Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptei um cabo auxiliar em rádio antigo, mas não consigo controlar o volume...


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem? Não estou conseguindo ter êxito em uma adaptação que tentei fazer... 

Bem, eu tenho um Mini System bem antigo da AIWA, modelo CA-DW305HE, e como gosto muito da qualidade do som dele, resolvi tentar adaptar uma ponta P2 nele de forma que eu pudesse conectar qualquer dispositivo moderno para disfrutar desse som que eu gosto tanto... Eu vi vários tutoriais no YouTube sobre isso, e em muitos deles a pessoa dizia que para fazer isso você deveria ligar o rádio aberto sem reproduzir nenhum áudio e com o auxílio de uma chave encostar em cada ponto de solda individualmente, e ao fazer isso, quando você encostasse em um ponto e em um dos alto falantes omitisse um som, isso significaria que aquele ponto seria um dos polos positivos de entrada de um dos lados (seja ele esquerdo ou direito), e assim que encontrasse um, faria a mesma coisa para encontrar o outro, e o terra seria qualquer terra da placa... Bem, eu fiz isso (na verdade com a ajuda do meu cunhado já que ele entende mais de eletrônica do que eu), o resultado foi que o único ponto onde os alto falantes sinalizaram tanto de um lado quanto do outro, foi no próprio CI de amplificação... O rádio funcionou e eu consegui conectar o meu celular, mas o problema é que eu só consigo controlar o volume pelos dispositivos que eu conectar, e não pelo potenciômetro do próprio rádio... E isso é um problema pra mim pelo simples fato de eu não ter a possibilidade de  usufruir de um controle de volume mais preciso, e todas as proteções integradas no mesmo... Bem, ele me pediu para procurar o datasheet desse rádio, mas eu não consegui encontrar nenhum datasheet para esse modelo, e quanto ao CI, eu resolvi procurar ontem e encontrei e teoricamente os fios estão soldados nos pinos certos que são os de entrada esquerda e direita e o terra (6,7 e 9 respectivamente), mas mesmo assim o controle volume do aparelho não funciona... Mais uma coisa, eu não preciso das funções originais (FM, CD, Tape Deck), afinal o leitor de CDs está com defeito, o mecanismo do Tape também, e o rádio FM não tem ultilidade pra mim... Sei que meu problema tem a ver com áudio, mas dadas as circunstâncias, eu acredito que a resolução do mesmo só pode ser efetuada através do conhecimento de eletrônica, por isso estou postando essa dúvida nessa seção... Espero que vocês possam me ajudar pois nem eu, e nem o meu cunhado que entende de eletrônica, não sabemos o que está ocasinando esse problema, desde já obrigado!

 

Aqui segue o datasheet do CI:

 

TA8207K_ToshibaSemiconductor.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo .. de fato hás de possuir o esquema pra se guiar melhor. O google tentou (clique)

Caso seja o controle de volume um potenciômetro (ou duplo) é relativamente simples. A entrada fica nos extremos

Schematic_Como+Instalar+Controle+de+Volu

Mas se for digital, a coisa pega. Mas nada impede de você adaptar o controle acima na entrada do ponto que você diz que não tem controle. É bem simples: basta 1 pouco de criatividade. Pode até trocar o digital [se for] por este daí...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Eu já tentei adaptar um potenciômetro stereo (duplo) nele antes, mas o som por algum motivo que eu desconheço foi comprometido (conforme você deixava o volume do celular do meio pra cima, e após isso aumentava pelo potenciômetro, as frequências ficavam distorcidas), por isso eu gostaria de usar o original... Abaixo, segue a foto do potenciômetro dele, acredito que seja digital, não é?

866ea0cc-0c77-4c1e-8e50-3f12a367c6af.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece analógico mesmo amigo. Pra sê-lo ele não deve girar "em falso" ou seja, deve ter "batente" ou seja ainda, gira uns 3/4 de volta.

2 horas atrás, Slaker2001 disse:

o som por algum motivo que eu desconheço foi comprometido (

Provavelmente a saída do cel tem muita amplitude pra esta entrada ou sua impedância é muito diferente - de fato é mesmo. E tem + : você deve ligar direitinho o gnd e entrada na posição(ções) correta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Quando você diz que ele deve ter uma batente, significa que ele não é daqueles de "giro infinito" como os de rádios automotivos, certo? Eu estava pensando em tentar descobrir o que cada terminal desse potenciômetro significa, e assim que descobrir os dois de entrada e o terra, soldar os fios do cabo p2 neles seguindo a respectiva ordem, o que você me diz? Acha que daria certo? 

