Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador i5 11400F não atinge o clock maximo, travado em 4,19mhz


Posts recomendados

Recentemente notei uma queda de FPS em todos os jogos, e também stuttering e crashes do nada em alguns. Daí notei que meu processador está com o clock travado, não sobe nem desce por nada, travado em 4190mhz.

 

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, mas nada faz o processador atinigir o turbo clock original dele, que é 4.40mhz.

Na BIOS o Target Clock do processador está certinho, marcando 4400mhz. Turbo Boost ativado, SpeedStep e SpeedShift desativados (ja ativei pra testar, também não resolveu).

Mexi nas config de energia do windows também, e já está no Alto Desempenho com o Gerenciamento de Energia do Processador em 100%.

Não é temperatuda, mesmo em estresse máximo, meu processador nunca passou de 81°, uso um water cooler.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Meu último pensamento pode ser energia, que não está tendo suficiente para manter/subir o clock para o que o processador pode subir. Estou louco ou é possível?

 

Specs:

placa-mãe: ASUS Prime H510M-A R2.0

CPU: I5 11400f

GPU: RTX 4060Ti

24gb DDR4 3200mhz

NVMe 1 TERA, SSD 240GB, HD 1 TERA

FONTE: Corsair 500w 80 plus White

WATER COOLER

 

Captura de tela 2024-03-11 094509.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, TigoDD disse:

Recentemente notei uma queda de FPS em todos os jogos, e também stuttering e crashes do nada em alguns. Daí notei que meu processador está com o clock travado, não sobe nem desce por nada, travado em 4190mhz.

 

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, mas nada faz o processador atinigir o turbo clock original dele, que é 4.40mhz.

Na BIOS o Target Clock do processador está certinho, marcando 4400mhz. Turbo Boost ativado, SpeedStep e SpeedShift desativados (ja ativei pra testar, também não resolveu).

Mexi nas config de energia do windows também, e já está no Alto Desempenho com o Gerenciamento de Energia do Processador em 100%.

Não é temperatuda, mesmo em estresse máximo, meu processador nunca passou de 81°, uso um water cooler.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Meu último pensamento pode ser energia, que não está tendo suficiente para manter/subir o clock para o que o processador pode subir. Estou louco ou é possível?

 

Specs:

placa-mãe: ASUS Prime H510M-A R2.0

CPU: I5 11400f

GPU: RTX 4060Ti

24gb DDR4 3200mhz

NVMe 1 TERA, SSD 240GB, HD 1 TERA

FONTE: Corsair 500w 80 plus White

WATER COOLER

 

Captura de tela 2024-03-11 094509.png

Não recomendo utilizar o driver booster, acredito sim que possa ser fonte, se você já fez todos esses testes... a quanto tempo você tem essa fonte? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, TigoDD disse:

Recentemente notei uma queda de FPS em todos os jogos, e também stuttering e crashes do nada em alguns. Daí notei que meu processador está com o clock travado, não sobe nem desce por nada, travado em 4190mhz.

 

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, 

Primeiro passo, já desinstale o HWMonitor, esse programa não presta. Use o HWInfo64. Depois que resolver esse problema, abra e deixe rodando enquanto joga por alguns minutos; tire um print logo em seguida.

 

Segundo, não use esses "driver booster" da vida, é furada.

 

Outra coisa, windows ser original ou não não tem absolutamente diferença nenhuma. Isso é irrelevante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o PC recém formatado agr e não fiz nada alem de instalar os drivers NVIDIA e 2 jogos, nada de driver booster. Rodei um jogo por 40 min com o HWINFO aberto, anexei o que acho que é as infos obtidas aqui (não sei usar este HWINFO).

Tenho a fonte a mais ou menos 3 anos. Corrigindo o que disse acima, não é Corsair, e sim EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR.

Tenho um amigo que tem uma fonte de 650W, irei testar meu PC com a fonte dele.

1.png

2.png

3.png

4.png

TIGODDrelatorio.LOG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2024 às 11:02, TigoDD disse:

Recentemente notei uma queda de FPS em todos os jogos, e também stuttering e crashes do nada em alguns. Daí notei que meu processador está com o clock travado, não sobe nem desce por nada, travado em 4190MHz.

