Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual frequência minha placa-mãe suporta ?


Ir à solução Resolvido por Amaster,

Posts recomendados

bom gente, primeiro tópico aqui kkk to com uma dúvida e creio que não vou conseguir resolver.

seguinte, to com uma placa-mãe da ASUS A520M-E com processador Ryzen 5 2600 e até o momento não sei se pra trocar o processador eu teria que trocar as memórias.
acontece que to com 2 pentes, sendo um de 4 e outro de 8gb, ambos DDR4 com 2666mhz da hyperx, no site do adrenaline diz que a mesma aceita memórias de até 4600mhz, mas pesquisando por ai no google da vida, vi que o Ryzen 5 2600 só trabalha com frequencias até 2999mhz aproimadamente, não achei nada dizendo sobre no site do fabricante sobre esse assunto (só em fóruns).

 

link do tópico: https://www.adrenaline.com.br/analise/placa-mãe/ASUS-prime-a520m-e-e-boa-essa-placa-mãe-baratinha-da-ASUS-para-cpus-Ryzen/

 

gostaria de saber se caso eu troque de processador (um Ryzen 5 5600) eu teria que trocar as memórias para uma frequência maior do que o processador aguenta?
espero que dê pra entender, desculpa o tamanho do texto, eu entendo o básico disso.

1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Segue a limitação de cada componente:
ASUS A520M-E: DDR4 - 4866mhz
Ryzen 5 5600: DDR4-3200mhz
Ryzen 5 2600: DDR4 - 2993mhz

Mas pelo o que a imagem da CPU-Z está falando, sua memória está trabalhando até 2666, ou seja, menor do que a limitancia do processador. Mas caso você compre uma memória com mais MHz do que o seu processador aguenta, automaticamente a sua placa-mãe ela limita a frequência que o seu processador consegue suportar. Você consegue mudar isso fazendo overclock, mas com o tempo pode dar problema.
Mas respondendo sua pergunta, você não precisa trocar as suas memórias caso você troque pra um Ryzen 5 5600, isso é mais pessoal do que necessário. Se voce quer trocar as memórias pra ter um desempenho melhor no seu computador, é uma boa um upgrade das memórias, mas caso você esteja satisfeito com o desenho que voce já tem, tudo bem deixar essas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!