Ir ao conteúdo

Configuração de Hardware para PC com uso em jogos e programas de arquitetura

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Estou tentando montar um PC para rodar jogos e programas de arquitetura, podem me ajudar com a configuração?

Por enquanto tenho essa config:

Ryzen 5 5500 ou 5600

NVIDIA RTX 4060

placa-mãe ASUS B550M-A

SSD 1 TB NVMe M.2 Kingston (comprado)

16GB de RAM (2x8GB) FuryBeast (comprado)

Fonte CV 650W 80 plus bronze (comprado)

Gabinete HX300M Pichau (comprado)

Algumas peças já comprei, por estarem na promoção, será que o resto da config está boa (processador, placa de Vídeo e placa-mãe)?

Postado

A configuração está OK, mas você não pegou uma fonte legal, e provavelmente acabou pagando muito caro, porque essa linha Corsair CV costuma ter um preço bem mais alto que fontes superiores de outras marcas. Eu não acho uma fonte muito adequada para ser utilizada com placas de vídeo medianas pra cima, se for arriscar usar, sugiro futuramente melhorar essa fonte pra evitar dor de cabeça.

Se você vai fazer muita renderização de projetos 3D, geralmente o processador será o hardware mais importante, um Ryzen 7 5700X seria ideal para sua máquina, mas o Ryzen 5 5600 não faria feio. A placa de vídeo tem seu papel também, mas ela só vai desempenhar seu papel durante a etapa de modelagem, também numa pré-renderização rápida para visualização, mas a renderização final é feita pelo processador, pois é mais precisa. Qual é o orçamento total para essas peças que ainda não comprou?

Postado

No máximo até uns R$ 3.400,00.

Ia pegar a RTX 3060 12GB (R$ 1700,00), mas vi que a 4060 8GB está quase o mesmo preço (R$ 1800,00), mas então seria melhor a 3060 mesmo né? E talvez pegar um processador melhor, tipo um 5 5600?

Postado
26 minutos atrás, BrunoCW disse:

No máximo até uns R$ 3.400,00.

Ia pegar a RTX 3060 12GB (R$ 1700,00), mas vi que a 4060 8GB está quase o mesmo preço (R$ 1800,00), mas então seria melhor a 3060 mesmo né? E talvez pegar um processador melhor, tipo um 5 5600?

A RTX 4060 é significativamente mais rápida que a RTX 3060, além de ter suporte para novas tecnologias. Para seu caso específico, não sei se vale a pena abrir mão de desempenho bruto em troca de memória de vídeo. Li que a base é uma placa de vídeo com 8GB, mas isso em programas que usam a GPU para renderizar, eu sei que existem alguns outros que renderizam usando a CPU, então a memória da GPU não vai afetar. Com qual tipo de programa você vai trabalhar?

A princípio, minhas recomendaçãos de processador e placa-mãe dentro do seu orçamento seriam essas:

Ryzen 5 5600 (R$880): https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-5-5600-6-core-12-threads-3-5ghz-4-4ghz-turbo-cache-35mb-am4-100-100000927box

MSI B550M PRO-VDH WiFi (R$700): https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550-b550m-pro-vdh-wifi

• Curtir 2
  • Solução
Postado
6 horas atrás, BrunoCW disse:

Pra modelagem uso Sketchup, autocad, archicad e revit.

Pra renderização: uso vray e enscape

Eu pesquisei sobre Vray e Enscape, parece que o Vray tem uma versão que renderiza via CPU e outra versão que renderiza via GPU, então tudo vai depender de qual versão você usará. A versão que usa CPU se beneficia de alta contagem de núcleos, e a versão que usa GPU se beneficia de GPUs mais rápidas (não necessariamente da quantidade de memória de vídeo).

O Enscape não depende de CPUs de multiplos núcleos, o importante é o alto desempenho single-core, e nisso um Ryzen 5 5600 e um Ryzen 7 5700X seria praticamente iguais. Sobre a GPU é dito que existem recursos de RT específicos que as placas RTX vão conseguir fornecer, e a quantidade de VRAM mínima é 4GB, o ideal seria 8GB ou mais, dependedo da complexidade do projeto.

Eu não vou poder te dar um veredito, tipo "é melhor você investir nisso do que naquilo", talvez alguém da sua área de arquitetura que também conheça um pouco mais de hardware poderia te dar uma resposta mais conclusiva. Mas acho que a combinação de RTX 4060 com Ryzen 5 5600 estaria de bom tamanho, pelo menos pra começar, no futuro você pode ir melhorando conforme sua necessidade.

Postado

Entendi, obrigado!

Sou meio leigo nesses assuntos, mas qual fonte você recomendaria, de quantos watts pra aguentar essa config?

Com o Ryzen 5 5600 e RTX 4060.

Postado

@BrunoCW uma BOA fonte de 450W dá conta com folga, essa placa aí tem uma alta eficiência energética, o R5 5600 também não consome muito. A única fonte de 450W realmente boa disponível aqui no Brasil no momento é a Cooler Mater MWE Bronze 450W (versão MPE-4501-ACAAB), custando R$293 na Pichau. Tem fontes com projetos internos um pouco inferior a essa Cooler Master e um pouco mais baratas também que ainda seria adequadas para o seu PC, como é o caso da MSI MAG A550BN por R$270 na Kabum, talvez essa diferença de preço não compense o frete extra. Ela é uma fonte classificada como 550W, mas é uma fonte Tier C, enquanto a Cooler Master que mencionei antes é uma fonte Tier B. Pode verificar a classificação de fontes aqui se tiver interesse.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!