 

Ja formatei o PC, ja resetei a BIOS, ja procurei e testei todas as config da BIOS relacionado a processador e XMP/Overclock, ja atualizei a BIOS, atualizei driver pelo driver booster e também deixei original do Windows, meu Windows é ativado original, mas nada faz o processador atinigir o turbo clock original dele, que é 4.40GHz.

Na BIOS o Target Clock do processador está certinho, marcando 4400MHz. Turbo Boost ativado, SpeedStep e SpeedShift desativados (ja ativei pra testar, também não resolveu).

Mexi nas config de energia do windows também, e já está no Alto Desempenho com o Gerenciamento de Energia do Processador em 100%.

Não é temperatura, mesmo em estresse máximo, meu processador nunca passou de 81°, uso um water cooler.

 

Specs:

placa-mãe: ASUS Prime H510M-A R2.0

CPU: I5 11400f

GPU: RTX 4060Ti

24GB DDR4 3200MHz

NVMe 1 TERA, SSD 240GB, HD 1 TERA

FONTE: Corsair 500W 80 plus White

WATER COOLER

 

 

 

Vamos lá: 4,4 GHz é frequência turbo de núcleo único e os 4,2 GHz são atingidos quando vários ou todos os núcleos são usados. O que você está vendo é normal e 4,4 GHz não é totalmente preciso porque o uso de um único núcleo depende do software e raramente é assim. É um CPU de 4,2 GHz com 4,4 GHz somente às vezes.

 

Você pode executar com  a frequência máxima (4,2 GHz) definindo o plano de energia no Windows para o máximo. Acima disso, somente com overclocking.

7 horas atrás, TigoDD disse:

É, tambem não é energia. Testei com a fonte de 650W do meu amigo, mesma coisa, cravado em 4,19 GHz, nada faz esse clock mudar. Alguém tem alguma ideia?

 

Gigahertz = GHz

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herbet Queiroz  Sinto muito, mas não é assim que funciona, esse meu processador é 2.60ghz de clock e no Intel Turbo Boost ele atinge 4.4ghz, e não 4,20 ou 4,19. Também não atinge 4.4ghz agora nem em núcleo único nem em multi-threading, mas acho que isso nem existe, pois tem a tecnologia Hyper Threading ou Sync All Cores se não me engano, que faz todos os núcleos trabalharem em conjunto.
E foi exatamente assim, atingindo 4.4ghz de clock com qualquer uso mais pesado, desde que comprei esse processador. E agora do jeito que está, não abaixa pra 2.60 e nem atinge os 4.4, este é o problema que estou tendo. Então não faz sentido o que você disse. Mas obrigado.

 

@Guilherme FW Xavier  Fiz este teste ja no dia 1, estressei o processador, abri jogos pesados, realmente fiz de tudo e não sobe o clock. Mas de qualquer jeito, fiz novamente, coloquei a print aí.

 

Bom, se não há configuração que destrave esse clock pra subir ou descer, nem formatação, nem BIOS, e nem energia (testei uma fonte de 650W de um amigo), nem placa-mãe (testei em outra placa-mãe de outro PC que tenho em casa), considero que o processador tenha dado problema, por mais difícil que seja de acontecer.

 

teste.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, TigoDD disse:

Sinto muito, mas não é assim que funciona, esse meu processador é 2.60ghz de clock e no Intel Turbo Boost ele atinge 4.4ghz, e não 4,20 ou 4,19.

Como você próprio disse, "Sinto muito, mas não é assim que funciona". Seu processador é de 4.4ghz com apenas parte dele em uso, e embora não dê para dizer que vai rodar a 4.2 com todos, é certeza que vai menos que 4.4. Não tem jeito, os fabricantes tentam enganar o consumidor e só colocam as specs para fazer o produto parecer melhor do que realmente é.

 

Ah, outra coisa, 4.2 e 4.19 são a mesma coisa, tem uma pequena variação por causa do BLCK. Para efeitos práticos, você pode só dizer 4.2 mesmo.

 

26 minutos atrás, TigoDD disse:

Também não atinge 4.4ghz agora nem em núcleo único nem em multi-threading, mas acho que isso nem existe, pois tem a tecnologia Hyper Threading ou Sync All Cores se não me engano, que faz todos os núcleos trabalharem em conjunto.

Cuidado com a salada. Começa que HyperThreading não tem nada a ver com o clock. Segundo, Sync All Cores realmente lida com clock, mas não tem nada a ver com o trabalho dos núcleos em si.

