Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Preciso de um cabo PWM com 4 entradas para os fans. Vi um cabo splitter com 4 cabos PWM na Internet, que parecia ser o que eu precisava. Porém, percebi que são 3 cabos PWM de 3 pinos e 2 cabos de 4 pinos. O cabo principal tem um conector de 4 pinos que se conecta na entrada pmw de 4 pinos da placa-mãe, mas ai, eu só vou ficar com mais um cabo pwm de 4 pinos. Teria problema eu conectar os meus outros fans com entrada de 4 pinos em um conector que só tem 3 pinos? Vou mandar uma foto pra ajudar a entender. Também gostaria de saber se vou conseguir controlar os fans com placa-mãe se eu conseguir encaixar eles.

Screenshot_20240409-214604_Chrome.jpg

• Solução
Postado

A sequência dos 4 pinos são:

1 - +12V ("Positivo")

2 - GND ("Negativo")

3 - Sensor de Velocidade

4 - Sinal PWM

O que vai na placa-mãe e na primeira ventoinha tem todos os 4 pinos, mas os outros conectores não tem o 3º pino, porque ele só leva em consideração a rotação da primeira ventoinha. Se todas as ventoinhas forem iguais, logo a velocidade que será lida na primeira será praticamente a mesma para todas as outras (pois o sinal no 4º pino é igual para todas). A placa-mãe também não tem capacidade de ler todas as ventoinhas ao mesmo tempo, então só a primeira importa.

• Obrigado 1
Postado

O extensor (splitter) esta correto, apenas um dos conectores tem 4 pinos, os outros tem 3 pois neles é suprimido o pino do sensor de RPM, pois o BIOS consegue monitorar a rotação de apenas um fan por conector SYS_FAN (CHA_FAN). É a mesma coisa com HUB's, apenas um fan em a rotação monitorada.

Postado

O pino que falta é para ler a rotação, o controle de rotação é o pino numero 4 - o PWM; então todos os fans ligados no cabo spltiter terão a sua rotação controlada pelo BIOS simultaneamente.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!