coisas estão normais sim, a questão da reinicialização aparentemente ja foi resolvida, o que acontece é que basicamente quando eu ativo a memória integrada na BIOS o computador simplesmente não recebe nenhum comando, nem mesmo o de reiniciar por exemplo, ja quando eu o desativo, fica normal, gostaria de mandar ate um Vídeo do problema mas aqui não esta carregando.

De qualquer forma parece ser um conflito de placa de Vídeo e Vídeo integrado no meu computador, não é especifico apenas em alguns jogos, é que eu realmente não consigo utilizar o sistema ou um navegador que seja.

Postado

Olá @PRDG ,

voce já eu outra pista muito boa....aqui: "quando eu ativo a memória integrada na BIOS o computador simplesmente não recebe nenhum comando"

Veja que todo VGA integrado, não tem memória própria e usa a memória RAM principal, e isso pode ser o seu problema...a memória RAM...

Faça o teste, retire 01 memória, e use apenas 01 delas, se voce tiver com 02 de 8GB formando 16GB....

Use apenas 01 Memória, e dê atenção ao Slot correto para colocar ela, siga as instruções de preenchimento do Slot de memória segundo o fabricante da sua placa-mãe indica como sendo o primeiro a ser usado em caso de apenas 01 modulo de memória...

Depois de testar 01 separado, teste o outro tambem separado para verificar...

Depois me fale aqui os resultados....

Postado

@MastertechBR Amigão, o que acontece? Eu testei a memória pelo diagnostico do WIndows e não apontou erro, testaria a memória isoladamente como você disse, contudo, resolvi fazer algo antes, eu desconectei o cabo de alimentação da placa de vídeo e tentei rodar o pc com o Vídeo integrado apenas, normalmente, simulando como se eu não possuisse uma placa de vídeo, e surpreendentemente funcionou, então ACHO que o problema nã oestá nas memória e sim algum problema de compatibilidade repentina (???) , porque antes eu conseguia até usar 2 monitores ( um na placa de Vídeo e outro na integrada ) , mas agora ja não é mais possível, tenho que desativar a integrada na BIOS para utilizar placa de Vídeo e quando for utilizar a placa de Vídeo integrada eu tenho que desconectar a off board, um tanto quanto estranho isso, não entendo muito...

Postado

Olá @PRDG ,

Interessante voce mencionar isso aqui: "porque antes eu conseguia até usar 2 monitores ( um na placa de Vídeo e outro na integrada ) , mas agora ja não é mais possível,"

Qual conjunto voce usava antes que estava funcionando como falou?!

Postado

@MastertechBR Exatamente o mesmo, as mesmas configurações e tudo mais, o computador decidiu simplesmente não aceitar mais a onboard e a offboard ativas no mesmo instante. Quando isso acontece eu não consigo sequer abrir o navegador ou outra aplicação mais simples como mudar um papel de parede ou modo de exibição por exemplo 

Postado

@MastertechBR Gostaria muito, mas não tenho outra e não possuo algum amigo que tenha uma 😞 apesar de que a minha está na garantia, acha que vale a pena a troca?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!