Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo pwm funciona em conector de 3 pinos?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Boa noite! Preciso de um cabo PWM com 4 entradas para os fans. Vi um cabo splitter com 4 cabos PWM na Internet, que parecia ser o que eu precisava. Porém, percebi que são 3 cabos PWM de 3 pinos e 2 cabos de 4 pinos. O cabo principal tem um conector de 4 pinos que se conecta na entrada pmw de 4 pinos da placa-mãe, mas ai, eu só vou ficar com mais um cabo pwm de 4 pinos. Teria problema eu conectar os meus outros fans com entrada de 4 pinos em um conector que só tem 3 pinos? Vou mandar uma foto pra ajudar a entender. Também gostaria de saber se vou conseguir controlar os fans com placa-mãe se eu conseguir encaixar eles.

 

Screenshot_20240409-214604_Chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A sequência dos 4 pinos são:

 

1 - +12V ("Positivo")

2 - GND ("Negativo")

3 - Sensor de Velocidade

4 - Sinal PWM

 

O que vai na placa-mãe e na primeira ventoinha tem todos os 4 pinos, mas os outros conectores não tem o 3º pino, porque ele só leva em consideração a rotação da primeira ventoinha. Se todas as ventoinhas forem iguais, logo a velocidade que será lida na primeira será praticamente a mesma para todas as outras (pois o sinal no 4º pino é igual para todas). A placa-mãe também não tem capacidade de ler todas as ventoinhas ao mesmo tempo, então só a primeira importa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O extensor (splitter) esta correto, apenas um dos conectores tem 4 pinos, os outros tem 3 pois neles é suprimido o pino do sensor de RPM, pois o BIOS consegue monitorar a rotação de apenas um fan por conector SYS_FAN (CHA_FAN). É a mesma coisa com HUB's, apenas um fan em a rotação monitorada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!