Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal! Estou querendo dar um upgrade no meu PC e queria ver com vocês o que vocês acham que eu deveria melhorar:

Tenho uma GTX 1060 6 gb

i7 7700

placa-mãe ASUS H110M-CS/BR

1 stick de 16 gb RAM

Já faz alguns anos que tenho esse setup e já ta começando a travar em alguns jogos!

Desde já muito obrigado, galera!

Postado

Qual seu orçamento? Te recomendaria montar um novo e vender este, está muito defasado.

Se for pegar um novo qual seria seu orçamento? Acho que no máximo daria pra reutilizar a gpu, armazenamento e fonte (talvez a ram)

Postado

@charleschamp321 A placa de vídeo bem ultrapassada, seu processador ainda consegue empurrar alguma coisa, claro que não um jogo em 4k.

Mas combinado com uma boa placa, ele ainda dá um caldo.

Se trocar o processador não vai mudar nada, seu gargalo aí é GPU.

Eu recomendaria mesmo trocar os 2, mas sei as condições de todos e realmente eu entendo não ter como trocar de vez, eu mesmo demorei 2 anos até conseguir trocar tudo.

Enfim.

Placas que te recomendo, e que depois vão ficar boas caso você troque o seu processador.

AMD: https://www.kabum.com.br/produto/514536/placa-de-Vídeo-rx-6600-v2-ASUS-dual-amd-radeon-8gb-gddr6-90yv0gp2-m0na00?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlZixBhCoARIsAIC745A4KcU8kYJLZvwe81JnNwrD-Tu11RVJK4aylgMw_kZEAjaN_T2KCPcaAsrBEALw_wcB

NVIDIA: https://www.kabum.com.br/produto/534153/placa-de-Vídeo-RTX-3060-gaming-zotac-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-ray-tracing-zt-a30600p-10m?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlZixBhCoARIsAIC745BB1aUdS-r45BagMorEZ8nxiHpmpLasSlOBUCdRdiXHJ4d0frpgayQaAk1nEALw_wcB

Eu poderia te recomendar a 4060 também, que ficaria na mesma faixa de preço, porém com modelos mais básicos e o desempenho é semelhante.

Não recomendei nada mais caro pois imagino que você opte realmente por algo mais barato e se você chegou em 2024 jogando com uma 1060 6gb, não é tão exigente, por isso eu recomendei essas placas que são perfeitas para o FullHD.

Vai ter uma desvantagem por causa do PCI que eu acredito que o seu seja 3.0 ao invés do 4.0. Mas não é nada preocupante, só perdera alguns míseros fps, depois quando trocar a placa-mãe e o processador já pega um 4.0.

Eu mesmo tenho um Ryzen 7 1700 e uma rx6600 igual te recomendei, porém a minha é da Gigabyte, eu uso com uma A320 KM-BR que o pci é 3.0 também, e não notei diferença alguma perto do 4.0 pois peguei a placa usada de um amigo.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Qual seu orçamento? Te recomendaria montar um novo e vender este, está muito defasado.

Se for pegar um novo qual seria seu orçamento? Acho que no máximo daria pra reutilizar a gpu, armazenamento e fonte (talvez a ram)

Eu diria em torno de uns 2-3k por enquanto, além do preço do computador. Caso eu venda, quais componentes você acha que precisam de um maior upgrade?

24 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@charleschamp321 A placa de vídeo bem ultrapassada, seu processador ainda consegue empurrar alguma coisa, claro que não um jogo em 4k.

Mas combinado com uma boa placa, ele ainda dá um caldo.

Se trocar o processador não vai mudar nada, seu gargalo aí é GPU.

Eu recomendaria mesmo trocar os 2, mas sei as condições de todos e realmente eu entendo não ter como trocar de vez, eu mesmo demorei 2 anos até conseguir trocar tudo.

Enfim.

Placas que te recomendo, e que depois vão ficar boas caso você troque o seu processador.

AMD: https://www.kabum.com.br/produto/514536/placa-de-Vídeo-rx-6600-v2-ASUS-dual-amd-radeon-8gb-gddr6-90yv0gp2-m0na00?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlZixBhCoARIsAIC745A4KcU8kYJLZvwe81JnNwrD-Tu11RVJK4aylgMw_kZEAjaN_T2KCPcaAsrBEALw_wcB

NVIDIA: https://www.kabum.com.br/produto/534153/placa-de-Vídeo-RTX-3060-gaming-zotac-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-ray-tracing-zt-a30600p-10m?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlZixBhCoARIsAIC745BB1aUdS-r45BagMorEZ8nxiHpmpLasSlOBUCdRdiXHJ4d0frpgayQaAk1nEALw_wcB

Eu poderia te recomendar a 4060 também, que ficaria na mesma faixa de preço, porém com modelos mais básicos e o desempenho é semelhante.

