Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade (ou incompatibilidade) de fans e/ou water cooler.


Posts recomendados

Boa noite, hoje chegou meu water cooler e eu estava tentando instalar ele seguindo o manual tudo certinho, o water cooler em questão é o Rise Mode Aura Ice Black, que estou instalando no meu gabinete aerocool que vêm com 1 controladora e 1 fan. Minha placa-mãe é a B460m EX-V5, não tem suporte para ARGB, e tem apenas as entradas para CHA_FAN e CPU_FAN. (CHA_FAN está sendo usado conectado na controladora)
A controladora do gabinete aparenta ter 2 tipos de entradas para ventoinhas, 2x 3 pinos (com um espaço entre o pino 1 e 2) e 6x de 6 pinos, no caso 1 delas já veio ocupada pelo fan que veio no gabinete.

Estou bastante confuso em todos esses fios do water cooler e dos fans, por isso tentei descrever de forma sucinta, clara e coesa os detalhes.

Seguinte, na bomba vem 3 cabos de entrada (furos):
- 3 pinos (que parece ser padrão de encaixe do CPU_FAN/CHA_FAN)
- 3 pinos (com um encaixe que engata no cabo adicional nº3)
- 6 pinos (USB fora da imagem pois já encaixei) 
bomba-sem-usb.thumb.jpeg.d53d557c7e6a591155f7ef84b5379631.jpeg
Em cada uma das 2 ventoinhas vem 2 cabos de entrada (furos):
- 4 pinos (que parece ser padrão de encaixe do CPU_FAN/CHA_FAN)
- 3 pinos (com um encaixe que engata no cabo adicional nº3)
fan.thumb.jpeg.81d0517dacb2215efcd71921ca264e00.jpeg

Aí de cabo adicional vem:
- Um cabo com um lado de saída (pino pra fora) com 3 pinos (1 espaço em vazio entre o pino 1 e 2) e do outro lado sata de energia
WhatsAppImage2024-04-22at16_54_53.thumb.jpeg.c781a45c6d2961b2e7203e9a1c4d4c8d.jpeg
- Um cabo com 4 furos de um lado (padrão CPU_FAN/CHA_FAN), e bifurcado de um lado 3 pinos pra fora (no mesmo padrão de 1 espaço entre pinos 2 e 3) e do outro lado semelhante mas com os 4 pinos
WhatsAppImage2024-04-22at16_56_58.thumb.jpeg.3b957b2e78a9bdbd0eb0dab8cf2d7369.jpeg
cabo adicional nº3 com uma bifurcação de um lado onde entra 3 pinos (1 espaço e branco entre pino 2 e 3) e do outro lado com esses mesmos pinos só que pra fora, e do outro lado tem mais 2 bifurcações: 3 cabos com 3 pinos pra fora (normais, sem o padrão anterior)
WhatsAppImage2024-04-22at16_59_34.thumb.jpeg.e1890ad03b21975e4eaea9143d29b98b.jpeg

E essa é a controladora

WhatsAppImage2024-04-22at17_00_45.thumb.jpeg.eec414fa9d92c9f753b63d0f0d7fd268.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não veio um folheto junto com o WC mostrando como é a instalação?

 

A principio é, os cabos auxiliares são "splitter" (divisores) para expandir os conectores PWM e ARGB da placa-mãe (ou controladora) de forma a ligar neles vários conectores do fans, da bomba, dos LEDs dos fans.

 

Se o WC for 240mm - você não informou; tem para ligar:

 

2 cabos PWM dos fans do radiador - liga estes cabos no cabo Y que acompanha e liga a ponta do cabo Y no conector CPU_FAN da placa-mãe.

2 cabos ARGB (5v)  dos LEDs dos fans do radiador. Precisa ligar na controladora, porém o conector não é compatível com o conector de 6 pinos dela.*

 

1 cabo de alimentação da bomba - padrão PWM, mas só com 3 pinos - liga esse cabo no conector CHA_FAN da placa-mãe.

1 cabo de alimentação do display da bomba - pode ser o cabo com o conector SATA para ligar na fonte, mas se não tiver folheto de instalação, consulte o fabricante.

1 cabo USB que recebera a informação de temperatura do programa rodando no Windows para exibir no display da bomba - que já ligou.

 

* Existe um cabo adaptador "6 pinos para ARGB" que permite ligar o conector convencional ARGB (5v) - 3 pinos com falha [o oo] no conector de 6 pinos destas controladoras "custo/beneficio fake".

 

Caso vá comprar mais fans para o gabinete lembre-se que precisará ser com conector de 6 pinos, tipo que só tem em fan barato, de baixa qualidade - baixo CFM e pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!