Ir ao conteúdo

Quedas de FPS no GTA Online (GTA Online) no Ryzen 5 5600G e GeForce RTX 4060

Ir à solução Resolvido por zKayque,

Posts recomendados

Postado

Muito bom dia senhores.
Ultimamente tive a realização de estar dando um upgrade de Placa de Vídeo RTX 4060 8gb no meu PC.

Configuração do Meu PC
Processador: AMD Ryzen 5 5600G
Placa-mãe: Gigabyte B550M AORUS Elite
Memória: 12Gb DDR4 Juhor 3000Mhz
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4060 8GB
Fonte: Fonte Pichau Gaming Nidus 500W

Estava jogando GTA Online/GTA Online o o FPS eu cravo nos 60 pois meu monitor é 60hz, quando ando de carro pela cidade é lugares um pouco mais movimentado o uso da GPU vai para 10% e o CPU para 50% ou até mais, ja mexi nas configurações aumentando e diminuindo o gráfico mais não consigo aumentar o uso da GPU em média quando não acontece o Gargalo fica 40% de GPU e 50% de CPU.

Gostaria de saber se alguém tem alguma configuração ou recomendação para resolver esse meu problema, no momento não cheguei a testar em outros jogos mais pelo que me parece é alguma configuração do GTA Online que é todo bugado.

Vou testar logo em breve no Baldur's Gate 3 e Hogwarts Legacy

imagem_2024-04-10_111030612.png

Postado

Pelo que está aí no print, parece que seu PC está no limite de memória de vídeo e de memória RAM, falta de memória pode causar quedas bruscas de FPS, entre outros problemas. A solução pode ser reduzir a qualidade do gráfico do jogo, também evitar manter muitos apps abertos em segundo plano, sugiro você tentar essas coisas.

• Curtir 1
Postado

Essas são as configurações @MarkolaBR

imagem_2024-04-10_142123579.png

imagem_2024-04-10_142152002.png

imagem_2024-04-10_142218471.png

@GuilhermeGB Quer dizer que a 4060 não está dando conta? ou seria falta de memória RAM?

Essa configuração eu copiei de uma pessoa que esta usando

placa-mãe: B550M AORUS ELITE
PROCESSADOR: Ryzen 7 5700X
PLACA DE VÍDEO: RTX 4060 8GB

quase a mesma configuração

Minha memora RAM e da china, vale a pena trocar por alguma de marca conhecida ?

Postado
49 minutos atrás, Kayque will disse:

falta de memória RAM

é, olhando o uso no msi tá utilizando 15gb de ram, e você tem 12gb... o ideal é fechar tudo que tiver de fundo e fazer o teste novamente. 

a 4060 dá e sobra pra esse jogo, foi lançado em 2015 antes das GTX 10xx. 

50 minutos atrás, Kayque will disse:

Minha memora RAM e da china, vale a pena trocar por alguma de marca conhecida ?

dá uma olhada nas memórias da XPG, tem 10 anos de garantia... 

Postado

@Kayque will não é a RTX em si que não tá dando conta, ela só não está tendo memória gráfica suficiente, pelo que mostra nos prints, e nem seu PC está tendo memória RAM do sistema. Suponho que você tenha 16GB de RAM no total, o sistema já está alocando mais de 15GB, ele só não usa todos os 16GB pra deixar uma margem, mas se tivesse mais do que 16GB, ele usaria mais.

GTA online é fora do normal, o de uso de CPU/GPU/RAM é bem mais agressivo que no modo single-player, principalmente se você estiver jogando GTA GTA Online/GTA Online, que costuma ser ainda mais pesado por causa das modificações. Reduzir a qualidade do gráfico impacta tanto no uso de memória de vídeo quanto no uso de memória RAM.

Postado

Estava vendo que se eu usar o Directx 10 da uma melhorada no fps, devo usa-la ?

Vocês recomendam eu abaixar os gráficos, mais acabei olhando que abaixando os gráficos n usa quase nada da placa de vídeo, e eu aumentando a resolução usa mais da GPU devo forçar esse uso da GPU?

Directx 10 é uma boa opção ou devo manter no 11?

