Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configuro a BIOS?


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Comprei um computador novo - placa-mãe MSI B550 PRO VDH WIFI, Processador Ryzen 7 5700g e 16gb de ram 3600hz (2x de 8gb).

Não tenho placa de vídeo dedicada

 

Montei ele, coloquei as memórias para funcionarem dual channel, bem como atualizei os drivers da placa-mãe.

 

Não cheguei a atualizar a BIOS com aquele método em que somente conecta a fonte com a placa-mãe e coloca um USB ( não sei se é necessário)

 

O computador está funcionando certinho, conforme o esperado.

 

Porém, quando eu verifico o sistema ele consta como memória instalada 16, porém utilizável 13gb ao invés de 16gb de ram

image.png.385aee29a8eff7f8ca8116d686355927.pngimage.png.385aee29a8eff7f8ca8116d686355927.png

(imagem ilustrativa, estou no PC da firma)

 

Já tentei aquele teste em que desmarca a opção de memória máxima (já estava desmarcada), porém não adiantou.

 

Quando tentei mexer na BIOS, o PC não ligou mais, ai tirei a bateria para resetar a BIOS.

 

Alguém pode me ajudar a configurar a BIOS para deixar funcionando a 3600mhz e 16gb de RAM em dual channel? Bem como deixar a placa de vídeo integrada funcionando em seu melhor desempenho com a placa-mãe?

 

OBS: não pretendo fazer overclock, somente deixar o máximo de desempenho do PC sem overclock.

 

Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

13gb utilizável pois ele está com 3gb alocado para o vídeo integrado. Nativamente o processador funciona com memórias em 3200mhz (se não me engano), para ter os 3600mhz precisa fazer overclock nelas, se o DOCP (xmp) não deixar em 3600mhz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pedroou disse:

13gb utilizável pois ele está com 3gb alocado para o vídeo integrado. Nativamente o processador funciona com memórias em 3200mhz (se não me engano), para ter os 3600mhz precisa fazer overclock nelas, se o DOCP (xmp) não deixar em 3600mhz.

certo, então no caso não há mais nada que eu possa fazer? posso jogar de boa que já está funcionando tranquilo? E outra, sabe se fazer overclock para 3600mhz compensa? estou com o cooler box do processador mesmo e pasta termica dele também, ou irá esquentar demais e eu posso comprometer as peças?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!