 

E tem mais uma coisa que eu gostaria de te mostrar:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1312606-esquema-para-potenciometro-de-7-pinos/

Você acha que eu se eu abrir o meu aqui, você também conseguiria identificar onde ficam as entradas e o terra, como fizeram nesse post? Desde já obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se gira infinito ele é digital. Neste caso minha teoria (e prática kk) não dá certo mesmo. (Falando nela e se fosse analógico)

35 minutos atrás, Slaker2001 disse:

descobrir o que cada terminal desse potenciômetro significa,

Coloca uma chave de fenda pegando no metal dela em cada terminal. Vai ouvir um pôôôm no a.f. E ou D. Eis o norte pra sua entrada de som. De novo, se for digital... isso ndv...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, Slaker2001 disse:

quanto ao terra?

Este é o + fácil amigo. Boa chance de estar no pot. É um terminal que dá beep - vulgo continuidade - até algum gnd do sistema.. p.ex. [-] de capacitor, trilha grossa, entrada aux - ele não a tem? - , partes metálicas e etc. Apesar de ter contato elétrico, você não deve - e nem pode - escolher a revelia o gnd. O mais correto pra entrada é algum pino gnd do ci cuja entrada está localizada, ok? Isso á pra não gerar ruídos.

Ah sim... gnd e terra neste caso são a lesma lerda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste aqui com a chave nos terminais, alguns deles fizeram um som bem baixinho... Vale ressaltar que o fio que eu tinha solado anteriormente no CI ainda estava lá, e rádio mesmo antes do teste estava fazendo um ruído... Será que se eu dessoldar esses fios do CI, e fazer o teste da chave nos terminais do potenciômetro novamente, vai fazer diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não li confirmação de que tipo ele é: infinito ou 3/4. Melhor você pesquisar o esquema que não achou (ainda). Este daqui me parece bem próximo. https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/aiwa-audio/aiwa-ca-dw300-ca-dw400-20147/

Daquele link que criei pra você e nem sei se clicou. Mostre este tópico pro seu cunhado...

10 horas atrás, Slaker2001 disse:

a ajuda do meu cunhado já que ele entende mais de eletrônica do que eu)

O ci de saída é bem simples

TA8207K.jpg

Como o nível de sinal do celular é alto, penso que pode ser aplicado direto na entrada... mas tem 1 detalhe... talvez a saída do cel seja digital ou pwm ou algo assim. Neste caso ela não vai ao gnd o que pode explicar parte do seu problema...

9 horas atrás, Slaker2001 disse:

conforme você deixava o volume do celular do meio pra cima, e após isso aumentava pelo potenciômetro, as frequências ficavam distorcidas

A solução pra isso pra mim é só teórica ... se assemelha a algo como um trafo isolador / casador. Como é só conceitual, nem sei se acho no google imagens pra te expor, ok? não devo somar muito mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Boa tarde! Bem, eu achei os terminais do potenciômetro do rádio, soldei nos respectivos lugares, mas sem sucesso... Não consegui controlar o volume, além de ter sem querer arrancado um dos terminais de entrada... Kkkk... O que me restou foi dar uma de "Manual do Mundo"... Soldei aquele potenciômetro que te falei, fiz um furo na tampa onde ficava o leitor de CDs e fixei ele lá... Mas o problema de distorção persiste... Se eu deixar o volume do celular baixo e aumentar o volume do potenciômetro no máximo, o som fica do jeito que é originalmente, muito bom e sem distorção (o problema é que o som dessa forma fica muito baixo, mesmo com o potenciômetro no máximo)... Mas quando eu aumento o volume no celular, mesmo que abaixo da metade, distorce tudo... Meu potenciômetro é de 50k, você acha que isso tem algo a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Slaker2001 disse:

Soldei aquele potenciômetro que te falei, fiz um furo na tampa onde ficava o leitor de CDs e fixei ele lá

Aí sim.. quase estamos falando a mesma língua..

 

1 hora atrás, Slaker2001 disse:

quando eu aumento o volume no celular, mesmo que abaixo da metade, distorce tudo

Não tenho certeza mas acho que o som do cel é digital ou seja pwm. Uma coisa que você pode fazer é... você está conectando no terminal do foninho? Neste caso a impedância - ou resistência dele é de algumas dezenas de Ohms. Meça com o multímetro pra ver. Coloque um resistor de mesmo valor na entrada do seu ampl. da entrada pro terra... É pro cel pensar que tem um foninho conectado, entende? Isso seria algo como um remédio pra distorção.

 

No caso parece que você tem 2 desafios: som baixo e distorção. Cada um tem uma solução diferente. Escolha um pra resolver primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!