Ir ao conteúdo

Upgrade de placa de vídeo (sugestão) - Preciso de nova placa-mãe e processador?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá galera!! 
Eu quero fazer um upgrade no meu pc. O intuito inicial seria comprar uma nova placa de vídeo, para poder jogar os jogos da atualidade pelo menos em 1080p (se der 1440p melhor!!). Meu orçamento inicial está em torno de R$ 1300 a R$ 1600. Não necessariamente preciso comprar hoje, eu posso ver uma sugestão de vocês e esperar o preço do item baixar. Vou colocar abaixo as configurações do meu pc:

Gabinete Aerocool Gamer Cylon RGB LED Preto Mid Tower S/Fonte

placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3 DDR4 USB 3.1 AM4

Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz / 3.6GHz Max Turbo YD1600BBAEBOX Six Core 16MB AM4 Cooler Wraith Spire

Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT Grey BLS8G4D240FSB 8GB 2400MHz (2x)

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon RX 580 Gaming 8G GV-RX580 GAMING-8GD 8GB GDDR5

HD Seagate Barracuda ST1000DM010 1TB 7200RPM 64MB Sata III

SSD Sandisk PLUS 240GB SDSSDA-240G-G26 Leitura: 530MB/s e Gravação: 440MB/s SATA III

Fonte PCYES Electro V2 600W 80 Plus White PFC ATIVO

Dei uma pesquisada inicialmente em RX 7600, RX 6650 XT, RX 6600 e RTX 4060. Mas fico na dúvida se seriam as mais inidicadas neste orçamento e principalmente se, eu comprar uma placa dessas meu processador e placa-mãe vão segurar tranquilo?
Se eu tiver que fazer um upgrade na placa-mãe e processador neste momento, ai seria mais complicado... (futuramente sim eu vou fazer um upgrade).

Ideia também seria alguns meses depois comprar um outro SSD de 480gb para jogos e 2 pente de 8gb ram 3200mhz.

O que vocês acham? Podem dar outras sugestões de upgrade urgente ou futuro, fiquem bem livre!

Postado

Atualmente mais vale dar up na Gpu mesmo com uma 6600, que vai ganhar um belo salto de desempenho. Trocar a CPU também seria ideal, mas não é tão urgente. Diria que os 2 pentes de 8GB estão suficientes, atualmente frequência da ram não importa tanto em jogos. E de SSD melhor pegar um NVMe, além de mais modernos que os satas, atualmente estão até mais baratos, e são muito mais velozes.

Postado

@RonaldoXbox boa, obrigado!!

Vale a pena pagar um pouco mais por uma 6650 xt ou uma 7600? Ou não compensa?
A 6600 achei por R$ 1300, a 6650 xt e 7600 n a base de R$ 1700,00. 
E tem alguma dica sobre as marcas? ASUS e Gigabyte, entendo que são confiáveis certo?

CPU vou investir mais para o final do ano ou ano que vem... E valeu pela dica do SSD NVMe!

• Curtir 1
Postado

@Leonardo Jochims tudo depende do preço de compra, em certas ofertas a RX 6600 aparece por 1100 ou até 1000, compensando muito, a 7600 já apareceu por 1400, nesses preços ambas seriam ótimas opções, porém a 6600 tem um preço mais estável e bom quase sempre, sendo a mais recomendada pois atualmente, a qualquer momento que pesquisar sobre ela seu preço estará bom.

Placa de vídeo da Gigabyte Aorus certos modelos tem muitas reclamações, mesmo sendo uma marca "confiável", recomendo sempre pesquisar antes sobre o modelo específico da placa do que ir direto em marcas ditas confiáveis, às vezes podem surpreender, uma placa de marca ruim/desconhecida, surpreendentemente ter boa construção, e uma de marca boa ser mais "porca"

• Curtir 1
Postado

Não sei quanto tempo tem essa fonte, mas se tiver alguns anos, o indicado seria troca-la junto com a placa de vídeo, por ser um modelo bem básico.

Com seu orçamento você não conseguirá montar nenhuma configuração para 1440p. Para começar a rodar games atuais em 1440p com certo nível de conformo, precisará de uma RX 7700 XT, do lado da AMD, ou uma RTX 4070, do lado da NVIDIA. Da RTX 4060 Ti / RX 7600 XT pra baixo, é 1080p mesmo, e dependendo do game, ainda vai dar um pouco de trabalho.

Mesmo melhorando a placa de vídeo, seu processador será um gargalo para vários games modernos. Claro que existem muitos games atuais que não são tão pesados para CPU e até jogos um pouco mais antigos que o R5 1600 não será um problema, mas em jogos mais novos você poderá enfrentar dificuldade para estabilizar uma gameplay de 60 FPS por limitação da CPU.

Pra colocar um processador mais novo e conseguir aproveitar o melhor dele, você também precisaria de RAMs mais rápidas (3200MHz ou mais), porque 2400MHz também acabaria limitando processadores mais novos em jogos. Não seria um grande problema manter as RAMs com o novo processador incialmente, caso seu orçamento não permita trocar junto. Só não daria certo trocar as memórias sem trocar de processador, a maioria dos Ryzen de 1ª geração não suportam frequências altas. Isso foi sendo melhorado com o passar das gerações Ryzen.