Não recomendei nada mais caro pois imagino que você opte realmente por algo mais barato e se você chegou em 2024 jogando com uma 1060 6gb, não é tão exigente, por isso eu recomendei essas placas que são perfeitas para o FullHD.

Vai ter uma desvantagem por causa do PCI que eu acredito que o seu seja 3.0 ao invés do 4.0. Mas não é nada preocupante, só perdera alguns míseros fps, depois quando trocar a placa-mãe e o processador já pega um 4.0.

Eu mesmo tenho um Ryzen 7 1700 e uma rx6600 igual te recomendei, porém a minha é da Gigabyte, eu uso com uma A320 KM-BR que o pci é 3.0 também, e não notei diferença alguma perto do 4.0 pois peguei a placa usada de um amigo.

Entendi, o processador você recomendaria trocar por qual? Além disso, a placa-mãe precisaria trocar também? 

Postado

@charleschamp321 Precisaria trocar pois o socket é diferente, esse i7 7700 é o último que saiu pra esse socket.

Eu recomendaria um Ryzen, com qualquer 1 das 2 placa irá ficar ótimo.

Você acha kits por uns 1000 reais bem de boa

Um exemplo: https://www.terabyteshop.com.br/produto/20854/upgrade1232?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwlZixBhCoARIsAIC745DPkC-PVz0tt3ANqIJZJO-ARqgpenaug_TgHc52ITmC_8VSmOSKrMwaAmgKEALw_wcB

Esse já vem com as memórias aliás.

Obs> verifique sua fonte antes de trocar a Placa de Vídeo.

@charleschamp321 Se for gastar 3k, você compra o kit que mandei acima, e a placa de vídeo... quando vê ainda sobra pra uma fonte, caso necessário, se a sua não for 80plus e uma marca confiável... recomendo trocar também.!!!

Postado

@Arthur Arnemann @charleschamp321 Certo e errado, eu tenho uma 1060 de 3gb e uma 1070ti ambas a quase 7 anos e uso as duas em um pc para jogar e outro para photoshop. tava com um i7 4790 (4° gen) e passei pra um Ryzen 5600 e um i7 2600 (2° gen) para um  i5 12400f no outro pc, senti uma diferença absurda de Fps em jogos competitivos onde o estresse é mais voltado para o CPU, tanto que consegui pegar em média a 200-230 Fps o Cs2 na resolução 1280x960 (resolução mais jogada) na própria 1060 mesmo, se for o cara que joga isso ou Valorant, dota sei lá. não precisaria sair correndo trocar a Gpu, e sim o processador. 

Pegando uma A520m da Msi já seguraria um Ryzen 5 5600 que iria dobrar o desempenho em alguns jogos comparado ao core i7.  gastaria 1000 reais no Kit pegando uma promoção. invés de gastar 1400 em uma 6600 e só melhorar o gráfico mas o Fps continuar baixo por causa do i7 antigo dele. 

Mas ambas trocas valem amigo. você tem que avaliar teu cenário,

Exemplo 1: se joga Games focados em campanha, aquele que 60 fps é suficiente, revenda sua 1060 intere o valor e  pegue um placa de Vídeo, rx 6600 pra cima, se cogitar a 3060 pegue logo a 4060 que vai ser mais vantagem, 12gb vs 8gb não vai fazer diferença alguma em 1080/1440p, elas custam o mesmo valor bem dizer, a RTX 4060 vai ter mais tecnologias como frame generation, um tapinha de desempenho a mais, e vai Consumir BEM MENOS energia. abaixo segue um link comparando as duas.

https://www.youtube.com/watch?v=H2y6vCxHCMc

Exemplo 2: Tu joga jogos competitivos onde não liga pro gráfico e somente quer ver o Fps acima de 120+ pegue um processador e placa-mãe, revendendo teu i7 com o kit deve conseguir uns R$ 600 reais tranquilo. é minha dica, abraço !!

• Curtir 1
Postado

@Kevin Aguiar Muito obrigado pela ajuda! Eu acabo jogando os dois tipos de jogos, tanto campanha quanto competitivo, aí acho que nesse caso o ideal seria trocar logo a placa de vídeo e o processador, né? Em qual loja você recomenda comprar os upgrades?

