Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal.

Ontem meu gato derrubou uma garrafa de agua minha em cima do PC, foi pouca agua, mas assim que entrou em contato com a placa parou de dar vídeo (RTX 3060 TI). Alguns minutos depois eu vi meu PC ligado sem dar vídeo e reiniciei ele, quando ele foi ligar ele ficou desligando e ligando sozinho.

Assim que descobri o que aconteceu eu desliguei o PC e desmontei ele todo, desmontei a placa de vídeo e sequei a agua com um pano seco e comecei a limpeza total dela com álcool isopropílico. Deixei secar naturalmente e depois usei o secador com o ar no gelado.

Depois vi que o PCI estava cheio de agua, sequei e depois limpei com álcool isopropílico de novo. Deixei secar naturalmente e também sequei com secador no gelado.  Após isso deixei descansando um tempo.

Liguei o PC e deu vídeo normal, abri um Cyberpunk 2077 pra testar com MSI Afterburner ligado e vi a bomba. Placa com 210mhz de clock e consumo de energia todo estranho, consumindo 340w sendo que ela consome 200w e o processador com 100% de uso (Ryzen 5 5600), sendo que ele NUNCA ficou em 100% na minha mão.

O fps do jogo estava baixíssimo, 8 fps e caindo, então desliguei e deixei descansar. Hoje liguei e testei novamente, o clock ainda estava estranho mas estava oscilando menos que ontem, o processador estranhamente ainda com 100% de uso quando abro o jogo e no game deixei o gráfico no mínimo e com FSR ligado, estava la pros 60 fps, sendo que eu pegava 80 fps com gráfico no max.

Esta muito inconsistente e a relação entre o processador com 100% de uso sem sentido,  a placa com clock e memória bugados e uma % de uso flutuando demais. Não sei dizer se a placa está em curto porque se tivesse acho que não estaria ligando, mas estou com duvida também se não queimou o PCI de alguma forma e por isso esta agindo assim.

Pretendo testar em outro PC ainda para tirar melhores conclusões, mas gostaria da ajuda de vocês para entender o que fazer.

OBS: A memória da placa de Vídeo esta normal, memórias ram tambem não foram danificadas.

Setup:

placa-mãe ASRock A320-M

Placa de vídeo RTX 3060 TI

Processador Ryzen 5 5600

Fonte CV550 Corsair

Postado

Mas que gato peralta em! rsrsrs,,   não é indicado deixar essas coisas em cima do pc ou em cima da mesa se o pc fica em baixo... pode acontecer mesmo.   Essa sua CV550 não totalmente indicada para lidar com uma 3060ti... mas não é o ponto agora. 

Não tem magia que cure,  sugiro levar numa assistência para verificar.  Dados os ocorridos, algum componente interno levou a pior... Não tem nem como tentar sugerir algo, somente vistoriando presencialmente coisa que um tecnico vá conseguir examinar melhor e lhe dizer o que há. 

Se possível leve sua maquina toda, as causas podem ter deixado problema em outro componete que não a GPU... 

O básico de imediado você ja realizou que é a limpeza e remoção da umidade residual..   

• Triste 1
Postado

Pse amigo, eu vacilei demais. Pior que eu fiquei fora por 1 minuto, essa garrafa estava praticamente vazia e caiu justamente em cima do PC, sinceramente a sorte foi enorme.

Postado

Já me aconteceu de molhar um HD. Deixei secar naturalmente em um canto do quarto e quando remontei funcionou normalmente. Com GPU deve ser pior.

• Curtir 1
Postado

voce fez certo, nestes casos o recomendável é abrir a placa e jogar limpa contato elétrico para retirar qualquer umidade.

As vezes depois de secar a placa pode até funcionar, mas o processo de corrosão continua até que depois de alguns dias ela simplesmente para de funcionar. E geralmente quando se deixa chegar nesse ponto o reparo costuma ser bem mais dificill...

Então a dica é voce abrir a placa o mais rápido possível e limpar todo o PCB com alcool isopropílico ou spray limpa contato elétrico(que é diferente de WD40).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...