 

Vá na BIOS e veja se Sync está habilitado; se estiver, realmente, é um problema, deixe o controle de clock no Auto que aí você deve passar a ver os 4.4 em um núcleo.

 

28 minutos atrás, TigoDD disse:

E foi exatamente assim, atingindo 4.4ghz de clock com qualquer uso mais pesado, desde que comprei esse processador. E agora do jeito que está, não abaixa pra 2.60 e nem atinge os 4.4, este é o problema que estou tendo. Então não faz sentido o que você disse. Mas obrigado.

Na realidade ele nunca deve atingir 2.6, isso só acontece se o processador está super aquecendo. Em condições normais fica consideravelmente acima ou abaixo disso.

 

30 minutos atrás, TigoDD disse:

Bom, se não há configuração que destrave esse clock pra subir ou descer, nem formatação, nem BIOS, e nem energia (testei uma fonte de 650W de um amigo), nem placa-mãe (testei em outra placa-mãe de outro PC que tenho em casa), considero que o processador tenha dado problema, por mais difícil que seja de acontecer.

Nunca que ia ser a fonte, então essa parte é fácil. E não, não é problema do processador; é alguma outra coisa. No caso, acredito que seja questão de BIOS com Sync All Cores fazendo sua função.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Peço até perdão depois dessa comida de rabo, não foi minha intenção parecer arrogante, só estou frustrado com meu problema.
 

Enfim, mesmo depois dessa explicação, a qual entendi e concordo, ainda assim não faz sentido do dia para a noite isso ter acontecido. Como eu disse, tenho o processador e placa-mãe a mais ou menos 1 ano, e sempre vi os 4.4GHz funcionando bonitinho, com minha config rodo tudo que gosto e com sobra. Nunca tive Crash no meio do jogo, nunca perdi desempenho do nada. Isso começou à 2 semanas, quando tive o primeiro Crash enquanto jogava BF2042, depois apresentou problemas de novo, e então fui fazendo testes e o único problema que encontrei foi este, de não conseguir um clock maior do que os 4189mhz (tanto em 1 núcleo, ou em todos). Daí em diante não tenho o mesmo desempenho, e jogos com CPU BOUND estão todos com pouco fps e apresentando problemas com o tempo.

 

Esse é meu problema, aconteceu do nada, esse clock da CPU não está certo, e estou procurando outra explicação se não a defeito, visto eu ja ter feito de tudo, como falei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, TigoDD disse:

@Imakuni  Peço até perdão depois dessa comida de rabo, não foi minha intenção parecer arrogante, só estou frustrado com meu problema.
 

Enfim, mesmo depois dessa explicação, a qual entendi e concordo, ainda assim não faz sentido do dia para a noite isso ter acontecido. Como eu disse, tenho o processador e placa-mãe a mais ou menos 1 ano, e sempre vi os 4.4GHz funcionando bonitinho, com minha config rodo tudo que gosto e com sobra. Nunca tive Crash no meio do jogo, nunca perdi desempenho do nada. Isso começou à 2 semanas, quando tive o primeiro Crash enquanto jogava BF2042, depois apresentou problemas de novo, e então fui fazendo testes e o único problema que encontrei foi este, de não conseguir um clock maior do que os 4189mhz (tanto em 1 núcleo, ou em todos). Daí em diante não tenho o mesmo desempenho, e jogos com CPU BOUND estão todos com pouco fps e apresentando problemas com o tempo.

 

Esse é meu problema, aconteceu do nada, esse clock da CPU não está certo, e estou procurando outra explicação se não a defeito, visto eu ja ter feito de tudo, como falei acima.

Não é 200mhz que vai fazer com que o jogo fique ruim. De novo, o problema real não é o clock.

 

Mas tem uma coisa fácil que você já deveria ter feito e só agora que eu reparei: coloque o Windows 11. Esquece o 10, não vale mais usar. Comece por aí, que de brinde também já vai limpar o sistema operacional.

 

Aproveite também que você já vai fazer isso e particione o seu SSD NVMe para facilitar a hora de formatar de novo. Uns 150gb já é mais que suficiente  para o OS e programas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2024 às 11:02, TigoDD disse:

Não é temperatuda, mesmo em estresse máximo, meu processador nunca passou de 81°, uso um water cooler.

