Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC Scanner (XT) na RTX 3050, é seguro? Devo fazer ou nada muda?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olar, comprei uma RTX 3050 da Galax e estou usando o aplicativo deles (Xtreme Tuner). 

No aplicativo tem a opção OC 1 Click e OC Scanner. Posso usar elas? É confiavel? Vou notar alguma diferença de desempenho ou nada significante?

 

image.thumb.png.9d288bc3c459171f4bb5f8eb82041c57.png

Obs: estou perguntando sobre o app XT, por favor não venham falar do MSI Afterburner, por hora minha duvida se limita ao Xtreme Tuner e suas funcionalidades, mantenham suas respostas no tópico. :3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A questão não é se é confiável ou não, a final, o programa é da própria Galax, e é quase impossível você danificar uma placa de vídeo fazendo modificações desse tipo, elas possuem limites internos que não deixam o usuário extrapolar. A questão que importa é se realmente vai fazer algum resultado na prática, e ninguém poderá te responder isso, pois cada hardware é único, então só os testes práticos dirão.

 

Você pode pegar 10 placas de vídeo exatamente do mesmo modelo e tentar overclock nas 10, cada uma terá um comportamento diferente da outra, no máximo você verá padrões um pouco parecidos, mas nada exatamente igual. Overclock hoje em dia não tem ganhos expressivos igual tinha em placas de 10-15 anos atrás, hoje as placas tem boost dinâmico onde os fabricantes podem projeta-las para atingirem valores mais altos de clock automaticamente conforme as condições de operação, e ainda mantendo a estabilidade.

 

Aqui na minha GTX 1660 Ti eu até consigo ganhar uns 7-8% com overclock, mas aumentando o consumo dela de 120-130W padrão, para 140-150W, o que também aumenta a quantidade de calor dissipado, exigindo que as ventoinhas girem mais rápido para refrigerar, e fazendo mais barulho. Em vez disso, eu uso um undervolt que deixa a placa com praticamente o mesmo desempenho stock, porém consumindo apenas 80-90W e trabalhando bem silenciosa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A questão não é se é confiável ou não, a final, o programa é da própria Galax, e é quase impossível você danificar uma placa de vídeo fazendo modificações desse tipo, elas possuem limites internos que não deixam o usuário extrapolar. A questão que importa é se realmente vai fazer algum resultado na prática, e ninguém poderá te responder isso, pois cada hardware é único, então só os testes práticos dirão.

 

Você pode pegar 10 placas de vídeo exatamente do mesmo modelo e tentar overclock nas 10, cada uma terá um comportamento diferente da outra, no máximo você verá padrões um pouco parecidos, mas nada exatamente igual. Overclock hoje em dia não tem ganhos expressivos igual tinha em placas de 10-15 anos atrás, hoje as placas tem boost dinâmico onde os fabricantes podem projeta-las para atingirem valores mais altos de clock automaticamente conforme as condições de operação, e ainda mantendo a estabilidade.

 

Aqui na minha GTX 1660 Ti eu até consigo ganhar uns 7-8% com overclock, mas aumentando o consumo dela de 120-130W padrão, para 140-150W, o que também aumenta a quantidade de calor dissipado, exigindo que as ventoinhas girem mais rápido para refrigerar, e fazendo mais barulho. Em vez disso, eu uso um undervolt que deixa a placa com praticamente o mesmo desempenho stock, porém consumindo apenas 80-90W e trabalhando bem silenciosa.

@GuilhermeGB Obrigada!! Minha referência de overclock é realmente de 2009 - 2013, até então não havia investido em pc novamente, agora que peguei uma RTX estou reavaliando algumas coisas, enfim, muito obrigada por esclarecer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!