Postado

@Kayque will o objetivo aqui não é usar o máximo da sua GPU, é simplesmente solucionar seu problema pra você não precisar fazer um upgrade forçado. DirectX 10 faz o jogo rodar com gráficos um pouco inferiores, devido a falta de suporte de alguns efeitos/tecnologias, mas não sei o quanto isso ajudaria na prática.

Postado

@Kayque will acho que você está confundindo a situação com gargalo de CPU, que é quando você tenta forçar o uso máximo da placa de vídeo para aproveita-la melhor ao mesmo tempo que também força o jogo a rodar com um FPS abaixo do limite do processador, pois reduzir a quantidade de quadros por segundo que seu PC gera também diminui a carga sobre o processador. A situação aí está mais para gargalo de memória, e pra reduzir uso de memória você precisa reduzir gráfico (principalmente coisas como qualidade das texturas, sombras, distância de renderização, reflexos) e evitar o máximo de aplicativos em segundo plano no PC.

Postado

@GuilhermeGB Então a solução seria diminuir os gráficos para amenizar para o CPU?

Mais como eu faço para usar mais a GPU e amenizar o Uso de CPU?
Andei vendo videos na internet de pessoas rodando a 80% de GPU e 10% de CPU

Postado

@Kayque will agora que vi, você está usando o reflexo MSAA em 8x, pode ser um causador do problema, põe ele em 2X ou desativado e veja se continua esse drop de fps. 

também feche tudo que estiver em segundo plano quando for jogar. 

• Curtir 2
Postado

@MarkolaBR acredito que MSAA nos reflexos não impacta tanto quanto o MSAA geral, porém também é muito difícil para o próprio usuário notar alguma diferença no reflexo com e sem MSSA, então é uma opção que já poderia ser desativada. Eu mesmo nunca liguei de usar MSAA nos reflexos quando jogava.

@Kayque will melhor você ir por partes, amigo, você está tentando fazer tudo de uma vez, mas vai acabar não fazendo nada. No mundo real nada é perfeito, você precisa chegar num ponto de equilíbrio pra tudo, então talvez você não consiga fazer sua placa trabalhar a 100% porque isso trará mais efeitos negativos do que positivos. E não tem problema algum em deixar a placa sobrando, na verdade só tem vantagens nisso, ela terá uma vida útil um pouco mais longa trabalhando com folga.

• Curtir 2
Postado

Abaixei os gráficos para uma config "Media" e esse foi o resultado, vou jogar mais para ver se acontece algum tipo de gargalo

image.png

Esta imagem foi no centro da cidade local onde tem muitos players

Postado
16 horas atrás, zKayque disse:

Abaixei os gráficos para uma config "Media" e esse foi o resultado, vou jogar mais para ver se acontece algum tipo de gargalo

image.png

Esta imagem foi no centro da cidade local onde tem muitos players

Mesmo assim ainda está com bastante uso de memória de vídeo e memória RAM. Acho que essa versão do GTA que você está usando está pesada demais, faltando otimizações. Tem servidores do GTA Online que o pessoal enche de coisa sem otimizar direito.

1 hora atrás, zKayque disse:

Reduzi os Graficos e botei no directx 10 e até agora esta tranquilo mais ainda esta usando mais do CPU que o GPU

Bom, pelo menos melhorou o desempenho. Mas como eu disse ali acima, parece que tem algo errado com esse jogo aí.

Postado

@GuilhermeGB Acabei testando em outros jogos como fifa 23 e ainda acontece aquelas travadas do nada mesmo os graficos baixo, esta usando 50% de cpu e 30% de gpu, não sei o que fazer todos os jogos esta dando uma travada brusca toda hora

Isso é normal? andei pesquisando e o cara citou essa situação

imagem_2024-04-14_102819581.png

• Solução
Postado

@GuilhermeGB A saúde dele estava ruim, realizei a troca e parou de travar nos jogos, este SSD estava o Windows e quando ele dava 100% travava o Windows juntamente com o pc por isso dava essas travadas nos jogos.

Realizei a troca de SSD e formatei o PC e até o momento o problema foi resolvido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...