Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O pc começou a apresentar uma falha durante os momentos em que estou jogando jogos mais pesados como exemplo Hogwarts Legacy, o jogo está rodando normalmente quando do nada o FPS cai de 200 para 30... 40, e começa a travar, e no meu Riva Tuner (App de monitoramento de performance dos componentes do aplicativo MSI Afterbuner) a GPU zera a porcentagem de utilização como se tivesse desligado.

Notei o Hot Spot com altas temperaturas, mas não sei ao certo se esse é mesmo o problema, a placa de vídeo é nova, tem uns 2 meses de uso apenas.

Em um teste de estresse da máquina o Hot Spot chegou há 102°C enquanto há temperatura geral da GPU se mantem em no máximo do máximo 70°C.

Em algumas pesquisas vi q a temperatura do Hot Spot deve ser de no máximo 20°C acima da temperatura geral da GPU, mas em alguns testes passou de 30°C, 40°C.

Configuração do PC
Processador: Ryzen 5600X
placa-mãe: B550M AORUS ELITE
Placa de vídeo: Radeon 7600X
memória RAM: 2 - Corsair Vengeance RGB PRO 3600mhz 16gb
NVMe: SSD Corsair 1tb M.2 Gen 4 NVMe Mp600 Pro Xt

2024-03-03 à(s) 22.57.31.jpg2024-03-03 à(s) 23.05.40.jpg

2024-03-03 à(s) 23.05.58.jpgimage.png.37307a95e231a640cd6add008bfd0f74.png

Postado

@Alfredo.

1 hora atrás, Alfredo. disse:

O pc começou a apresentar uma falha durante os momentos em que estou jogando jogos mais pesados como exemplo Hogwarts Legacy, o jogo está rodando normalmente quando do nada o FPS cai de 200 para 30... 40, e começa a travar, e no meu Riva Tuner (App de monitoramento de performance dos componentes do aplicativo MSI Afterbuner) a GPU zera a porcentagem de utilização como se tivesse desligado.

Notei o Hot Spot com altas temperaturas, mas não sei ao certo se esse é mesmo o problema, a placa de vídeo é nova, tem uns 2 meses de uso apenas.

Em um teste de estresse da máquina o Hot Spot chegou há 102°C enquanto há temperatura geral da GPU se mantem em no máximo do máximo 70°C.

Em algumas pesquisas vi q a temperatura do Hot Spot deve ser de no máximo 20°C acima da temperatura geral da GPU, mas em alguns testes passou de 30°C, 40°C.

Configuração do PC
Processador: Ryzen 5600X
placa-mãe: B550M AORUS ELITE
Placa de vídeo: Radeon 7600X
memória RAM: 2 - Corsair Vengeance RGB PRO 3600mhz 16gb
NVMe: SSD Corsair 1tb M.2 Gen 4 NVMe Mp600 Pro Xt

2024-03-03 à(s) 22.57.31.jpg2024-03-03 à(s) 23.05.40.jpg

2024-03-03 à(s) 23.05.58.jpgimage.png.37307a95e231a640cd6add008bfd0f74.png

não entendi, estou vendo nenhuma temperatura alta, e o hot spot é algo que você não deve se preocupar é meio inutil ele 

Postado

Pelas minha pesquisas é relacionada a um dos componentes que mais esquentam na placa de vídeo e uma das mais importantes, e deve ter no máximo 20°C acima do que seria a temperatura geral da placa.
Fiz mais alguns testes e notei que após um tempo jogando, o game cai drasticamente o FPS para 30...40.. e se mantem assim até que eu reinicie o jogo.

Postado

Hot spot se refere a maior temperatura registrada nos sensores da sua GPU (geralmente é na região do chip gráfico, bem no meio, que fica mais alto). Tenta fazer uma curva de fan mais agressiva no adrenalin, principalmente se o Zero RPM estiver ativo, e refaz o teste das temperaturas para ver se as quedas no fps ainda acontecem.

• 2 meses depois...
Postado

Oi @Alfredo. tenho um PC bem parecido com o seu, a minha 7600 é a da gigante OC, o hotspot é muito importante pois é ele que irá dar thorottling na placa, que é ela travar ou reduzir os clocks para baixar a temperatura, hj em dia eles mascaram a temperatura das placas criando duas kkkk, normalmente ocorre quando a gpu chega a 105, 110 graus, depende da placa, a minha placa no verão em dias de 40 graus esta pegando 93 graus no hotspot, recomendo tu dar uma melhorada no ar do gabinete ou deixar a lateral aberta, reduza os FPS do jogo para dar uma folga nela também, um undervolt pode ser bem vindo também.

Notei que você parece estar usando overclock nela por ter chegado a 3000mhz, provavelmente você aumentou  powerlimit pois está chegando a 250w de energia, isso faz a temperatura aumentar muito! E o ganho em fps é muito baixo! 

Além do fan estar travado em 40% aí n tem como n pegar fogo na placa kkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...