@Arthur Arnemann Muito obrigado pela ajuda, cara! Eu vi que os processadores da Ryzen são melhores pra jogos, né? Pra uma melhorar considerável no desempenho, o Ryzen 5 5500 é bom?

• Obrigado 1
Postado

@charleschamp321 Eu sinceramente não acho uma troca 100% perfeita de um i7 7700 pra um Ryzen 5 5500, pra quem não entende pode parecer besta mas pro 5600 é 20% a mais de performance até mais dependendo dos jogos que você vai jogar por causa que ele tem o dobro de cache L3 do que o 5500

Counter strike, Rainbow six são dois exemplos de jogos que rodam bem melhor no 5600

• Curtir 1
Postado

Loja que estiver mais barata dá pra pegar, só cuidado com lojas que não sejam Pichau, Kabum, terabyte etc até Amazon é boa pra comprar hardware.

9 horas atrás, charleschamp321 disse:

@Kevin Aguiar 

@Arthur ArnemannEu vi que os processadores da Ryzen são melhores pra jogos, né? Pra uma melhorar considerável no desempenho, o Ryzen 5 5500 é bom?

Não necessariamente, é que para o brasileiro médio a linha Ryzen vale muito mais a pena que Intel, já que (grande maioria das vezes) possuem menor preço (cpu+placa-mãe), gigante possibilidade para upgrades e são muito mais estáveis que as cpus da 13ª/14ª gen.

Postado

@RonaldoXbox@charleschamp321 Meu ponto de vista hoje, amd vem crescendo muito com linha Ryzen, mas intel vende mais até pelo nome da marca, mesmo eles fazendo refresh sem gráfico integrado decente eles vendem, isso sem falar o dominio em todos notebooks e desktops corporativos, imagina agora vindo com gráficos integrados Ark já vai possível jogar algo, AMD que pare de capar os Cpus nas pegadinhas como fez com R7 5700 e capa todos processadores com gráfico ou vai votar pro buraco. mais longevidade na plataforma não salvou eles, 70% dos processadores usados na Steam é INTEL, isso sem falar que eles tem fábricas próprias e tudo mais. 

Hoje sou usuário das duas e tenho dois concorrentes aqui comigo, um para uso pessoal o outro para trabalho, Seja o 5600 e o 12400f posso dizer bem qual diferença deles em games ou multitarefa, intel leva por pouco maioria dos programas que testei, ganha em jogos que usam Single thread mas perde nos que se beneficiam de mais cache, referente a consumo nessa linha i5/R5 pelo menos eu notei consumo menor e menos aquecimento do i5, o que sei que seria bem diferente se fosse um 12600k mas também MUITO acima dos dois. 

12400f consumindo 44w em games contra 70w do Ryzen 5 no Cs2 por exemplo, Jogo hoje no 5600 mas instalei no pc do escritório um Cs2 no core i5 kkk

curiosidade, notei uma variação enorme em dual channel comparado ao single, o i5 parece que é obrigado a usar dual, perdeu muito Fps em games fora o 1% low, já o Ryzen não senti essa oscilação toda, me pergunto se é por causa do cache L3 que é 32mb vs 18mb do i5. 

mas enfim ambos ótimos processadores, i5 me saiu só 700 reais na Kabum. 

placa-mãe h610m-r Maxsun para INTEL   (memórias asgard 3200mhz) 16gb  CL 16

placa-mãe A520m A pro msi para Ryzen (memórias asgard 3200mhz) 8+16gb  CL 16

• Curtir 1
Postado

@Kevin Aguiar @Arthur Arnemann Entendi, então pra melhorar core i7 7700 pra um Ryzen o 5 5600 é melhor? Em relação aos Ryzen 7, qual você acha q é melhor? To pensando em gastar um pouco mais e garantir que o PC tenha um ganho de desempenho considerável comparado com o atual.

To pensando em comprar a RTX 4060, e fazer um kit com algum Ryzen de maior perfomance.

Postado

@charleschamp321 Se pretende ficar no socket AM4 eu sinceramente iria no máximo até um Ryzen 5600 ou 5700x, por 2 anos ou pouco mais eles já vão te entregar 60 fps em jogos história ou +120 em competitivos sem problemas. Se for gastar mais que isso seria melhor logo ir de Am5 ai sim tu iria ter mais longevidade tanto em desempenho como na plataforma toda. começar com um Ryzen 5 7600 por exemplo, ele briga com um 5700x3d.

Mas pegando Am4 Já vai notar uma grande diferença usando um R5 5600 com a RTX 4060, pode acreditar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...