Ir ao conteúdo

Dúvidas quanto a qual SSD usar na Biostar A320MH

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Pessoal eu tô querendo comprar um SSD pra jogar porque meu HD anda travando muito e os jogos demoram muito pra carregar, mas eu não sei nada sobre o assunto então tenho algumas dúvidas que podem parecer ridículas de tão básicas, mas que eu realmente não sei sobre o assunto, me desculpem

1- Como faço pra saber qual SSD é a melhor opção pro meu PC? Todos são compatíveis? Eu tenho um Ryzen 3 2200g g com vega 8 caso ajude em alguma coisa informar qual é o meu processador

2- Pretendo assistir vídeos de como colocar SSD no PC, mas tem uma coisa que não entendo: O que devo fazer exatamente após conectar o SSD no PC? Quero continuar usando o meu HD sem formatar ele, mas criar uma nova partição pro SSD só pra jogos e se possíve fazer dual boot, mas só fiz dual boot até hoje com um só HD, dividindo ele em 2, então não sei se o processo é igual pra SSD, que no caso usei rufus USB pra instalar um windows que baixei no site da microsoft, o processo é o mesmo? Ou é melhor clonar o HD? Não sei como é o processo de clonar e se é mais vantajoso que esse outro método, ele no caso copiaria todos os arquivos que já tenho no HD pro SSD ou apenas instalaria o mesmo windows? Ou posso selecionar o que eu quero e o que não quero que seja copiado?

Postado
6 minutos atrás, saiborgu disse:

Pessoal eu tô querendo comprar um SSD pra jogar porque meu HD anda travando muito e os jogos demoram muito pra carregar, mas eu não sei nada sobre o assunto então tenho algumas dúvidas que podem parecer ridículas de tão básicas, mas que eu realmente não sei sobre o assunto, me desculpem

1- Como faço pra saber qual SSD é a melhor opção pro meu PC? Todos são compatíveis? Eu tenho um Ryzen 3 2200g g com vega 8 caso ajude em alguma coisa informar qual é o meu processador

2- Pretendo assistir vídeos de como colocar SSD no PC, mas tem uma coisa que não entendo: O que devo fazer exatamente após conectar o SSD no PC? Quero continuar usando o meu HD sem formatar ele, mas criar uma nova partição pro SSD só pra jogos e se possíve fazer dual boot, mas só fiz dual boot até hoje com um só HD, dividindo ele em 2, então não sei se o processo é igual pra SSD, que no caso usei rufus USB pra instalar um windows que baixei no site da microsoft, o processo é o mesmo? Ou é melhor clonar o HD? Não sei como é o processo de clonar e se é mais vantajoso que esse outro método, ele no caso copiaria todos os arquivos que já tenho no HD pro SSD ou apenas instalaria o mesmo windows? Ou posso selecionar o que eu quero e o que não quero que seja copiado?

não tem incompatibilidade em relação a isso, o melhor SSD depende do tamanho, taxa de escrita e leitura, recomendo a clonagem não tem porque você comprar o SSD e continuar usando o HD/fazer dual boot etc. 

fica aqui um tutorial de como realizar a clonagem: 

agora, MarkolaBR disse:

não tem incompatibilidade em relação a isso, o melhor SSD depende do tamanho, taxa de escrita e leitura, recomendo a clonagem não tem porque você comprar o SSD e continuar usando o HD/fazer dual boot etc. 

fica aqui um tutorial de como realizar a clonagem: 

e também uma recomendação de SSD no Brasil: SSD Kingston A400, 480GB

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Seja bem-vindo ao Fórum!

17 minutos atrás, saiborgu disse:

Como faço pra saber qual SSD é a melhor opção pro meu PC? Todos são compatíveis?

Vai depender de quanto você pode investir. Quanto à compatibilidade você deve nos informar o modelo da sua placa-mãe também.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Batata Defumada Obrigado

Quanto ao modelo da minha placa-mãe, é placa-mãe Biostar A320MH

eu procuro um SSD com um bom custo-benefício, o amigo ali recomendou SSD Kingston A400, 480GB que pra mim está em uma boa faixa de preço, mas toda recomendação é bem-vinda, quero ter o máximo de opções possível antes de decidir qual comprar

@MarkolaBR Obrigado por me responder

O lance do dual boot é que eu não quero me livrar do meu HD, eu queria continuar usando ele pra armazenar tudo o que não seja jogos e focar o SSD somente em jogos, nesse caso a clonagem ainda seria a melhor opção?

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, saiborgu disse:

@Batata Defumada Obrigado

Quanto ao modelo da minha placa-mãe, é placa-mãe Biostar A320MH

eu procuro um SSD com um bom custo-benefício, o amigo ali recomendou SSD Kingston A400, 480GB que pra mim está em uma boa faixa de preço, mas toda recomendação é bem-vinda, quero ter o máximo de opções possível antes de decidir qual comprar

@MarkolaBR Obrigado por me responder

O lance do dual boot é que eu não quero me livrar do meu HD, eu queria continuar usando ele pra armazenar tudo o que não seja jogos e focar o SSD somente em jogos, nesse caso a clonagem ainda seria a melhor opção?

no próprio windows, você consegue utilizar o HD para armazenar dados, e o SSD para sistema op e jogos não precisa do dual boot não. 

ainda mantenho a clonagem como melhor opção. 

ah, existem alguns ssds no aliexpress, provavelmente vão entrar em promoção essa semana (do consumidor) eu ficaria de olho nas marcas: xraydisk e netac pode ser que apareçam de 1tb por R$ 200 (ou menos)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
8 minutos atrás, saiborgu disse:

eu procuro um SSD com um bom custo-benefício, o amigo ali recomendou SSD Kingston A400, 480GB que pra mim está em uma boa faixa de preço

Entendi. Na minha opinião vale a pena pegar a versão de 960GB pra poder ter mais jogos instalados: Kingston A400 960GB.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Eu também passava a paginação, os arquivos temp e o ReadyBoost para o SSD, ia acelerar bastante o sistema (eu faço no meu sistema) e futuramente, compre um segundo SSD e coloque em raid 0 para ganhar mais desempenho. Também recomendo atualizar o firmware, pode melhorar o desempenho do SSD comprado, link caso for comprar um SSD kingston:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Mais dicas de como deixar o SSD e HD mais rápido:

-Desative o desligamento automático do HD e do SSD no gerenciador de energia.

-Limpeza de vírus (recomendo o Malwarebytes, para fazer isso).

-Atualize o sistema (até as atualizações opcionais), algumas atualizações aumentar a estabilidade, a velocidade e a segurança dos sistema e conseqüentemente dos discos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...