 

Não é só a temperatura do CPU que limita o Boost, verifique qual a temperatura do VRM, se estiver muito quente perde eficiência e sem alimentação adequada o CPU não atinge o Boost máximo possível.

 

Como o problema surgiu depois de algum uso, pode ter sido causado por mudança no BIOS - como um reset; desabilitando o "Performance Enhancement" (ou Multi Core Enhancement) - o nome varia conforme o fabricante; que se desativado limita o PL (Power Limit) em 65w (teóricos) e para atingir o Boost máximo (ou próximo) o i5-11400F precisa de 115W ou mais.

 

Esse problema do PL/VRM limitar o Boost é característico do "abacaxi" 11ª geração - em que a Intel aumentou a "potência" aumentando o consumo; no Hardware Unboxed tem alguns vídeos de ~2022 a respeito, mostrando o VRM de certas placa-mãe - até mesmo B560; limitando o Boost porque esquenta demais.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Eu disse la em cima q formatei o PC, 2 vezes agora, voltei pro 10, e agora pro 11, mas tudo começou enquanto no 11. Entendo o problema não ser o clock, mas por que a mudança repentina nele? Porque eu via 4.4ghz e agora 4,19ghz a todo momento? Isso ta me dando agonia, é a unica coisa que acusa de diferente e que me frusta ao usar o PC e ele travar.

 

@1lokos  Não sei muito bem se é o monitor disso, mas no print do HWInfo q mandei la em cima tem as temperaturas da Motherboard também, e mesmo despois de jogar ou estressar no CPUZ, a maxima estava de boa. Agora enquanto na BIOS, no monitor de temperatura, tudo normal também. Minha placa-mãe tem dissipador de calor em cima dos VRM's. Mas mesmo assim, não sabia dessa questão da INTEL, vou tentar dar uma pesquisada nessas temperaturas tambem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2024 às 11:09, TigoDD disse:

Sinto muito, mas não é assim que funciona, esse meu processador é 2.60ghz de clock e no Intel Turbo Boost ele atinge 4.4ghz, e não 4,20 ou 4,19. Também não atinge 4.4ghz agora nem em núcleo único nem em multi-threading, mas acho que isso nem existe, pois tem a tecnologia Hyper Threading ou Sync All Cores se não me engano, que faz todos os núcleos trabalharem em conjunto.
E foi exatamente assim, atingindo 4.4ghz de clock com qualquer uso mais pesado, desde que comprei esse processador. E agora do jeito que está, não abaixa pra 2.60 e nem atinge os 4.4, este é o problema que estou tendo. Então não faz sentido o que você disse. Mas obrigado.

 

Não sou eu quem diz isso, mas o próprio fabricante. 4,4GHz é apenas em núcleo único. Se quiser 4,4GHz em todos, só fazendo overclocking, o que fará o turbo de núcleo único subir além dos 4,4GHz. Meu velho Xeon é assim também.

 

Em 14/03/2024 às 06:35, Guilherme FW Xavier disse:

Faz outro teste: abre o HWinfo e deixa rodando, Abre o CPU-Z e roda o bench de Single Core. Veja se vai aos 4.4 GHz. Isso veio do site (Intel) do processador

image.thumb.png.9a6a500cf4c92f9ae23f9b80115a9bf2.png

 

Se clicar no outro ponto de interrogação é isso que aparece. São duas mensagens afirmando que 4,4GHz é em núcleo único.

 

i5.thumb.jpg.ecd4e2d89b3b0845bd0ac24f66d0f8a3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@TigoDD Mano, tenho o mesmo i5 11400f, e estava com essa duvida, o por que não chegava a 4.40ghz,  mas mexendo  na BIOS, com cuidado é claro, o meu clock finalmente passou dos 4.20ghz, agora chega a 4.40ghz, eu percebi que é deixando a opção na BIOS: [ C-States em Auto ] que o clock chega a 4.4oghz.

Captura de Tela (23).png

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sandrielves  Aqui nem com essa opção no AUTO ele sobe pra 4.4, mas fica variando até no maximo 4.25. Mas quando estresso a CPU ou abro qualquer jogo ou tarefa pesada, ele crava em 4.19ghz de novo.

 

Ja desisti de tentar entender, to só vivendo agora, com os jogos apresentando problemas a qualquer momento. 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!