Entre as opções de placas citadas, RX 6600, RX 6650 XT e RTX 4060 são as mais viáveis. A RX 7600 não vale a pena, ela tem o mesmo nível de desempenho da RX 6650 XT e custa mais caro. A RTX 4060 é pouquinha coisa mais rápida que as duas e custa mais caro também, só que você tem o "pacote de vantagens NVIDIA" ao comprar uma placa uma. De AMD pra AMD, melhor ficar na mais barata.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB obrigado!!

a ideia agora mesmo seria investir na gpu… talvez a rx 6650 xt, ou a 4060, depende do preço (vou esperar alguma promoção). O processador vou deixar para momento posterior, junto com ram 3200 MHz. Estou pensando em pegar um novo SSD e tirar o HD. Esta placa-mãe seria um problema pro futuro também?

@GuilhermeGB ahhh e sobre a fonte… comprei em 2019. O que você poderia sugerir para substituir ela se for o caso?

Postado

@Leonardo Jochims a placa-mãe é OK ainda, só não teria suporte para PCI-Express 4.0 para processadores mais novos, mas na prática isso não vai fazer grande diferença. Já a sua fonte, 4/5 anos de uso, acho que já foi suficiente, como opção substituta você teria a MSI MAG A550BN por R$270, tem garantia de 5 anos, considerada uma fonte Tier C. Também tem a Cooler Master MWE Bronze 450W (versão ACAAB) por R$293, também 5 anos de garantia, mas já é uma fonte Tier B, construção interna superior. Para usar uma RTX 4060 ou RX 6650 XT, a potência de 450W seria mais que suficiente, pois o consumo de um PC intermediário com esse tipo de placa de vídeo chegaria a no máximo 250-350W.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Obrigado!!
Vou fazer isto. Vou ficar monitorando as gpus 6600, 6650 xt, 7600 e GTX 4060, a que estiver valendo mais a pena em uma promoção eu pego. E vou pegar a fonte que você recomendou de 450W, junto com um SSD de 1tb... Futuramente, talvez daqui há 1 ano eu invisto em um processador melhor. 
Valeu!!

• Curtir 1
Postado

Galera! Decidi investir mais no setup. Pensando nisto, eu pensei em:

pegar um 6750 xt, fonte msi mag 650w e um SSD de 1 tb.

Este upgrade faria sentido? A gpu teria 100% da performance dela, com meu processador e placa-mãe?

Tem um 6750 xt por 2.300. Se vocês tiverem sugestão de outra placa melhor com valor semelhante podem indicar.

Postado

@Leonardo Jochims é bom lembrar mais uma vez que o Ryzen 5 1600 não vai conseguirá atingir 60 FPS em jogos são mais pesados para CPU. Nesses jogos é melhor você focar em subir a qualidade gráfica até atingir um equilíbrio de desempenho entre CPU e GPU. Talvez sejam jogos pra você focar numa experiência nível console, conecte o controle no PC, trave um FPS numa taxa confortável (30 FPS, 40 FPS, etc), e divirta-se. Uma RX 6750 XT teoricamente supera as capacidades gráficas de um PS5, então não será difícil ter uma experiência nível console.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Leonardo Jochims é bom lembrar mais uma vez que o Ryzen 5 1600 não vai conseguirá atingir 60 FPS em jogos são mais pesados para CPU. Nesses jogos é melhor você focar em subir a qualidade gráfica até atingir um equilíbrio de desempenho entre CPU e GPU. Talvez sejam jogos pra você focar numa experiência nível console, conecte o controle no PC, trave um FPS numa taxa confortável (30 FPS, 40 FPS, etc), e divirta-se. Uma RX 6750 XT teoricamente supera as capacidades gráficas de um PS5, então não será difícil ter uma experiência nível console.

esse é o intuito mesmo. Queria ter uma gpu que vai me atender por alguns anos, que tenha capacidade de rodar jogos de hoje em 1440p. Para posteriormente pegar uma placa-mãe e uma cpu melhor. Mas entendi teu ponto. Talvez ja vou preparar um proximo upgrade desses dois itens.

sobre a gpu, é uma boa alternativa ou ha algo melhor na mesma faixa de preço?

Postado

@Leonardo Jochims tem uma polêmica dessa fonte da A650BN (talvez de toda a linha A-BN), parece que depois que foi aprovada no TecLab no fim de 2022, ela sofreu um downgrade agora no fim de 2023, colocaram capacitores piores do que a versão anterior (que já usava componentes de menor custo), até por isso que ela começou a cair de preço. Se acha que vale a pena arriscar e confiar nos 5 anos de garantia, pode ir, se não, sugiro pagar R$100 a mais numa Cooler Master MWE Bronze 500W (versão ACAAB).

• Curtir 2
  • Solução
Postado
11 minutos atrás, Leonardo Jochims disse:

@GuilhermeGB opa obrigado.

eu li que essa fonte da cooler master que o código termina em BR, não são muito confiáveis. Sabe de algo?

Somente a versão Bronze que tem o final ACAAW, não é o "BR" que é o problema, porque esse BR só se refere que ela segue o padrão de pluegue aqui do Brasil.

Esse modelo ACAAW sempre foi usado para fontes "White", as fontes "Bronze" terminam com ACAAB, só que do nada a Cooler Master lança uma variação "Bronze" com ACAAW que nós não sabemos muita coisa sobre. O que nós sabemos é que ela tem os mesmos 3 anos de garantia da versão "White", enquanto a versão "Bronze veradeira" tem 5 anos. Talvez seja o mesmo projeto da versão "White" melhorado apenas para atingir uma eficiência um pouco mais alta, dentro do padrão 80 Plus Bronze.

Esses são os requisitos de eficiência para cada padrão 80 Plus:

80plusratings.jpg

O selo "White" (que na verdade é só "80 Plus") só precisa garantir no mínimo 80% acima de 20% da carga total da fonte. Para ganhar certificação 80 Plus Bronze, o mínimo é 82% de eficiência em 20% e em 100% de carga, e 85% em 50% de carga.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...